Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Homenagem ao mestre

Documentário sobre Eduardo Coutinho é lançado em DVD

Filme também será exibido nos cinemas | 20.03.15 - 10:02 Documentário sobre Eduardo Coutinho é lançado em DVD (Foto: divulgação) 
Yuri Lopes
 
Goiânia
– O maior diretor de documentários do Brasil, Eduardo Coutinho, ganha homenagem no documentário Eduardo Coutinho, 07 de Outubro, que estreia em São Paulo na próxima quarta-feira (25/3), e no dia seguinte no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e Brasília.
 
Diretor de clássicos brasileiros como Cabra Marcado para Morrer, Edifício Master e Jogo de Cena. Em fevereiro de 2014 morreu, recebendo, inclusive, homenagem na premiação máxima do cinema, o Oscar.


Dirigido por Carlos Nader, o longa coloca Coutinho em frente às câmeras, não atrás, como sempre trabalhou. Nader utiliza o chamado método “coutiniano”, ou seja, liga a câmera e se preocupa apenas em entrevistar o documentarista. Além disso, reúne na empreitada a própria equipe de Coutinho, do eletricista à montadora.
 
O lançamento será marcado por um bate-papo após a exibição do filme, em 25 de março, com o diretor Nader.  A partir de 26 de março as salas Espaço Itaú de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e Brasília exibirão o filme. Já o DVD, que custa R$ 30, estará à venda a partir de 23 de março nas unidades do Sesc e pelo site do Sesc no link http://www.sescsp.org.br/livraria.
 
“Em 2013, pedimos que Carlos Nader dirigisse um documentário para homenagear um programa no qual o Sesc foi pioneiro no Brasil: o Trabalho Social com Idosos, que completava 10 anos. Nader, com uma câmera a postos e uma excelente ideia, pensou em fazer um documentário sobre o maior documentarista do Brasil. Claro que não tínhamos ideia que uma tragédia ocorreria com ele. Aos 80 anos, Coutinho era o melhor exemplo de uma velhice arguta, sem ser pessimista ou censor de novas tendências”, comenta Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo.
 
Para o diretor Nader, “Coutinho criou a partir de 1997 um cinema em que a única imagem é a de uma pessoa sentada à frente da câmera, falando. Esse movimento radical, de um essencialismo que a história possivelmente lembrará como similar ao suprematismo de Kazimir Malevich ou à Bossa Nova de João Gilberto, é o tema central do documentário”.
 
Serviço:
“Eduardo Coutinho, 7 de Outubro”
Espaço Itaú 1 – Rua Augusta, 1.475
Data: 25 de março
Horário: 20h, com bate-papo com Carlos Nader, João Moreira Salles e Danilo Santos de Miranda após a exibição.
Grátis – Retirada dos ingressos com uma hora de antecedência
Sujeito à lotação da sala
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351