Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Cidade Gráfica

São Paulo recebe exposição sobre design gráfico na paisagem urbana

Mostra está no Itaú Cultural | 25.11.14 - 10:53 São Paulo recebe exposição sobre design gráfico na paisagem urbana Colchão que integra a mostra Cidade Gráfica, no Itaú Cultural de São Paulo (Foto: divulgação)
Yuri Lopes
 
Goiânia
– A mostra Cidade Gráfica, aberta ao público no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo, exibe materiais que mesclam o design gráfico e as paisagens urbanas. O evento tem curadoria de Celso Longo, Daniel Trench e Elaine Ramos, a exposição reúne livros, cartazes, fontes, pesquisas acadêmicas e obras na fronteira entre design e artes visuais.

 
Na quarta-feira (26), será realizado um debate sobre a temática da mostra, com participação dos curadores e do designer João de Souza Leite.
 

Os trabalhos expostos foram selecionados de dois modos. Em um primeiro momento, os curadores investigaram a produção no campo do design gráfico em viagens a capitais brasileiras e por contatos com suas redes. Em seguida, foi realizada uma chamada aberta de projetos, para conseguir um mapeamento mais abrangente.
 
Serviço:
Cidade Gráfica
Até 4 de janeiro de 2015
Terça a sexta 9h às 20h [permanência até as 20h30]
Sábado, domingo e feriado 11h às 20h
Piso 1 e -1
Classificação: livre para todos os públicos
Entrada gratuita
 
Conheça abaixo os artistas que têm trabalhos expostos na mostra:
 
Andrés Sandoval
 
Andrés Sandoval é artista gráfico. Formado em arquitetura, desde 2006 ilustra a seção Esquina da revista Piauí. Também cria estampas para marcas como L’Occitane, Coca-Cola, Melissa e Neon. Seus desenhos foram publicados pelas editoras Companhia das Letras, Cosac Naify e Planeta Tangerina e pela revista The New Yorker, entre outras.
 
Angela Detanico e Rafael Lain
 
A linguista Angela Detanico e o tipógrafo Rafael Lain, ambos de Caxias do Sul (RS), trabalham com temas relacionados a escrita, leitura e tradução. Suas criações abordam a representação do tempo e do espaço, cruzando poesia, som e imagem. Os artistas vivem em Paris e têm obras traduzidas para diferentes idiomas e expostas em diversos países, como Portugal e Japão. Em 2004, receberam o Prêmio Nam June Paik e representaram o Brasil na Bienal de Veneza em 2007.
 
Augusto Sampaio
 
Artista plástico e educador, Augusto é formado em arquitetura e pós-graduado em cinema, vídeo e fotografia. Participa de exposições no Brasil e no exterior e realiza interferências urbanas e projetos colaborativos em diversas cidades brasileiras. Ministra oficinas de artes visuais e, desde 2008, orienta as atividades da Ação Educativa Extramuros da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
 
Bruna Canepa e Ciro Miguel
 
Bruna e Ciro são jovens arquitetos e fundaram o estúdio Miniatura em 2011. A dupla participou de exposições individuais no Studio-X Rio (Columbia University), no Rio de Janeiro, e na Galeria Aurora, em São Paulo. Miniatura foi selecionado para participar da X Bienal de Arquitetura de São Paulo e do OfficeUS, na Bienal de Arquitetura de Veneza. Eles contribuem frequentemente para publicações sobre arquitetura no Brasil e no exterior.
 
Cao Guimarães
 
Cao Guimarães é cineasta e artista plástico. Suas obras estão expostas em coleções prestigiadas, como Tate Modern (Reino Unido), MoMA (EUA), Museu Guggenheim (EUA), Fondation Cartier (França), Colección Jumex (México), Inhotim (Brasil) e Museu Thyssen-Bornemisza (Espanha). Participou de importantes exposições no Brasil e no exterior e realizou nove longas-metragens selecionados para festivais internacionais como Cannes, Locarno, Sundance, Veneza, Berlim e Roterdã.
 
Coletivo Garapa
 
Fundado em 2008 pelos jornalistas e fotógrafos Leo Caobelli, Paulo Fehlauer e Rodrigo Marcondes, Garapa é um espaço de criação coletiva que objetiva conceber e produzir narrativas visuais com múltiplos formatos. Utilizando a imagem e a linguagem documental como campos híbridos de atuação, o coletivo explora diferentes potencialidades na construção de narrativas e nos modos de produção e distribuição.
 
Coletivo Oitentaedois
 
Fundado em 2011, oitentaedois é um coletivo de arquitetos e designers recém-formados. Ao todo, são sete membros e um colaborador, com experiências em escritórios como Metro Arquitetos, Pascali Semerdjian Arquitetos, Pingado Sociedade Ilustrativa, Vicente Gil Arquitetura e Design, Fundação Bienal de São Paulo, Irmãos Campana, Nu Design e Tangerina Entretenimento.
 
Comum
 
Comum é artista urbano. Desenvolvendo pesquisas de linguagem com elementos como estêncil, lambe-lambe, pichação e rap, atua nas ruas de Belo Horizonte desde 2006. Suas obras dialogam com a realidade da cidade, buscando se posicionar de maneira crítica tanto na forma como no conteúdo.
 
Daniel Escobar
 
Graduado em artes visuais, Daniel pesquisa as paisagens do desejo criadas pelo consumo e pelo entretenimento e realiza a apropriação de objetos ou símbolos ordinários e cotidianos próprios ao mundo urbano. Participou de diversas exposições no Brasil e no exterior, conquistou bolsas e premiações de destaque e realizou exposição individual internacional na RH Gallery, em Nova York. Possui obras em acervos públicos e privados nacionais e internacionais.
 
Eduardo Foresti
 
Eduardo é formado em arquitetura e pós-graduado em design gráfico, com o que atua desde 1993. Trabalhou em escritórios de design e em agências de propaganda. Atualmente, desenvolve projetos no Foresti Design, seu próprio estúdio.
 
Damião Santana, Fátima Finizola e Solange Coutinho
 
Fátima, designer gráfica e pesquisadora, e Damião, designer da informação, são sócios no estúdio Corisco Design. Os dois desenvolvem o projeto colaborativo Crimes Tipográficos e são autores de diversos livros sobre design. Solange é designer, pesquisadora e professora do departamento de design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
 
Fernanda Goulart
 
Artista, designer e professora adjunta na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fernanda é formada em artes visuais, mestra em comunicação social e doutora em arquitetura e urbanismo. De sua trajetória artística, destacam-se a exposição individual Nada que Você Não Queira, na Galeria de Arte da Cemig, o vídeo Alugo-Me, no 15º Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil, e a obra Para Entender a Arte.
 
Fernanda Martins
 
Fernanda é designer gráfica desde 1978 e atua nas áreas de identidade visual, editorial e tipografia institucional. Formada em artes plásticas, cursou pós-graduação em design gráfico e tipografia, tem especialização em semiótica e cultura visual, é professora universitária e diretora da Mapinguari Design. Participa de comissões julgadoras de concursos, é conselheira da Associação dos Designers Gráficos (ADG Brasil) e autora do livro Bembo: Quando uma Parceria Dá Certo.
 
François Chastanet
 
François é arquiteto, designer gráfico e tipografista. É cofundador do estúdio TypoMorpho, em Bordéus (França). É professor de design gráfico e tipografia no departamento de design gráfico do Instituto Superior de Artes de Toulouse (ISDAT) e escreve sobre epigrafia contemporânea, com especial interesse em comunicação visual de culturas urbanas.
 
Frente 3 de Fevereiro
 
Frente 3 de Fevereiro é um grupo transdisciplinar de pesquisa e ação direta sobre o racismo na sociedade brasileira. Cria novas leituras e realiza ações diretas acerca dos dados que envolvem as questões raciais. Associa o legado artístico de gerações que pensaram maneiras de interagir com o espaço urbano à luta e resistência históricas da cultura afro-brasileira.
 
GIA (Grupo de Interferência Ambiental)
 
Grupo formado por artistas visuais, designers, arte-educadores e músicos que têm em comum, além da amizade, a admiração pelas linguagens artísticas contemporâneas e suas pluralidades, especificamente no que diz respeito à arte e ao espaço público. Suas práticas têm como fonte a arte conceitual e algumas características de seus trabalhos gráficos são a aleatoriedade e o humor.
 
Gilberto Tomé
 
Artista visual, Gilberto é formado em arquitetura e urbanismo. Trabalhou na Oficina das Artes do Livro, dirigida pelo artista plástico Otávio Roth, no ateliê de gravura do Sesc Pompeia, coordenado por Evandro Carlos Jardim e no Ateliê Amarelo, com Maria Bonomi. Participou da 4ª Bienal de Gravura de Santo André e de diversas exposições. Atualmente, dedica-se à ilustração de livros.
 
Guilherme Luigi
 
Designer gráfico com mestrado em design de produto, a carreira de Guilherme tem como foco a área cultural. Participou da 10a bienal da Associação dos Designers Gráficos (ADG) e integrou a exposição El Millor Disseny de l’Any, em Barcelona (Espanha). Atualmente, desenvolve pesquisa sobre a paisagem gráfica pernambucana.
 
Guilherme Maranhão
 
Guilherme é bacharel em fotografia. Cria imagens sobre ciclos de vida, com suas imperfeições, ruídos, interferências e ocasionalidade. Sua pesquisa imagética busca alterações no processo de formação das imagens técnicas e subversões das ferramentas produzidas.
 
Gustavo Piqueira
 
À frente da Casa Rex, estúdio com bases em São Paulo e Londres, Gustavo é um dos mais premiados designers gráficos do país, com mais de 250 prêmios internacionais. Sua área de atuação abrange desde extensos projetos globais para marcas de consumo, projetos editoriais e experimentais até ilustrações para livros infantis e criação de famílias tipográficas. Publicou 14 livros de sua autoria.
 
Hélvio Romero
 
Formado em cinema, Hélvio é repórter fotográfico há mais de 25 anos, com passagens pelo Diário Popular, Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde. Realizou diversos trabalhos para agências de notícias e empresas. Paralelamente, dedica-se a um projeto de fotografia, arquitetura e urbanismo.
 
Josivan Rodrigues
 
Josivan é pernambucano, formou-se em design e atua como fotógrafo independente. Utiliza a linguagem fotográfica para estimular a reflexão sobre a cidade e o meio ambiente urbano. Seu trabalho está voltado para a documentação da paisagem construída e dos atores que participam desses espaços.
 
Lucia Mindlin Loeb
 
Lucia, formada em design gráfico, trabalha com fotografia desde 1991. Participou de exposições individuais e coletivas em importantes museus, galerias e centros culturais. Recebeu o Prêmio Estímulo de Fotografia da Secretaria do Estado de São Paulo em 1993 e foi indicada ao Prêmio Investidor Profissional de Arte (PIPA) em 2012, a mais relevante premiação brasileira sobre artes visuais.
 
Marcelo Drummond
 
Marcelo é artista gráfico, doutor em artes visuais e professor de artes gráficas da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É membro-fundador do Laboratório PIRACEMA de Design e pesquisador do Grupo GRAMMA − Ateliê, Reflexão e Memória das Artes Gráficas. Também participa do Núcleo de Estudos da Cultura do Impresso (Neci). Participou de várias exposições e mostras no Brasil e no exterior. Ganhou prêmios importantes, como Bienal Ibero-Americana e Jabuti.
 
Marcelo Zocchio e Mariana Bernd
 
Formada em desenho industrial, Mariana é professora e mestra em design e arquitetura. Tem clientes como Trip Editora, Cosac Naify, Cobogó e Sesc. Marcelo é engenheiro civil e atua com fotografia, design e marcenaria. Participa de exposições coletivas e individuais e possui obras em coleções públicas e particulares. É autor de dois livros e tem trabalhos de fotografia premiados.
 
Marina Camargo
 
Marina fez graduação e mestrado em artes visuais e trabalha com fotografia, desenho, vídeo e outras mídias. Tem como questão central de sua produção a representação do mundo deslocada de sua origem. Participou de exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, ganhou prêmios e recebeu bolsas para estudar fora do país. Recentemente, publicou o livro Como se Faz um Deserto, com base em pesquisa sobre os sertões do Brasil.
 
Mirella Marino
 
Mirella é artista plástica, participou de exposições coletivas e individuais no país e recebeu o Prêmio Estímulo CPFL pelo trabalho realizado no Museu de Arte de Ribeirão Preto (SP). Interessa-se pelas estruturas geométricas encontradas em seus trajetos pela cidade e incorpora essas imagens ao seu trabalho.
 
Opavivará!
 
Opavivará! é um coletivo de arte do Rio de Janeiro. Desde sua criação, em 2005, participa no panorama da arte contemporânea do Brasil. Sua proposta é realizar experiências poéticas coletivas interativas para gerar fluxos de arte e poesia e promover a desconstrução temporária das estruturas de poder.
 
Piseagrama
 
Piseagrama é uma plataforma editorial dedicada à investigação de espaços públicos existentes, urgentes e imaginários. Promove ações, projetos e encontros de interesse público, como o debate Ônibus sem Catraca, a discussão sobre transporte público Tarifa Zero e a coordenação editorial do livro Escavar o Futuro.
 
Poro
 
Poro é formado pela dupla de artistas Brígida Campbell e Marcelo Terça-Nada!. Desde 2002, atua com intervenções urbanas e ações efêmeras cujo objetivo é levantar questões sobre os problemas das cidades por meio de uma ocupação poética e crítica dos espaços.
 
Olivia Ferreira e Pedro Garavaglia (Estúdio Radiográfico)
 
Olivia e Pedro são fundadores do estúdio Radiográfico, escritório de design que atua em diversas áreas da comunicação visual. Entre seus clientes estão TV Globo, Conspiração, TV Zero, Futura e Esporte Interativo. Atualmente, desenvolve a segunda temporada de Tem Criança na Cozinha, do Gloob. Foi responsável pela comunicação visual dos premiados longas-metragens Educação Sentimental, de Júlio Bressane, e Exilados do Vulcão, de Paula Gaitán.
 
Renata Marquez e Wellington Cançado
 
Renata é doutora em geografia e professora de análise crítica da arte na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi curadora do Museu de Arte da Pampulha, onde organizou a coleção de livros do Projeto Arte Contemporânea. Wellington é arquiteto e professor de design e arquitetura na UFMG. Juntos, coorganizaram os livros Espaços Colaterais, Atlas Ambulante e Escavar o Futuro, entre outros. São editores da revista Piseagrama.
 
Ricardo Portilho
 
Ricardo é graduado em comunicação social e em desenho industrial e pós-graduado em design pelo Sandberg Instituut, em Amsterdã (Holanda). Desenvolve projetos que utilizam a linguagem do design gráfico em diferentes mídias e contextos. Pesquisa as interfaces entre o design gráfico e a arte contemporânea. Atua como professor e orientador acadêmico de projetos em design gráfico e artes visuais. É membro da diretoria da ADG Brasil.
 
Tania Grillo e Clara Meliande
 
Tania formou-se em design gráfico e tem mestrado em visual language of performance. Com interesse em narrativas visuais e no texto como linguagem e matéria gráfica, cria projetos que exploram esses elementos por diferentes meios, convidando o outro à participação. Atua na área de cultura e realiza projetos relacionados à prática e ao ensino do design.
 
Clara é formada em comunicação visual e tem mestrado em design, teoria e crítica. Pesquisa estratégias de projeto criadas para exposições e suas relações com as características específicas do conteúdo e do espaço. Participa de projetos coletivos multidisciplinares voltados para edição, educação, curadoria e crítica de design.
 
Thyago Nogueira
 
Thyago é fotógrafo e editor da revista ZUM, do Instituto Moreira Salles, onde dirige a área de fotografia contemporânea. É autor de quatro livros fotográficos independentes: São Francisco, Japão, EstéreoBrasília e Tietê. Fez a curadoria das exposições São Paulo (2014), de Mauro Restiffe, e Brasília, de Jorge Bodanzky. Coorganizou o livro Por trás Daquela Foto (Companhia das Letras) e é membro do conselho do Photobook Museum de Colônia (Alemanha).
 
Vitor Cesar Junior
 
As propostas do arquiteto Vitor procuram constituir noções de público por meio de dinâmicas da vida cotidiana com exposições, trabalhos gráficos, debates e outros formatos. Mestre em poéticas visuais, coorganizou o projeto Arte e Esfera Pública e trabalha no projeto Basemóvel. Realizou exposições no Brasil e no exterior, entre outros trabalhos.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351