Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Festival de Cinema

Mostra ABD traz temas atuais na 16ª edição do Fica, na cidade de Goiás

Filmes foram divididos em três categorias | 31.05.14 - 18:39

Lorena Lara

Cidade de Goiás - Coelho Nunes é um dos diretores que participam da Mostra ABD do 16º Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica) de 2014. Seu filme, 'O Pequeno Guto', traz a história de um assalto que acontece enquanto um garoto assiste seu programa de TV favorito. "É uma adaptação de um conto do Carlos Gerbase", conta Coelho.


"O pequeno Guto" (Foto: mandra.com.br)
 
Gerbase é um jornalista e cineasta brasileiro, que já foi parte do júri de edições anteriores do Fica. "O conto traz uma discussão entre a relação da mídia e a violência, e tudo acontece numa casa", explica o diretor do filme. 'O Pequeno Guto' entrou no terceiro programa da mostra, intitulado 'Dramaturgias'. Os outros dois programas são 'Ensaio e experimentação' e 'Personagens e seus espaços'.
 
Tatiana Leal também participa da Mostra ABD. Ela representa o Movimento do Vídeo Popular, que tem dois filmes exibidos neste ano. "Quando a Mãe Chora e o Filho Não vê", de 2010, filmado no Centro de Atendimento Sócio-Educativo (Casi), no Setor Vera Cruz 2, em Goiânia.
 
O filme acompanha uma mãe que atravessa a cidade para encontrar seu filho, privado de liberdade. O outro filme é 'Vale a pena?', também de 2010. O filme traz meninos do Centro de Internação de Adolescentes (Cia), também de Goiânia, questionando sua internação e dialogando sobre drogas e atos infracionais.
 
"O Movimento do Vídeo Popular tem uma característica que é trazer temas atuais", explica Tatiana. "Exibir esses filmes aqui no Fica dá visibilidade aos assuntos, ainda mais em tempos de discussão da maioridade penal, legalização das drogas e internação compulsória", conta. "Acho que os filmes servem como instrumento que ajuda a pensar e debater assuntos que são urgentes", ressalta.
 
Cleusmar Machado também compete na Mostra ABD. Seu filme, 'Eu Kalunga', acompanha o seu retorno à zona rural de Cavalcante, interior de Goiás, após 13 anos afastado. Ele volta em busca de sua origem étnica. "Quando falo desse filme fico emocionado. Fiquei 13 anos sem ir à minha terra natal e voltei. Esse filme conta essa história", explica Cleusmar.
 
A premiação do 16º Fica ocorre no próximo domingo (1/6), às 17 horas. Serão distribuídos R$ 215 mil reais em prêmios, distribuídos entre 8 troféus diferentes - melhor obra, melhor longa-metragem, melhor média-metragem, melhor curta-metragem, melhor filme goiano, segundo melhor filme goiano, melhor série ambiental para televisão e melhor filme escolhido pelo júri popular.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351