Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Teatro

Goiânia em Cena começa com peça internacional

Atração chilena é o destaque do primeiro dia | 14.10.11 - 09:27 Goiânia em Cena começa com peça internacional Foto: divulgação
A Redação

O Goiânia em Cena completa uma década de vida e reúne, de 14 a 26 de outubro, mais de vinte espetáculos, entre grandes produções, peças intimistas, clássicos da dramaturgia e manifestações contemporâneas da arte em cena. Durante o festival, peças de teatro e dança vão ocupar a pauta de vários teatros e áreas públicas da capital. Na programação de estreia, nesta sexta-feira (14/10) a grande atração é grupo chileno Tryo Teatro Banda, que apresenta o espetáculo "Pedro De Valdívia, La gesta inconclusa", às 21 horas, no Teatro Goiânia Ouro.

Releitura
Antes da performance do grupo chileno, os goianos do Teatro que Roda apresentam o texto "Makunaima na Terra de Pindorama", também nesta sexta, às 18 horas, na rua 8, mais conhecida como Rua do Lazer, no Centro de Goiânia. O espetáculo de teatro tem entrada gratuita e retrata o desfile de um bloco de carnaval, que convida o público a seguir a história, se deslocando pelas ruas. Ainda na mata, Makunaíma conhece o amor e se encanta pela índia guerreira Ci, mãe do mato, que lhe dá de presente uma pedrinha da sorte. Após a morte da bela cunhã, sua pedrinha é roubada e Makunaíma, junto com seus irmãos Jiguê e Maanape, segue para a cidade atrás dela. No percurso, os irmãos vivem suas peripécias em um caminho que vai da aldeia até a metrópole.

Já com a peça do Tryo Teatro Banda, o público vai conhecer uma história que começa em 1541, quando Pedro de Valdívia fundou a cidade de Santiago del Nuevo Extremo e iniciou a conquista do resto do território do Chile, já habitado há milhares de anos, principalmente pelo povo mapuche. A resistência que este povo exerceu à conquista contrastava com a convicção dos espanhóis de que seu destino era dominá-los. Com um esforço titânico, Valdívia e seus homens conseguem se impor no Chile, mas precariamente e com um incômodo grau de dependência das autoridades espanholas no Peru.

Espetáculos
Na extensa programação do festival, destaque também para o sucesso de público e crítica da Cia Instável de Teatro, do Rio de Janeiro, que apresenta o espetáculo Clandestinos, no sábado (15), às 21 horas, no Teatro Madre Esperança Garrido. Há também outro grupo carioca que apresenta o grandioso musical É Com Esse Que Eu Vou..., concebido por Rosa Maria Araújo e Sergio Cabral; e o premiadíssimo Sua Incelença, Ricardo III, do Rio Grande do Norte, com o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare.

Além dessas peças, também chama a atenção do público o espetáculo espanhol Más o menos un dia, da Compañia Residente en Coslada, e uma cena lírica com as solistas sopranos Carmen Monarcha e Ângela Barra. Os ingressos variam de 15 a 40 reais. Em sua décima edição, o tema do Goiânia em Cena é a diversidade nas artes cênicas, o que orientou a curadoria na busca de espetáculos com diferentes características, do clássico ao contemporâneo, destinados a todos os públicos. Confira a programação completa aqui.

Serviço:
10º Goiânia em Cena
Data: de 14 a 26 de outubro

Espetáculos desta sexta-feira (14/10):
Makunaima na Terra de Pindorama -  Teatro que Roda/GO (Teatro de Rua, 50min, Livre)
Data e horário: 14/10, sexta, às 18h
Local: Rua 8 - Centro

Pedro De Valdívia, La gesta inconclusa - Tryo Teatro Banda/Chile (Teatro e Música, 75min, 12 anos)
Data e horário: 14/10, sexta, às 21h; 16/10, domingo, às 20h
Local: Teatro Goiânia Ouro


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351