Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Ocupação pela arte

Projeto MUdA abre seleção para residência artística

Casa na Rua 20 será ocupada por artistas | 14.10.14 - 11:42 Projeto MUdA abre seleção para residência artística (Foto: divulgação)
A Redação
 
Goiânia
- A Academia Goiana de Letras (AGL) cedeu uma casa na Rua 20, no Centro de Goiânia, para que, a partir do dia 20 de outubro, para ocupação temporária de artistas. O imóvel será demolido em breve para a construção de uma nova AGL.
 
“Essa ocupação artística efêmera será uma sobrevida à casa com um trabalho site-specific”, explicam Daniela Fiuza e Sophia Pinheiro, da Hábil Produção, realizadoras da iniciativa.
 
A residência artística é o ponto de partida do MUdA, um projeto-ação colaborativo com a sociedade que busca valorizar a arte urbana pública e também quem a faz - o artista - fomentando sua formação e produção, para dar novas possibilidades aos espaços da cidade de Goiânia. É totalmente gratuito e será realizado nos meses de outubro e novembro em Goiânia com incentivo do Fundo Estadual de Cultura.
 
Em sua primeira edição, o MUdA privilegia o debate sobre a arte urbana e o intercâmbio entre os artistas locais residentes, curadores e outros artistas que ministrarão vivências e oficinas. Destacando-se pela prática ainda inusitada na cidade de Goiânia a residência resultará em produções de forma conjunta, fomentando conhecimento e a realização de uma exposição coletiva que será aberta no fim deste mês.


Os curadores Haroldo Paranhos e Eduardo Saretta (Foto: Jonaya de Castro)
 
Cinco artistas serão selecionados entre os dias 13 e 17 de outubro via processo de seleção, a partir da curadoria de Eduardo Saretta e Haroldo Paranhos, artistas integrantes do Coletivo Rua, de São Paulo.
 
O processo de residência artística também poderá ser visitado pelo público em geral. Este acompanhamento do trabalho work in progress dos artistas, visa a democratização do acesso à residência artística pelo público e por outros artistas que podem conferir de maneira em loco o processo de trabalho que estará sendo executado pelos artistas residentes.
 
Após 10 dias de residência artística, imersos entre leituras de portfolio, bate-papos, trocas de referências artísticas, orientação para desenvolvimento de linguagens e carreira, experimentações de técnicas, oficinas e vivência com o espaço da casa e com o bairro central, o resultado do processo poderá ser visto através de uma exposição coletiva, aberta posteriormente para visitação por 15 dias com um calendário de atividades gratuitas e abertas ao público.
 
Para se inscrever na seleção da residência artística do MUdA, os interessados podem acessar o link: www.mudaocupa.com
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351