Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Mini Winnie

Inglesa paga 60 mil libras para ter cadela clonada

Empresa sul-coreana realizou clone | 09.04.14 - 13:48 Inglesa paga 60 mil libras para ter cadela clonada (Fotos: reprodução/The Mirror)
 
Alexandre Parrode
 
Goiânia - O que você faria com cerca de 220 mil reais? Compraria um apartamento? Trocaria de carro? Investiria? Faria sua viagem dos sonhos? Que tal clonar seu cachorro de estimação moribundo? 
 
Pois foi exatamente isso que uma britânica de 29 anos fez. Após perceber que sua fiel cadela de estimação da raça Dachshund adoeceu, Rebecca, como é identificada na reportagem do jornal The Mirror, decidiu cloná-la e teve que desembolsar 60 mil libras esterlinas, cerca de R$ 220 mil .
 
"Nós britânicos temos uma relação muito próxima com nossos cachorros [...] Minha 'salsicha' é muito especial mas ela já tem 12 anos e não vai estar aqui para sempre. Meu namorado sempre brincava, 'nós temos que cloná-la'", contou ela ao jornal.
 
A inglesa leu um artigo de uma empresa sul-coreana que abriu competição para testes de clonagem de animais de estimação, entrou para a seleção e foi escolhida para ter sua amada "Winnie" reproduzida. 
 
Ela e o namorado viajaram a Seul, na Coreia do Sul, onde acompanharam o pedaço retirado da cadela Winnie ser transformado em um embrião, que foi implantado em uma cadela de "barriga de aluguel" da mesma raça.
 
No último 30 de março, Rebecca deu boas-vindas a "Mini Winnie" -  o mais novo clone de cachorro da história. A empresa de clonagem Sooam Biotech espera que milhares de outros britânicos sigam o exemplo da moça - mesmo com o preço salgado.
 

A Winnie original e seu clone, Mini Winnie: atitude é criticada por especialistas (foto: reprodução/The Mirror)
 
Polêmica
Apesar de serem idênticas, Winnie e Mini Winnie não são iguais, afirmou o cientista que clonou a ovelha Dolly, em 1996, ao The Mirror. Segundo Sir Ian Wilmut, a ação não passa de uma jogada de marketing.

"Os donos ficarão desapontados. Grande parte da personalidade do cachorro vem da criação que se é dada a ele. Se você tem que gastar 60 mil libras em um cachorro clonado, você vai, certamente, tratá-lo de uma maneira diferente. Eu sou definitivamente cético", enfatizou Wilmut.
 
Mas, para Rebecca, isso não faz a menor diferença: "Eu vi ela [Mini Winnie] nascer, elas são exatamente idênticas". A britânica foi ao Canal 4 da TV inglesa contar o caso da cadela clonada. 
 
“Winnie é a melhor salsicha do mundo inteiro. Eu estava desesperada para cloná-la porque o mundo seria um melhor lugar com mais Winnies nele", contou.
 
O desespero para ter sua Mini Winnie em casa logo é tanto que, após receber a notícia de que o clone deverá ficar em Seul por mais 6 meses até que mais testes sejam feitos e, então, o governo inglês aprove sua entrada no País, Rebecca afirmou que vai falar com o primeiro-ministro. "Eu vou mandar uma carta para o David Cameron para ver se ele pode abrir uma exceção para a Mini Winnie. Foi tão difícil deixá-la para trás. Ela é tão fofa", lamentou ela.
 
Para o porta-voz da Peta, ONG que luta pelos direitos dos animais, a atitude de Rebecca é equivocada. "Entendemos que as pessoas fantasiem em replicar seus amados animais de estimação, mas clonar apenas duplica o material genético", explica ele ao jornal.  
 
"Animais clonados vão desenvolver personalidades diferentes. Não há como ressuscitar animais, mas nós podemos dar a animais vivos uma chance de viver uma vida feliz. Todos os anos, milhares são sacrificados por falta de um lar", finaliza. 
 
Mas, para Rebecca, isso não tem muita importância. Segundo ela, "o que importa mesmo é que logo eu terei outra Winnie e a amarei da mesma maneira". 
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351