Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Em São Paulo

Exposição apresenta lado projetista de Leonardo Da Vinci

Mostra fica em cartaz até 10 de maio | 21.03.15 - 16:53
Um dos destaques da mostra Leonardo Da Vinci: a Natureza da Invenção são as máquinas de voo (Foto: Tamna Waqued/Divulgação)


São PauloA exposição Leonardo da Vinci: a Natureza da Invenção reúne mais de 40 objetos produzidos a partir de desenhos e estudos de Leonardo Da Vinci. Os projetos foram feitos por pesquisadores e engenheiros, em 1952, para a celebração do quinto centenário de nascimento de Da Vinci (1452-1519) e já passaram pela França e Alemanha.
 
As peças são parte do acervo do Museo Nazionale della Scienza e della Tecnologia Leonardo Da Vinci, que fica em Milão e reúne a maior e mais antiga coleção de modelos e estudos históricos sobre o artista. O público pode conhecer a mostra no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso.
 
A exposição destaca o método de trabalho de Da Vinci e tem o objetivo de renovar a percepção das pessoas sobre sua atuação como engenheiro e pensador, além de apresentar a importância de seu legado no contexto histórico e social da época.
 
“A exposição revela o lado projetista do Leonardo Da Vinci, o lado que ele se engajou mais em desenvolver máquinas e estudar movimentos”, ressaltou Jarbas Galhardo, que promove as atividades culturais da Fiesp.
 
As pessoas podem conhecer de perto máquinas, desenhos, projetos e esboços do artista que pintou uma das mais famosas obras de arte do mundo, a Mona Lisa (1517). Entre os destaques, estão estudos sobre o automóvel, avião, submarino, bicicleta, tanque de guerra e mecanismos do relógio.
 
Com o objetivo de aproximar os visitantes de Da Vinci, a exposição foi dividida em sete partes temáticas, que representam os diversos campos de estudo e trabalhodo artista: Introdução; Transformar o movimento; Preparar a guerra; Desenhar a partir de organismos vivos; Imaginar o voo; Aprimorar a manufatura; e, por fim, Unificar o saber.
 
“Na sessão sobre a guerra tem, por exemplo, uma roupa de mergulho, que ele aprimorou a partir de projetos anteriores. [Feita] de couro, tem um equipamento para conseguir respirar embaixo d'água, submerso – que seria um modelo de escafandro que ele aprimorou”, contou Galhardo. Há ainda o protótipo de um carro de guerra, como um tanque, para o qual Da Vinci se inspirou no casco da tartaruga, por causa de sua resistência.
 
Outro destaque da mostra, são as máquinas de voo. “Temos máquinas que se assemelham a aviões e a planadores. Tem algumas que bateriam asas feito passarinhos ou morcegos. A estrutura da asa é baseada na morfologia dos pássaros”, explica. Um dos protótipos realiza o que equivaleria ao movimento do helicóptero, outro é um modelo de paraquedas. “São diversas tentativas que ele fez de conquistar o plano aéreo”.
 
A exposição fica em cartaz até 10 de maio, com entrada gratuita no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, localizado na avenida Paulista. (Agência Brasil)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351