Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

'Hoje Eu Quero Voltar Sozinho'

"Ter personagens gays nos meus filmes é só um detalhe", diz Daniel Ribeiro

Diretor falou sobre estratégias de lançamento | 22.04.14 - 10:50 "Ter personagens gays nos meus filmes é só um detalhe", diz Daniel Ribeiro Daniel Ribeiro diz que ter personagens gays em seus filmes é um mero detalhe (Foto: reprodução/Avianca)
Yuri Lopes

Goiânia
- Um filme nacional feito a partir de uma história que começou em um curta-metragem, lançado no Festival de Berlim, premiado neste festival e que gerou muita expectativa em muita gente conseguiria deixar seu diretor ansioso e curioso quanto ao lançamento no Brasil? A resposta é sim, de acordo com Daniel Ribeiro, o responsável por dirigir Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, que estreia em Goiânia na próxima quinta-feira (24).
 
Confira os dois curtas de Daniel Ribeiro no final da matéria.
 
Em entrevista ao jornal A Redação, Daniel contou que essa expectativa, esse auê criado em torno do filme foi um pouco tenso, mas nada que chegasse a intimidar ou a tirar o sono do diretor. "A gente tinha esperança, sabia que tinha uma galera ansiosa pra ver o filme, por conta do sucesso que o curta [Eu Não Quero Voltar Sozinho, de 2010] fez no YouTube. Porém, a gente não sabia se esse público ia sair da internet e ir para o cinema", comenta Daniel.
 
E quem não assistiu ao curta, vai estranhar? Será possível entender mesmo assim? Sim para as duas perguntas. Segundo Daniel, a história do menino cego que descobre a beleza do amor quando conhece um aluno  novato da escola já nasceu para o cinema, mas não deu certo de contá-la inicialmente na telona, daí o jeito foi fazer menor, mais curto. "Eu já pensei na história para ser um longa. Após dois, três anos, eu fui desenvolvendo os conflitos dos personagens do curta", explica o também diretor de Café com Leite.
 
Mero detalhe
A estreia de Daniel como diretor foi com o curta Café com Leite (2007), que conta a história de Danilo, um rapaz que planejava morar com o namorado, mas precisa rever seus planos por conta da morte dos pais. No segundo curta, Eu Não Quero Voltar Sozinho (2010), os personagens principais também são homossexuais. Coincidência? Não. Segundo Daniel, a escolha de criar personagens gays se dá por ser uma vontade de representar aquilo que faz parte da própria realidade, daquilo que ele conhece bem.
 
"No Café com Leite a questão da sexualidade dos protagonistas é só um detalhe. Gosto de retratar gays porque sou gay. Vou continuar fazendo filmes com gays. Ninguém questiona o fato de Walter Salles ou Fernando Meirelles só fazerem filmes com personagens héteros.", explica ele.
 
Mudança de planos
Pensada inicialmente para 29 de março, a estreia do filme nos cinemas brasileiros foi alterada para 11 de abril, quando entrou em cartaz em 33 salas. A partir desta quinta, quando chega a Goiânia, o filme poderá ser visto em 56 salas.
 
Daniel Ribeiro conta que a ideia de trocar a data foi uma estratégia pensada pela equipe do filme, com o intuito de não competir de cara com as estreias de blockbusters como Capitão América, Noé e Rio 2. "Para um filme pequeno como o nosso, sem aval de Globo Filmes, por exemplo, competir com esses gigantes era complicado. E não falo só de lutar por público, mas lutar por salas", diz Daniel.
 
Questionado sobre qual seria sua maior ambição com o filme, Daniel responde que era conseguir chegar ao grande público. "Queria comunicar com o jovem, e fiz o filme pro meu eu de 16 anos. Eu queria ter visto um filme como esse quando eu tinha essa idade", conta o diretor. Daniel diz que o jovem de hoje em dia não tem tanta oferta de obras onde ele se sinta reconhecido.
 
A escolha por contar histórias através do recurso audiovisual, e não por um livro, por exemplo, se deu pela preferência pelo estilo. "Quando eu fiz cinema na USP era gostar demais da forma como o audiovisual comunica. Eu acho que um filme é capaz de se comunicar com muito mais pessoas", declara.
 
Café com Leite (2007)
 
 

Eu Não Quero Voltar Sozinho (2010)

 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351