Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

No Cine Cultura

Goiânia recebe circuito de Cinema Chileno no Brasil

Confira a programação completa | 01.07.15 - 11:59 Goiânia recebe circuito de Cinema Chileno no Brasil (Foto: divulgação)
Yuri Lopes
 
Goiânia
– O Cine Cultura recebe até o próximo sábado a Muestra de Cine Chileno Nuevo, ciclo do Novo Cinema Chileno no Brasil. Realizado pelo Instituto Cervantes e pela Embaixada do Chile no Brasil, em parceria com o Cineclube Sinpro Goiás e Cineclube Imigração, o evento terá sessões exibidas sempre às 19 horas, com entrada gratuita.
 
Além de Goiânia, a mostra será apresentada em Brasília, Porto Alegre, São Paulo e São Sebastião.
 
Na Mostra será possível conferir documentários, como “El vas de los Inútiles”, de Edison Cájas, que centra sua visão no movimento estudantil que sacudiu esse país em 2011 e cujas derivações se expressam até hoje nas ruas, mediante a visão de um adolescente imerso nas manifestações e a de um ex-preso político da ditadura.
 
A programação da mostra traz documentários, filmes de ficção e longas e curtas-metragens que abordam o tema das minorias sexuais, a marginalização e a transexualidade, no contexto do mundo popular e da classe média chilena, com enfoques rupturistas que tendem a colocar em tensão os reflexos e reações tradicionais de uma sociedade frente aos desafios da pós-modernidade.
 
Juntamente com os longas será exibido um curta-metragem em cada função. E no lançamento do ciclo em cada cidade, o curador da mostra, o jovem cineasta Cristóbal Sobera, falará sobre os filmes em exibição e responderá às dúvidas e perguntas da plateia.
 
Confira a programação do Ciclo de Cinema Chileno em Goiânia
 
Quarta-feira – 1º de julho
De Jueves a Domingo - De Quinta a Domingo (2012). Diretora: Dominga Sotomayor. 94 minutos
Tudo começa numa quinta-feira, quando duas crianças saem de férias com seus pais e vão para o norte do Chile. E tudo termina em um domingo. Lucia (10) e Manuel (7) viajam junto com seus pais, Ana (35) e Fernando (38), por um final de semana longo. O casal decidiu separar-se, mas tinha planejado fazer esta viagem com seus filhos e por isso decide ir de qualquer jeito. Pouco a pouco, a viagem passa a ser a despedida final da família. Um longo percurso; a solidão da paisagem e a limitação do carro vão revelando a crise dos pais. Os meninos só querem chegar a uma praia, Fernando a um sítio que lhe deixou seu pai e Ana a um lugar que não existe, onde as coisas voltem a estar bem.
 
Quinta-feira – 2 de julho
 Soy Mucho Mejor que voh – Sou Muito Melhor que Você (2013). Diretor: José Manuel Ché Sandoval. 83 minutos
O filme é uma comédia urbana. Cristobal, 40 anos, é um empresário e pai de família que se sente humilhado quando sua mulher ganha uma bolsa de estudos em outro país e quer levar junto o marido e os filhos. Por isso ele decide abandonar a família e perambular por Santiago, capital do Chile, à procura de sexo. Mas o que ele encontra é uma noite patética e cheia de fracassos até que chega o momento em que tem que decidir entre sua família e seu ego.
 
Sexta-feira, 3 de julho
Aquí Estoy, Aquí no – Aquí Estou, Aquí não - (2011). Diretora: Elisa Eliash. 96 minutos
Ao ver seu melhor amigo morrer, o jornalista Ramiro Hidalgo é contratado para escrever a biografia não autorizada de Ana Patricia Ahumada Jones, uma lenda do rock chileno. A investigação leva o jornalista a se conhecer intimamente, mas será que Ramiro conta toda a verdade? O filme foi inspirado livremente em “Um Corpo que cai”, de Alfred Hitchcock.
 
Sábado, 4 de julho
1 - Titanes (Edison Cájas). 2011. 23 minutos
2 - La Ducha (María José San Martín). 2010. 10 minutos
3 - Asunción (Camila Luna). 2013. 20 minutos.
4 - Brazaletes (Cristóbal Sobera y Néstor Pérez). 2010. 7 minutos. Animación
5 - Hijo de Dios (Alvaro Rozas y Tomás Montalva). 2013. 8 minutos. Animación
6 - Opuestos (Cristóbal Sobera) 2013, 15 min
 
Serviço:
Muestra de Cine Chileno Nuevo
Período: De 30 de junho a 4 de julho
Local: Cine Cultura (Centro Cultural MarietaTelles Machado – Pça Cívica nº 2 – Centro – Goiânia/GO)
Informações: (62) 3201-4670 ou no site cineculturagoias.wordpress.com
Entrada gratuita
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 01.07.2015 14:35 José Ricardo Eterno

    "Minorias sexuais", "marginalização e a transexualidade", "enfoques rupturistas", "desafios da pós-modernidade"? Faltaram algumas expressões: "promovendo o debate", "construindo saberes", "promovendo um diálogo plural", "receptividade à multiplicidade de verdades que permeiam o cotidiano" etc. Haja contorcionismos linguísticos pra justificar o gasto de dinheiro público com propaganda esquerdista! Mal posso esperar para perder o evento!

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351