Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Os escolhidos

Júri do Fica 2013 seleciona filmes de 11 países

Festival será de 2 a 7 de julho | 22.05.13 - 12:27 Júri do Fica 2013 seleciona filmes de 11 países 'O Som ao Redor', de Kleber Mendonça, é um dos concorrentes na categoria longa-metragem do Fica 2013 (Foto: divulgação)
Yuri Lopes

Goiânia
- A Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) divulgou no final da manhã desta quarta-feira (22/5) em coletiva de imprensa, a lista dos filmes selecionados para a Mostra Competitiva da 15ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2013), que será realizado entre os dias 2 e 7 de julho, na Cidade de Goiás.
 
O júri do festival escolheu 25 produções divididas em longas-metragens (5), curtas-metragens (13) e séries de TV (2). As obras selecionadas são de onze países: Brasil (15); Itália (2); Estados Unidos, Espanha, França, Alemanha, Noruega e Israel com uma produção cada; e duas obras coproduzidas por Eslováquia/República Tcheca e França/Bélgica/Alemanha.
 
Da seleção brasileira de filmes ambientais, participam sete estados: São Paulo (5), Rio de Janeiro (3), Goiás (3), Pernambuco (3) e Minas Gerais (2). Entre as 25 obras selecionadas, estão 17 documentários, três obras de ficção, três de animação e duas séries de TV.
 
 
Processo de filtragem
O júri de seleção do Fica se reuniu entre abril e maio, no Cine Cultura, para avaliar os filmes inscritos no festival e definir quais entrariam para amostra competitiva.
 
O júri foi composto pelo professor e pesquisador do curso de Comunicação Social/Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Rodrigo Cássio (que atua como presidente nesta edição do evento); pelo fotógrafo, realizador audiovisual e professor Kim-Ir Sem Pires Leal; pelo artista e realizador audiovisual Thiago Lemos; pelo engenheiro agrônomo e empresário Roberto Magno; e pela professora e artista plástica Marly Mendanha.
 
Para definir os filmes que deveriam entrar para a mostra competitiva, os jurados foram orientados pelos critérios de adequação da obra aos pré-requisitos regulamentados pelo Festival; pertencimento da obra à categoria de “cinema ambiental” - no que esteve em discussão, permanentemente, a relação entre a forma e o conteúdo dos produtos avaliados; e o domínio da linguagem cinematográfica, a originalidade de sua aplicação, bem como a relevância das abordagens dos temas propostos.
 
 
Confira a lista dos filmes e vídeos selecionados para a Mostra Competitiva do Fica 2013
 
Categoria Longa-Metragem: 5 Filmes
 
1. EM BUSCA DE UM LUGAR COMUM (A Place to Take Away, BRASIL-RJ, 2012). Inscrição: 149.
Direção: Felippe Schultz Mussel. 80m. Documentário.
Anunciadas mundo afora como principal cenário das mazelas sociais brasileiras, as favelas cariocas se consolidaram como um dos pontos mais visitados no Rio de Janeiro, produzindo não só uma remodelação dos roteiros turísticos tradicionais, mas uma mudança nas memórias que os estrangeiros guardam da cidade.
Classificação Livre.
 
2. NO FUNDO NEM TUDO É MEMÓRIA (Deep Inside is not All Memory, BRASIL-MG, 2012). Inscrição: 146.
Direção: Carlos Segundo. 75m. Documentário.
O filme traz a história de um narrador-personagem que revela possuir um sonho, um sonho de infância, o sonho de construir uma cidade. A sua cidade. Em seu caminho, ele se depara com a cidade velha de Nova Ponte, que foi consumida pelas éguas para dar lugar ao lago de uma usina hidrelétrica.
Classificação Livre.
 
3. O SOM AO REDOR (Neighbouring Sounds, BRA-PE, 2012).
Direção: Kleber Mendonça Filho. 131m. Ficção. Inscrição: 145.
A vida numa rua de classe-média na zona sul do Recife toma rumo inesperado após a chegada de uma milícia que oferece a paz de espírito da segurança particular. A presença desses homens traz tranquilidade para alguns, e tensão para outros, numa comunidade que parece temer muita coisa.
Classificação Livre.
 
4. SERRA PELADA – A LENDA DA MONTANHA DE OURO (Serra Pelada: The Legend of the Golden Mountain, BRA-RJ, 2013).
Direção: Victor Lopes. 102m. Documentário. Inscrição: 282.
Na década de 1980, no coração da floresta amazônica, 115 mil homens extraíram 100 toneladas de ouro, carregando nas costas uma montanha de 150 metros de altura. Hoje, Serra Pelada se transformou num lago, cercado por miséria, disputas e lendas.
Classificação Livre.
 
5. ZEVEL TROV (Good Garbage, ISRAEL, 2012).
Direção: Ada Aushpiz e ShoshShlam. 91m. Documentário. Inscrição: 169.
Os depósitos de lixo nas colinas hebraicas servem aos assentamentos israelenses na área, e funcionam como fonte de subsistência para 200 famílias do entorno palestino.
Classificação Livre.
 
 
 
Categoria Média-Metragem: 5 Filmes
 
1. I MORTI DI ALOS (The Dead of Alos, ITÁLIA, 2011).
Direção: Daniele Atzeni. 31m. Documentário. Inscrição: 323.
AntonioGairo é o único sobrevivente do terrível desastre de 1964 que atingiu Alos, uma vila no centro da ilha de Sardenha, que agora é uma melancólica cidade. Assim que suas memórias vem à tona, ele conta a história da vida no vilarejo antes do fatídico evento.
Classificação Livre.

2. LOUCEIRAS (Louceiras, BRA-SP, 2013).
Direção: Tatiana Tofolli. 54m. Documentário. Inscrição: 369.
O documentário retrata o cotidiano das louceiras da aldeia Kariri-Xocó, em Porto Real do Colégio, Alagoas, e mostra a tradição de confeccionar utensílios de barros, os costumes e os ritos da etnia que vive à margem esquerda do Rio São Francisco.
Classificação Livre.
 
3. ORTOBELLO – PRIMO CONCORSO DI BELLEZA PER ORTI (Ortobello – the first beauty contest for vegetable garden, ITÁLIA, 2012).
Direção: Marco Landini e GianlucaMarcon. 32m. Documentário. Inscrição: 162.
No centro social para a terceira idade Casa delGufoé chegada a época do troféu Ortobello, a primeira competição de beleza entre hortas de vegetais.
Classificação Livre.
 
4. REN ZAO KONG JIAN (Man Made Place, ALEMANHA, 2012).
Direção: Yu-ShenSu. 53m. Documentário. Inscrição: 075.
O documentário Man MadePlace mostra, por meio de imagens impressionantes, como duas certas cidades – e as relações entre oshabitantes delas – estão se desenvolvendo na China em tempos de crescimento urbano.
ClassificaçãoLivre.
 
5. WIND OF CHANGE (Wind of Change, NORUEGA, 2012).
Direção: Julia Dahr. 40m. Documentário. Inscrição: 126.
O filme é um forte documento sobre como as transformações climáticas estão afetando uma família rural do Quênia. Por gerações, os Kisilu foram independentes, cultivando sua própria comida e fazendo o seu próprio dinheiro. Mas quando chegam os efeitos mais aparentes das transformações climáticas, a família já não pode depositar sua confiança nas chuvas.
Classificação Livre.
 
 
 
Categoria Curta-Metragem: 13 Filmes
 
1. A GALINHA QUE BURLOU O SISTEMA (Tastes like chicken?, BRA-SP, 2012).
Direção: Quico Meirelles. 15m. Ficção. Inscrição: 038.
Numa granja industrial, uma galinha tem uma visão: toma consciência da engrenagem que rege a sua vida e determina o seu destino. Mesmoenclausurada entre milhões de galinhas que não compartilham de sua angústia, ela acredita que a vida pode ser diferente.
Classificação 14 anos.
 
2. A ONDA TRAZ O VENTO LEVA (Ebband Flow, BRA-PE, 2012).
Direção: Gabriel Mascaro. 28m. Documentário. Inscrição: 066.
Rodrigo é surdo e trabalha numa equipadora instalando som em carros. O filme é uma jornada sensorial sobre um cotidiano marcado por ruídos, vibrações, incomunicabilidade, ambiguidade e dúvidas.
Classificação 14 anos.
 
3. BOIÚNA (Boiúna, BRA-GO, 2012).
Direção: Maurélio Toscano. 13m. Documentário. Inscrição: 398.
Boiúna, o “olho d’água” mágico. Uma nascente situada em matas próximas às margens do Rio Paraná do Ramos, no município de Boa Vista do Ramos (AM), não é apenas fonte de água, mas também de lendas e mitos locais.
Classificação Livre.

4. CARBON FOR WATER (Carbon for Water, EUA, 2011).
Direção: Evan Abramson e Carmen Elsa Lopez. 23m. Documentário. Inscrição: 231.
Ao amanhecer, Anzelma, de nove anos de idade, caminha longamente em busca de lenha. Sem acesso à água potável, noventa por cento da população de uma Província que já foi densamente florestada no Oeste do Quênia precisa derrubar árvores para ferver água e torná-la apta ao consumo. Para mudar essa situação, uma companhia financiou a distribuição e manutenção de 900 mil filtros de água para as comunidades, baseando-se em “créditos de carbono”.
Classificação Livre.
 
5. DESTIMAÇÃO (Pet Bird, BRA-GO, 2012).
Direção: Ricardo de Podestá. 13m. Animação. Inscrição: 004.
Um papagaio é seduzido pelas belas imagens de uma caixa de luz e atrapalha a convivência mórbida do recinto.
Classificação Livre.

6. DONA ROMANA E O GRANDE EIXO DA TERRA (Idem, BRA-GO, 2011).
Direção: Paulo Rezende. 20m. Documentário. Inscrição: 474.
Um mergulho no universo fantástico de Dona Romana, com sua arte intrigante e cheia de mistérios, cujo fundamento é manter o equilíbrio do eixo da terra.
Classificação Livre.
 
7. LINEAR (Linear, BRA-SP, 2012).
Direção: Amir Admoni. 06m. Animação. Inscrição: 083.
A linha é um ponto que saiu caminhando.
Classificação Livre.
 
8. LIVING STILL LIFE (Idem, FRANÇA/BÉLGICA/ALEMANHA, 2012).
Direção: Bertrand Mandico. 15m. Ficção. Inscrição: 425.
Flèvre, uma mulher enigmática, coleta animais mortos na selva. Ela os devolve à vida por meio de filmes animados. Um dia, um homem chega para ver Fièvre: sua esposa está morta...
Classificação 10 anos.

9. PANDAS (Pandy, ESLOVÁQUIA/REP.TCHECA, 2013).
Direção: MatusVizar. 11m. Animação. Inscrição: 072.
O mundo está mudando rapidamente e os homens necessitam de mais e mais espaço sem necessariamente considerar as consequências. Pandas é posto no meio de um jogo em que os conceitos de comercialismo e puro entretenimento voyeurista são colocados ao lado de noções de preservação animal.
Classificação 14 anos.
 
10. SANà(Idem, BRA-MG, 2013).
No interior do Estado do Maranhão, um menino e suas buscas pela imensidão da paisagem.
Direção: Marcos Pimentel. 18m. Documentário. Inscrição: 186.
Classificação Livre.
 
11. SILÊNCIO (Silence, BRA-RJ, 2012).
Direção: Alberto Bellezia e Cid César Augusto. 14m. Documentário. Inscrição: 054.
João é conhecido como Silêncio. Ele mora numa caverna há 27 anos.
Classificação Livre.

12. SIMULACRUM PRAECIPITII – A VISÃO DO ABISMO (Simulacrum Praecipitti – The Vision of the Abyss, BRA-SP, 2013).
Direção: Humberto Bassanelli. 29m. Documentário. Inscrição: 123.
Alessio Ortu percorre os labirintos da vertiginosa Cracolândia de São Paulo fotografando de perto usuários de crack. Nos rostos degradados pela droga, Alessio quer enxergar seus monstros ou vestígios de humanidade.
Classificação 14 anos.
 
13. THE ONLY FLOWER (Idem, ESPANHA, 2012).
Direção: César Pérez Herranz. 06m. Documentário. Inscrição: 193.
Na nova China, não somente as plantas são feitas de plástico.
Classificação Livre.
 
 
Séries de TV: 2 Séries
 
1. EXPÉDITION GRAND RIFT (Great Rift Expedition, FRANÇA, 2012). Inscrição: 166.
CAPÍTULO SELECIONADO: Les Guerriers de laPluie. 52m.
Realização: Geoffroy de laTullaye e Loic de laTullaye.
Classificação Livre.

2. SOMOS UM SÓ (Idem, BRASIL-SP, 2011). Inscrição: 399.
CAPÍTULO SELECIONADO: O trabalho e o português gostoso. Direção: Evaldo Mocarzel. 52m.
Classificação Livre.
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351