Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Em São Paulo e Nova York

Adriana Varejão abre exposição tons diferentes de pele do brasileiro

'Polvo' fica em São Paulo até 17 de maio | 15.04.14 - 11:57 Adriana Varejão abre exposição tons diferentes de pele do brasileiro Adriana Varejão abre exposição sobre vários tons de pele do brasileiro (Foto: Vicente de Melo)
Yuri Lopes

Goiânia
- A artista plástica Adriana Varejão buscou inspiração na pluralidade de definições dos tons de pele dos brasileiros para montar a exposição Polvo, que está aberta para visitação até 17 de maio, na Galeria Fortes Vilaça, em São Paulo.
 
No dia 24 de abril, a artista vai expor 12 dos 33 retratos na Lehmann Maupin Gallery, em Nova York.
 
Não é a primeira vez que Adriana aborda o tema da miscigenação em suas obras. O assunto já foi considerado pela artista em obras como “Ex-votos e peles” (de 1993) e “Testemunhas oculares x, y e z” (de 1997, quando apareceu retratada como moura, índia e chinesa).
 
Para Polvos, Adriana tomou por base o Censo de 1976, realizado pelo IBGE, e que continha a pergunta "Qual a cor da sua pele?". Foi a partir das 136 respostas diferentes dadas pelos entrevistados, que a artista resolveu fazer os auto-retratos, cada um com um tom diferente de pele.


Adriana Varejão em uma das telas da exposição Polvo (Foto: Vicente de Melo)
 
Para reproduzir os tons desejados, Adriana firmou parceria com a marca de tintas Óleo Nacional, que criou as 33 cores a pedido da artista. A exposição conta ainda com uma caixa de madeira com 33 bisnagas, em tiragem de 200 unidades.
 
Sobre a artista
Adriana Varejão é carioca e possui obras expostas nos acervos de museus como Guggenheim e o Tate Modern. A tela Parede com Inciso?es a? laFontanaversão II foi vendida por R$ 3 milhões, durante leilão na Christie's, em Londres. Este foi o maior valor pago por uma obra de um artista brasileiro vivo.
 
Serviço:
Galpão FortesVilaça: Rua James Holland, 71, São Paulo.
Até 17 de maio
 
Lehmann Maupin Gallery: 540 West 26th Street, Nova York.
De 24 de abril a 21 de junho

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 19.04.2014 22:26 Vera Jereissati

    A exposição será aberta ao publico já no dia 24? Agradeço a informação Vera

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351