Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Nada de longa

Icumam lança 12ª Goiânia Mostra Curtas e divulga programação

Evento será lançado na próxima terça (4) | 31.08.12 - 09:55 Icumam lança 12ª Goiânia Mostra Curtas e divulga programação Dia Estrelado é um dos filmes selecionados para o Goiânia Mostra Curtas (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia - Está marcado para a próxima terça-feira (4/9) o lançamento de um dos mais importantes festivais de curta-metragem do Brasil, o Goiânia Mostra Curtas (GMC), realizado pelo Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam) lança. A cerimônia será na Fnac do Shopping Flamboyant, às 18h30, quando também será divulgada a aprogramação do evento. Em seguida do anúncio, o DJ e artista plástico Mateus Dutra vai assumir as pickups para animar o happy hour do evento.

A 12ª Goiânia Mostra Curtas será realizada de 2 a 7 de outubro, no Teatro Goiânia. A abertura será no dia 2 de outubro, que terá ainda um pocket show do músico Thiago Pethit, uma das revelações da nova música popular brasileira.

Confira aqui a lista de filmes selecionados para o GMC.

Programação
Em 2012, a Goiânia Mostra Curtas reflete sobre a personalidade feminina nas imagens do Brasil atual, por meio da Curta Mostra Especial – Mulheres na Direção (14 curtas escolhidos pelos curadores Francisco Cesar Filho e Moema Müller) e demais atividades da programação – oficinas, seminário, palestra, encontros, debate, homenagens e mostras competitivas. "A programação deste ano fortalece o compromisso do Icumam e da Goiânia Mostra Curtas com a democratização do acesso, formação de plateia crítica e qualificação profissional para o audiovisual nacional. Especialmente este ano, colocamos em pauta ainda as novas perspectivas para a produção audiovisual regional, que será tema de um encontro com o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel", comemora Maria Abdalla, diretora geral do festival e presidente do Icumam.

A décima segunda edição da Goiânia Mostra Curtas reúne 86 filmes e vídeos de curta-metragem produzidos em 15 estados, de um universo de 845 produções inscritas. Com a curadoria de Abdalla, a Curta Mostra Brasil traz 45 produções. A produção audiovisual realizada fora das capitais ganha espaço na Curta Mostra Municípios, com 11 filmes selecionados pelo curador Marcelo Ribeiro. Na Curta Mostra Goiás, espaço para a veiculação de curtas-metragens goianos, foram 14 as produções escolhidas pelo curador Rodrigo Cássio, duas delas tendo sido classificadas para a Curta Mostra Brasil. Os curtas selecionados para a Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Municípios e Curta Mostra Brasil concorrem a prêmios de incentivo à produção concedidos por empresas da indústria cinematográfica que apoiam o festival

O festival também programa a 11ª Mostrinha, dedicada à formação de público infantil para o cinema nacional, com seis curtas-metragens e curadoria do professor André Barcelos; além da Curta Mostra Cinema nos Bairros, mostra itinerante que leva seis filmes para três bairros da capital goiana. Maria Abdalla também é a curadora desta categoria. Tanto a mostra infantil quanto a itinerante contam com júri popular para eleger o melhor filme, que leva o Troféu Icumam.

O projeto conta com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet, e Sesi – Conselho Nacional; e apoio da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Sebrae Goiás, Secretaria de Estado da Cultura do Governo de Goiás e Correios. O Icumam informa que continua buscando parceiros para a realização do projeto, para que se alcance um orçamento compatível com a magnitude do evento.

Serviço:
Lançamento da 12ª Goiânia Mostra Curtas:
Data: 4 de setembro de 2012 (terça-feira) – 18h30
Local: Fnac (Av. Jamel Cecílio, nº 3.300, Shopping Flamboyant)
Mais informações: (62) 3218-3779 e 3086-3779 / producaogmc@icumam.com.br

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351