Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Goiás

Subsecretarias de Educação vão incorporar pastas de Cultura nos municípios

Goiás possui 40 polos regionais | 14.04.15 - 15:52
Sarah Mohn

Goiânia – As 40 subsecretarias de Educação existentes no Estado de Goiás vão se transformar em pastas para gerir também as áreas de Cultura e Esporte dos municípios goianos. A mudança atende direcionamento da nova estrutura da recém criada Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce).

“Com a integração das pastas, a Cultura ganhou uma capilaridade grande através das subsecretarias. Hoje, são 40 polos regionais das subsecretarias de Educação, que passam a ser subsecretarias de cultura e esporte também. Isso não existia”, explica Raquel Teixeira, secretária de Estado da Educação, Cultura e Esporte.

Raquel informa que a iniciativa já foi iniciada em Goianésia, município localizado a 170 quilômetros da capital, e que será implantada em todo o Estado em breve. “Já começamos isso na prática com a subsecretaria de Goianésia. O prefeito esteve aqui (na Seduce) e já encarregou uma pessoa responsável da política cultural e da parceria entre Estado e prefeitura em Goianésia.”

Ela adianta que fará, no mês de maio, um curso de capacitação para os 40 subsecretários e que está prevista na programação, além das discussões sobre Educação, um dia para debate a respeito de políticas cultural e esportiva. “Para que os próprios subsecretários estejam também habilitados a entender o que vai acontecer nas pastas”, diz.

Demanda nos municípios
Raquel Teixeira antecipou ao jornal A Redação que entregará, nesta terça-feira (14/04), no Seminário Integração entre Governo e Municípios, que será realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, questionários aos 246 prefeitos de Goiás para levantar todas as atividades culturais que existem em cada um dos municípios. “Esse levantamento é importante, porque todos os 246 municípios estão vinculados de alguma forma a uma das 40 subsecretarias”, acredita.

Similarmente à parceria estabelecida entre Governo de Goiás e Prefeitura de Goiânia para gestão compartilhada do Teatro Goiânia e Vila Cultural, Raquel diz que pretende fazer um levantamento com cada prefeitura para definir como poderão ser fortalecidas parcerias.

Encontro no MinC
Um encontro entre o ministro da Cultura, Juca Ferreira, e a secretária Raquel Teixeira está agendado para o dia 4 de maio, em Brasília. Segundo Raquel, a audiência visa definir as parcerias entre governos federal e estadual.

“A integração das pastas levantou vários questionamentos. O primeiro deles, a respeito da perda de repasses financeiros do governo federal. Já estive com o ministro e tenho outra agenda marcada com ele para o dia 4 de maio, em que vamos levar uma séria de ações propostas. Não vamos perder nada do apoio federal. Ele garantiu que não haverá perda e na audiência de 4 de maio vamos discutir mais concretamente a manutenção ou expansão desse apoio”, atesta.

Campinas
A secretária Raquel Teixeira também antecipou ao AR que o bairro de Campinas, em Goiânia, será revitalizado com a construção de nova sede para o Centro Cultural Gustav Ritter, além de outros projetos a serem definidos. “Um dos compromissos é dinamizar bastante a área cultural em Campinas. Não só no Gustav Ritter, mas expandindo essa atuação. A política de incremento está sendo estudada”, afirma.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351