Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Audiovisual

Inscrições para palestras do II Icumam Lab começam nesta terça-feira (3/2)

Palestras são gratuitas e têm vagas limitadas | 02.02.15 - 15:40 Inscrições para palestras do II Icumam Lab começam nesta terça-feira (3/2) (Foto: reprodução/ Icumam Lab)

Lorena Lara

Goiânia - O Icumam Lab - Laboratório de Fomento à Produção Audiovisual no Centro-Oeste chega à sua segunda edição no próximo mês de março. Realizado pelo Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam), o evento irá contar com ciclo de palestras aberto ao público e será realizado na Pousada Monjolo, em Nerópolis, a 30 km de Goiânia, entre os dias 2 e 8 de março.
 
A escolha do local, segundo a organização do evento, foi motivada por ser um "ambiente favorável à reflexão, desenvolvimento de ideias e interação entre participantes". Pioneiro no Centro-Oeste, o Icumam Lab foi realizado, pela primeira vez, em 2013, dentro das atividades da Goiânia Mostra Curtas.

A ordem dos palestrantes foi escolhida de modo a corresponder às etapas de uma produção audiovisual, começando por roteiro e direção, passando por produção e chegando, finalmente, à distribuição. Para cada uma, são oferecidas 60 vagas e os inscritos podem participar de mais de uma delas.

As inscrições para as palestras serão realizadas entre 3 a 19 de fevereiro, pelo endereço do InstitutoQuem não tiver se inscrito previamente também pode assistir as palestras, desde que as salas não estejam lotadas.

Hoje, o projeto tem apoio de leis de fomento ao audiovisual. Diretora do Instituto, Maria Abdalla explica que a ideia é contribuir para a formação dos profissionais locais. "O Icumam Lab funciona como um novo espaço de qualificação profissional, como uma consultoria que prepara o profissional em tudo, desde a planilha de produção e o roteiro até a venda do projeto e sua distribuição", explica.

"Além das atividades voltadas especificamenter aos projetos em desenvolvimento, as palestras garantem uma maior democratização do acesso às atividades do projeto. São um espaço para a troca de ideias e experiências, atuando como ferramenta de instrução e informação", explica Maria Abdalla.
 
Confira abaixo a programação das palestras:

Sexta-feira (6/3), às 15h30 - Roteiro e direção, com Ana Luiza Azevedo

Roteirista e diretora de cinema e televisão Ana Luiza é sócia-fundadora da Casa de Cinema de Porto Alegre. Atua na área desde 1984 e tem em seu currículo produções como O homem que copiava (2003), Meu tio matou um cara (2004), Ilha das Flores (1989), Decamerão (2009) e Doce de Mãe (2012/2013).

Sábado (7/3), às 15h - Produção, com Vânia Catani
 
Sua carreira começou no final da década de 1980, com o vídeo independente, ao lado de uma nova geração de realizadores que surgiu em Belo Horizonte. Com a retomada do cinema brasileiro, na década seguinte, ela se voltou para a produção cinematográfica. Em 2000, no Rio de Janeiro, fundou a Bananeira Filmes, produtora que desenvolve, produz e lança projetos reconhecidos no Brasil e no exterior, com filmes exibidos em 250 festivais de 40 países e mais de 140 prêmios.



 

Sábado (7/3), às 17h - Distribuição, com Sílvia Cruz
 
É a fundadora da Vitrine Filmes, empresa dedicada à distribuição de filmes majoritariamente brasileiros. Desde 2010 a Vitrine tem mais de 40 longa-metragens no catálogo. Entre eles, Hoje eu quero voltar sozinho, de Daniel Ribeiro, e O Som ao redor, de Kleber Mendonça Filho. Antes da Vitrine, Sílvia trabalhou com distribuição na Pandora Filmes e na Europa Filmes. Além disso, foi programadora do Cineclube Belas Artes e responsável pelo programa Vá ao Cinema.
 


 


Serviço
II Icuman Lab – Laboratório de Fomento à Produção Audiovisual no Centro-Oeste
Data: 2 a 8 de março (segunda-feira a domingo)
Local: Pousada Monjolo (Rodovia GO 433, km 2, Nerópolis (GO)
Inscrições para palestras: até 19/2, pelo site do Icumam
Informações: (62) 3218-3779, (62) 9972-7101, icumamlab@icumam.com.br
 

 
 
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351