Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Aos 86 anos

Jornalista e escritor Hélio Pólvora morre em Salvador

Ele lutava contra um câncer de pulmão | 26.03.15 - 18:24
São Paulo - Morreu, na madrugada desta quinta-feira, 26, em Salvador, o jornalista e escritor Hélio Pólvora. Ele tinha 86 anos, lutava contra um câncer de pulmão desde o ano passado e não resistiu a uma parada cardiorrespiratória enquanto dormia, em casa. O corpo será cremado no fim da tarde, no Cemitério Jardim da Saudade, na capital baiana.

Baiano de Itabuna, no sul da Bahia, Pólvora iniciou a carreira literária quando morava no Rio, para onde se mudou no início da década de 1950. Seu primeiro livro publicado, a coletânea de contos Os Galos da Aurora, de 1958 (reeditado em 2002), sucesso de crítica e de público, inseriu o escritor no mercado nacional da literatura e da crítica literária. A prefeitura de Itabuna decretou luto oficial de três dias.

Na carreira, Pólvora, considerado um dos mais importantes contistas brasileiros, lançou 26 livros - a maioria de contos, mas também romances e críticas -, participou de dezenas de antologias e teve textos traduzidos para seis idiomas. Também foi colaborador de publicações como a revista Veja e os jornais Correio Braziliense e Jornal do Brasil, como cronista e crítico de obras literárias e de cinema.

O escritor voltou à Bahia no início da década de 1980 e fixou residência em Salvador em 1990. Em 1994, assumiu a cadeira 29 da Academia de Letras da Bahia (ALB) e, desde o início dos anos 2000, era colaborador do jornal baiano A Tarde, no qual era editorialista, e escrevia regularmente para o jornal O Estado de S.Paulo. A ALB decretou luto de três dias pela morte do escritor e cancelou a cerimônia de posse da nova diretoria, que estava prevista para esta quinta-feira - o evento será realizado no próximo dia 9.

"Hélio foi um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, uma glória para a literatura nacional, e uma grande figura humana", disse o presidente da academia baiana, Aramis Ribeiro Costa. "Era um intelectual brilhante, que se dedicou à família e à literatura até o último minuto." (Agência Estado)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351