Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Tradição

Cidade de Goiás prepara extensa programação para Semana Santa

Procissão do Fogaréu é o principal destaque | 24.03.15 - 14:47 Cidade de Goiás prepara extensa programação para Semana Santa (Foto: reprodução/stormfront.org)
A Redação

Goiânia - 
Com destaque para a Procissão do Fogaréu, a programação para a Semana Santa na cidade de Goiás é extensa. Começou na segunda-feira (23/3) a Semana das Dores, que tem Maria como sua figura principal, mas as celebrações religiosas já ocorrem desde 15 de março, com a Semana dos Passos, que remonta os passos de Jesus Cristo, da Morte à Ressurreição.

As duas semanas brindam o final do período da Quaresma, preparando a comunidade católica da antiga Vila Boa de Goiás para a celebração da Páscoa.
 
Com início no Domingo de Ramos, no dia 29, a Semana Santa tem como ponto alto a Procissão do Fogaréu, na noie da Quarta-Feira Santa, dia 1º de abril. As celebrações contam com a participação das crianças, que integram a Caminhada pela Paz e o Fogareuzinho.
 
A Procissão do Fogaréu, antiga tradição vilaboense, introduzida ainda no século XVIII e retomada pela população em 1965, encena a perseguição a Jesus por seus inimigos, antes de ser preso e crucificado. No formato atual, estes inimigos são representados por 40 farricocos, homens descalços, vestidos com túnicas e encapuzados, portando tochas acesas.
 
O trajeto começa e termina na frente da Igreja da Boa Morte, passando pela Igreja do Rosário e pela Igreja de São Francisco de Paula, tendo seu ritmo ditado pela fanfarra que, com diferentes tipos de toques, impõe a marcha dos farricocos. A procissão ocorre sempre à meia noite da Quarta-Feira Santa e é um dos símbolos que representa a cidade para os seus visitantes. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351