Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Fomento cultural

Natura Musical divulga selecionados da segunda etapa de 2012

Ney Matogrosso também foi selecionado | 12.12.12 - 12:07 Natura Musical divulga selecionados da segunda etapa de 2012 Marcelo Jeneci terá segundo disco bancado pelo Natura Musical (Foto: divulgação)
Yuri Lopes

Goiânia - Uma das maiores iniciativas de fomento de projetos culturais, o Natura Musical acaba de anunciar os selecionados da segunda etapa deste ano, para trabalhos que serão executados em 2013. Ao todo, foram escolhidos 24 propostas de artistas consagrados e de artistas ainda desconhecidos do grande público.

Entre os maiores destaques do Natura Musical está a produção do segundo disco de Marcelo Jeneci. O cantor deve lançar o novo trabalho, que ainda não tem nome definido, em maio de 2013. Ney Matogrosso, Mestre Solano, Felipe Cordeiro, Siba entre outros vão receber incentivos para realizar os projetos musicais. O Natura Musical selecionou trabalhos de editais regionais na Bahia e no Pará.

Com sete anos de vida, a iniciativa da Natura já investiu R$ 59,5 milhões, dos quais 53% provenientes de recursos da própria marca de cosméticos e 47% captados através de leis de incentivo fiscal.

Confira abaixo a lista dos 24 projetos escolhidos para receberem apoio do Natura Musical

Edital Nacional - Segunda Fase

Mundo de Pixinguinha: Gravação do álbum “Mundo de Pixinguinha” e realização de três apresentações para seu lançamento. Neste projeto, o bandolinista Hamilton de Holanda reunirá consagrados nomes internacionais a serem divulgados para reverenciar a obra de Pixinguinha. Cada convidado gravará três faixas acompanhado do anfitrião brasileiro, além da última que será assinada coletivamente pelos artistas.

Marcelo Jeneci: Produção do disco “Doce loucura” (título provisório) e realização de 12 apresentações para seu lançamento. Neste projeto, o cantor e compositor paulistano estará acompanhado por Laura Lavieri (voz), Régis Damasceno (baixo), Gustavo Ruiz e Estevan Sinkovitz (guitarras), Richard Ribeiro (bateria) e Bruno Buarque (percussão). Com produção de Kassin, o disco terá participações especiais de artistas parceiros de Jeneci. Entre os nomes cogitados, figuram Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Vanessa da Mata e Zélia Duncan.

DJ Dolores: Lançamento em vinil e CD compilando parte da produção de trilhas sonoras do DJ Dolores. O projeto disponibilizará as composições para downloads gratuitos. No show de lançamento do CD, haverá palestra do artista sobre sua experiência de 15 anos na produção de trilhas sonoras para longa-metragens, teatro e dança. Destaque para a trilha composta para a exposição permanente do Instituto do Homem do Nordeste, em parceria com Naná Vasconcelos. Sua obra busca a fusão da cultura tradicional brasileira com gêneros da música contemporânea, explorando da rabeca de Mestre Salustiano ao beat eletrônico de computadores.

Siba: Turnê nacional de Avante, novo disco do cantor e compositor pernambucano Siba. A turnê levará o novo disco de Siba em companhia de sua nova banda, constituída por guitarra, tuba e bateria para uma circulação nacional. No início de 2012, Siba lançou o disco Avante, que entre outras indicações recebeu 4 estrelas da revista Rolling Stone. Seu último álbum ”Toda vez que eu dou um passo o mundo sai do lugar” foi indicado ao Grammy Latino.

Abayomy: Turnê da banda Abayomy Afrobeat Orquestra, para o lançamento do seu primeiro CD, que está produzido; o trabalho conta com participação de Tony Allen e BNegão. Serão três shows: São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Criada especialmente para a 1ª edição do FELA DAY - evento internacional de música que celebra o nascimento de Fela Kuti, reunindo 13 músicos liderados por Donatinho, filho do pianista João Donato, com produção do maestro André Abujamra e arte gráfica assinada pelo nigeriano Lemi Ghariokwu.

Ponto BR – Na Eira: Circulação de espetáculos e oficinas do coletivo Ponto br em oito capitais brasileiras. O grupo é formado por músicos contemporâneos e mestres da cultura tradicional. Mestre Humberto, do Bumba Boi de Maracanã; Mestre Walter, do Maracatu Estrela Brilhante do Recife; e Mestra Zezé de Iemanjá, da Casa Fanti Ashanti; dialogam com a paulistana Renata Amaral; o pernambucano Eder O Rocha; o suíço Thomas Rohrer e o maranhense Henrique Menezes. Cocos, Cirandas, Maracatus, Bois, Rojões, Carimbós são alguns gêneros que compõe o repertório do espetáculo.

A música das cachoeiras: Expedição de documentação das músicas e cantos dos festejos populares dos povos tradicionais da Amazônia ocidental para a criação de um livro-CD. A viagem será baseada nas viagens do etnógrafo alemão Theodor Koch-Grünberg ao alto rio Negro e à região do monte Roraima. O projeto registrará manifestações como o canto Parischéra e Oareba, dos Taulipang e Macuxi, assim como do Hedéha, Keédena e Uaixamá dos Yekuaná. Posteriormente, os cantos do ritual de máscaras dos Desana, Tikuna e Kobéu, dos tambores rituais, instrumentos de percussão e das flautas do canto de Yurupary do alto rio Negro.

Pantanais: Caravana cultural que busca levar a outros cantos do país a cultura dos dois pantanais - MS e MT. A caravana apresenta atrações musicais, danças folclóricas (Cururu e Siriri), palestras sobre preservação ambiental e ritmos regionais (chamamé, polca e rasqueado), confecção de redes pantaneiras e luthieria da viola de cocho.

Edital Regional Bahia

Ilê-Aiyê: Gravação do primeiro DVD do mais antigo bloco afro do carnaval baiano. As gravações registrarão um show na Concha Acústica do TCA, a Senzala do Barro Preto (sede do bloco), a Noite da Beleza Negra, concurso de beleza que resgata a autoestima dos negros valorizando a sua estética, além do Ilê Aiyê desfilando em seu bairro, o Curuzu, com a presença da comunidade.

Márcia Castro: Turnê do espetáculo “De Pés no Chão”, da cantora, com o repertório do álbum homônimo, lançado em março no Teatro Castro Alves. Esse CD foi o resultado do primeiro patrocínio do Natura Musical para Márcia Castro, quando ela foi selecionada pelo programa em 2011. Após o lançamento de seu segundo CD, ela ganhou ainda mais território dentro do novo cenário da música brasileira e continua sendo uma grande aposta para a Natura. Seu novo projeto viabiliza a turnê em sete importantes cidades do País.

Marcela Bellas: Gravação do 2º CD solo de Marcela Bellas e realização de quatro apresentações de lançamento, além da gravação de um videoclipe e da atualização de seu site. Após homenagear Caetano Veloso em “Será que Caetano vai gostar?”, seu álbum de estreia, a cantora prepara um novo trabalho com 10 músicas entre inéditas e novos arranjos para canções já conhecidas. Trafega por ritmos e universos urbanos.

Russo Passapusso: O músico integra projetos como BaianaSystem, Dubstereo e BembaTrio. Tem 10 anos de carreira e movimentada trajetória musical. Mistura ritmos e referências, compôs e cantou com diferentes grupos em importantes festivais no Brasil e pelo mundo. Lança aqui seu primeiro trabalho solo e um site em que todas as faixas produzidas para o CD estarão disponíveis para download de forma gratuita.

In-Edit: Consagrado festival espanhol de documentários musicais, vem sendo realizado em São Paulo, Rio de Janeiro e chegou a Salvador há dois anos. Conteúdo nacional e internacional inédito nos circuitos comerciais. Reúne importantes registros musicais de toda parte do mundo, servindo como importante forma de acesso à história da música no mundo, no Brasil e na Bahia. Com a participação do público, o festival escolhe o Melhor Documentário Musical do ano, que é convidado a participar do evento em Barcelona.

Edital Regional Pará

Sebastião Tapajós: Produção do CD e realização de três shows. No trabalho “Da Lapa ao Mascote”, o músico apresentará composições inéditas acompanhado por 11 instrumentistas santarenos e por 1 artista convidado (a definir), tendo como referência os bairros boêmios da Lapa, no Rio de Janeiro, e do Mascote, em Santarém.

Cabloco Muderno: Gravação do primeiro CD do Cabloco Muderno, a fim de divulgar os shows, oficinas, desfiles de rua do grupo. As cópias prensadas serão distribuídas à imprensa e também colocadas à venda durante os shows, além de em lojas de discos.

Juliana Sinimbú: UNA é o segundo projeto musical da cantora e compositora paraense. São temas frequentes nas composições de Sinimbú: a personalidade da mulher paraense e a mistura entre fé e misticismo que permeia as festividades de rua da cidade. Tudo isso recebe influência de ritmos brasileiros e latino-americanos que tocam o universo amazônico, como carimbó, guitarrada, arrocha, merengue, salsa, lundu, ijexá, samba de cacete, lambada e brega.

Natália Matos: Gravação, mixagem, masterização e prensagem de 10 faixas para a produção do primeiro disco da cantora. O trabalho se enquadra entre as produções de música popular brasileira e tem como influência a música produzida na região Norte. Traz um diálogo entre os ritmos tradicionais da Amazônia com referências modernas e universais.

Camila Honda: Gravação do CD de estreia da cantora paraense. A formação não convencional da banda base une músicos jovens, com vasta experiência no cenário da música paraense, ao pianista Paulo José Campos de Melo, enriquecendo a sonoridade ao mesmo tempo despojada e contemporânea deste CD.

Felipe Cordeiro: produção do segundo CD solo (e terceiro da carreira) do cantor e compositor Felipe Cordeiro
Balaio Sonoro: O álbum “Balaio Sonoro” fará uma coletânea de 12 músicas de Ronaldo Silva, fundador do Arraial da Pavulagem, gravadas e lançadas por outros intérpretes. Para seu lançamento, Ronaldo subirá ao palco do Teatro Margarida Schivazappa acompanhado de artistas convidados.

Mestre Solano: Gravação de um álbum em comemoração aos 60 anos de carreira do músico, com sucessos da década de 80, além de canções inéditas. O projeto prevê também a produção de um site que disponibilizará ao público toda a obra do artista para pesquisa e audição.

Edital Nacional - Primeira fase

Ney Matogrosso: Circulação de novo show por seis capitais brasileiras (Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Salvador) e gravação de novo CD com o mesmo repertório. O performático artista, que comemora 40 anos de carreira, incorporará uma feição pop/rock a canções clássicas e novas de compositores como Chico Buarque, Criolo, Vitor Ramil, Pedro Luis e Ben Gil. A banda que o acompanhará contará com músicos como Marcos Suzano, Artur Maia e Davi Moraes. A direção do espetáculo é do próprio Ney Matogrosso. Trata-se do retorno do artista ao universo pop, após uma turnê mais intimista.

Lurdez da Luz: Realização de turnê com oito apresentações da rapper paulista em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Belém. A artista, que tem três álbuns lançados como integrante do Mamelo Sound System e um álbum solo, lançado em 2010, subirá aos palcos acompanhada de Alexandre Basa e do DJ Jeff Bass, além de músicos convidados. A direção artística da turnê é assinada pela própria Lurdez.

Grupo Uirapuru – Orquestra de Barro: Realização de duas apresentações do espetáculo “Orquestra de Barro, do Grupo Uirapuru” no Rio de Janeiro e gravação de DVD contendo o registro dessas apresentações e um documentário sobre a viagem dos jovens músicos partindo de uma pequena cidade a 100 km de Fortaleza para se apresentarem na capital fluminense.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351