Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Mais de 250 opções

Instituições francesas já recebem candidaturas para graduação e pós

Paris foi eleita melhor cidade para estudar | 19.12.14 - 09:56 Instituições francesas já recebem candidaturas para graduação e pós (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia
- Pela terceira vez consecutiva, Paris ficou com o primeiro lugar na pesquisa que define os melhores destinos para estudos no mundo. O estudo foi feito pela consultoria Quacquarelli Symonds e sua divulgação coincide com o início das inscrições para vagas em universidades francesas.
 
Atualmente, o governo francês oferece mais 190 programas de bolsas de estudos subsidiados, que dão aos estudantes estrangeiros os mesmos benefícios que um estudante francês (custos com moradia e alimentação, dependendo do caso).

O Campus France, agência responsável pela promoção dos estudos na França ao redor do mundo, possui uma plataforma online de candidatura conhecida como CEF (Centre pour les Études en France), que permite a realização do processo seletivo.
 
As candidaturas podem ser realizadas através da plataforma para:
 
- iniciar a graduação (Licence) em uma das 74 universidades públicas francesas;
 
- estudar em uma das 20 escolas de arquitetura francesas, para obter o diploma de arquiteto;
 
- iniciar um curso tecnológico (DUT) em um instituto universitário tecnológico conectado ao Campus France;
 
- ingressar no 2º ou 3º ano de "graduação" francesa (Licence 2 ou Licence 3) em instituições conectadas;
 
- ingressar no 1º ou 2º ano de "pós-graduação" francesa (Master 1 ou Master
2) em instituições conectadas ao Campus France.
 
Primeiro passo para Candidatura Individual: a escolha do curso na França
 
A primeira ação a ser feita para a candidatura é a busca pelo curso, considerando a área de atuação e o local onde se pretende estudar. Para isso, sugere-se uma consulta ao Catálogo das Formações, disponível na página inicial do site do Campus France Brasil.
 
É necessário também conhecer os pré-requisitos para a candidatura, bem como o nível de francês ou inglês exigido para a classificação e os detalhes do processo de seleção. Todas essas informações podem ser obtidas no site das universidades ou escolas francesas.
 
Datas e vagas para candidaturas 2015/2016
Todas as candidaturas via Campus France iniciaram em 1º de dezembro, já a data-limite de inscrição varia de acordo com o tipo de candidatura. Os estudantes podem seguir mais de um dos procedimentos de candidatura, no entanto, deverá respeitar a data-limite de inscrição mais curta. Para o primeiro ano da Licence e para escola de arquitetura, a data-limite é 15 de janeiro. Para os cursos tecnológicos, 16 de maio. Já para segundo e terceiro ano da Licence, ou para Master, o prazo é 25 de março.
 
Vale ressaltar que a orientação da candidatura destina-se, exclusivamente, aos estudantes, brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil e que desejam realizar candidaturas em uma universidade ou escola conectada ao Campus France. O número de vagas ofertadas varia conforme a disponibilidade e os critérios de cada instituição francesa de ensino, podendo mudar a cada ano.
 
Quais são as instituições vinculadas ao Campus France?
Atualmente cerca de 250 instituições de ensino, entre Universidades, Centros Universitários e Escolas de Educação superior de diversas regiões francesas que mantêm acordo com a plataforma online CEF do Campus France para o cadastramento integral ou parcial das candidaturas.
 
Caso a universidade ou escola pretendida não esteja na lista da agência, a candidatura deverá ser apresentada diretamente à instituição de ensino, sem intermédio da plataforma Campus France/CEF. Na ocasião, o ideal é entrar em contato diretamente com a instituição e verificar com o responsável pelo curso como proceder. Todavia, caso a pessoa seja aceita, após a recepção da carta de admissão da instituição será preciso que ela realize um procedimento junto ao Campus France, antes de solicitar o visto de estudante no consulado. Trata-se de uma etapa pré-consular, obrigatória antes do pedido de visto de estudante para a França.
 
Sobre o Campus France Brasil
O Campus France se tornou tradicional no país por viabilizar o estudo de brasileiros na França, principalmente por meio da divulgação de bolsas em mais de 190 programas. Desde 2011, a agência também é parceira do programa de bolsas do governo federal, o Ciência Sem Fronteiras. Anualmente, cerca de 5 mil brasileiros vão para a França, com a finalidade de estudos em diversas áreas de ensino.
 
O Campus France é vinculado aos Ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores e está presente em mais de 80 países. Foi implantado no Brasil em 1998 com o objetivo de promover o ensino superior francês e orientar os estudantes brasileiros em relação às possibilidades de estudos no país europeu. A agência é um canal privilegiado de comunicação entre os estudantes brasileiros e as instituições francesas de ensino superior e é responsável por uma das etapas do procedimento obrigatório para obtenção do visto de categoria estudante.
 
Serviço
Campus France Brasil
Local: Alameda Jaú, 120 – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3818-2888
Site: www.bresil.campusfrance.org

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351