Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Goiânia

Festival Fronteira chega à sua 2ª edição e já tem inscrições abertas

Evento será realizado em agosto | 17.03.15 - 18:05 Festival Fronteira chega à sua 2ª edição e já tem inscrições abertas (Foto: divulgação)

Lorena Lara

Goiânia - A segunda edição do Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental, o Festival Fronteira, já tem inscrições abertas. O evento, que nasceu da ideia de ousar pensar, ver e discutir o cinema de outras formas, recebe filmes de qualquer lugar do mundo em suas Mostras Competitivas.
 
Em 2014, a primeira edição recebeu 120 em 11 mostras diferentes, durante nove dias de evento. O sucesso garantiu que o projeto continuasse e, em 2015, o Fronteira será realizado entre os dias 20 e 29 de agosto, pela Barroca Produções Artísticas e Cinematográficas. 
 
O festival tem poucas limitações aos tipos de trabalho que podem se inscrever. Além de aceitar obras não finalizadas, as chamadas work-in-progress, os filmes também podem ser documentários e experimentais.

Desafiando limites
A ideia de gênero não interessa muito ao Fronteira. "Elegemos o documentário e o experimental como lugares da invenção, tradições do desvio, mas consideramos todo aquele filme que desafia os limites do gênero", explica uma das diretoras artísticas do festival, a cineasta Marcela Borela.
 
Para ela, o festival tem interesse em selecionar produções que se encaixem em duas perspectivas. A primeira é a da linguagem do cinema, que vai além do modelo tradicional da ficção e contação de estória.
 
"Nos interessa o que foge do modo de produção infustrial que tem a visão do filme como produto. São bem vindos projetos singulares que busquem novas invenções e relações com a imagem em movimento", explica.
 
A outra perspectiva que o Fronteira busca é de ordem político-ideológica. "Estamos interessados em filmes que abordem enfrentamentos às formas dominantes do capitalismo. Todas as formas de lutas sociais e resistência nos interessam", pontua Marcela.

Prêmios
No total, serão seis premiações para as melhores produções: três para longas-metragens e três para curtas-metragens. Os longa-metragens receberão troféus nas categorias melhor longa-metragem de acordo com júri popular e melhor longa-metragem de acordo com o júri oficial.
 
Os curta-metragens também serão premiados de acordo com as mesmas categorias - júri popular e júri oficial. Ainda, o júri oficial irá eleger as melhores produções de longas e curtas para o prêmio especial.
 
Como não distinção entre as obras nacionais e internacionais que participam das Mostras, os filmes brasileiros são favorecidos, porque ganham a chancela de vitória em um festival internacional.
 
Além da Mostra Competitiva, o Fronteira promove outras mostras epeciais, oficinas e residência. As inscrições ficam abertas até o próximo dia 8 de abril, e são realizadas exclusivamente pelo site do Festival.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351