Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Mercado editorial

Brasil é homenageado no Salão do Livro de Paris

Evento reconhece País como exportador cultural | 20.03.15 - 08:50 Brasil é homenageado no Salão do Livro de Paris (Foto: divulgação) 
Yuri Lopes
 
Goiânia
– A produção literária do Brasil e outros aspectos da cultura nacional serão homenageados na 35ª edição do Salão do Livro de Paris, que começa nesta sexta-feira, 20, e segue até o dia 23de março.
 
Esta será a segunda vez que o Brasil recebe homenagem no evento literário.
 
“Essa é uma oportunidade que valorizamos muito, uma vez que contribuímos fortemente para o fomento e a difusão da literatura brasileira no exterior, além de possibilitar um aumento nas vendas de títulos e direitos autorais na França, aquecendo o mercado editorial nacional”, comenta a diretora da Câmara Brasileira do Livro, Karine Pansa, que também é membro do comitê responsável pela participação do país no salão parisiense.

De acordo com dados do Syndicat National de L’Edition (SNE), entidade que representa as editoras francesas, em 2013, 12 títulos foram traduzidos do português, entre ensaios, literatura e literatura infanto-juvenil. “A participação de livros brasileiros na França ainda é tímida, mas vem crescendo ano a ano. Identificamos no Salão um potencial muito grande de impulsionar a presença dos títulos nacionais no país”, comenta Karine.

Autores brasileiros
O Brasil contará com uma comitiva de 43 autores, todos com livros traduzidos na França ou em negociações para isso. A escolha do grupo que representará o país no evento levou em consideração a abrangência de títulos literários, o equilíbrio entre autores novos e consagrados, a presença de diversas regiões brasileiras e a proporção entre homens e mulheres.

A lista traz nomes como Paulo Coelho, Fernanda Torres, Edney Silvestre, Nélida Piñon, Ana Maria Machado, Ana Miranda, Angela Lago, Marina Colasanti, Daniel Munduruku, João Anzanello Carrascoza, Antônio Torres, Fábio Moon, Sérgio Lobo, Marcello Quintanilla, entre muitos outros.

O Brasil terá um espaço de 500m2 no Salão do Livro de Paris, que se destacará entre os demais por sua cobertura, feita de papel, remetendo a um livro cujas páginas em branco serão iluminadas com diferentes cores, uma referência à diversidade do Brasil, o país de muitas vozes. O espaço contemplará uma área de negócios para os editores, um auditório para 60 pessoas, uma livraria de 200m2 com livros dos autores brasileiros e uma praça para eventos com até 20 pessoas.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351