Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

PRÊMIO RODRIGO MELO FRANCO DE ANDRADE

Dois projetos goianos vencem maior premiação em patrimônio cultural do país

Confira lista completa dos escolhidos | 29.07.15 - 18:03 Dois projetos goianos vencem maior premiação em patrimônio cultural do país (Foto: Iphan)
Adriana Marinelli

Goiânia -
 A lista de vencedores do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, maior premiação em patrimônio cultural do país, conta com dois projetos goianos. O anúncio dos escolhidos foi feito na tarde desta quarta-feira (29/7) após dois dias de reuniões da Comissão Nacional de Avaliação na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, em Brasília.
 
Na categoria 'Iniciativas de excelência em técnicas de preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural', o destaque goiano foi o projeto 'Preservação da Tradição e da Cultura do Centro Oeste Goiano através da trilogia de Bariani Ortêncio'. Em outra categoria, quando foram analisadas iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do Patrimônio Cultural, a proposta goiana escolhida foi 'Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros'. (veja lista dos vencedores abaixo)
 
Ao todo, 57 projetos, selecionados primeiramente nas comissões estaduais, foram avaliados em Brasília. Cada uma das ações teve o parecer de dois jurados, como forma de contrapor visões e estimular um debate sobre a relevância de cada iniciativa para a gestão compartilhada, proteção, preservação ou salvaguarda do patrimônio cultural brasileira. 
 
O presidente da Comissão Nacional, Luiz Phillipe Torelly, observa que o Prêmio Rodrigo é “o Brasil que não se vê na TV”. Nesta fala, ressalta que a premiação, que já ocorre há 28 anos, mostra a diversidade das expressões brasileiras e o empoderamento da sociedade na atribuição de valor ao seu patrimônio.
 
De acordo com o Iphan, cada um dos vencedores receberá o valor de R$ 30 mil, além de certificado e placa de premiação. "O valor é uma forma de reconhecer as iniciativas que fazem o patrimônio ter sustentabilidade não só na esfera institucional, mas, sobretudo, nas esferas da vida, na qual se dá a prática social", defende o instituto. 
 
A cerimônia de premiação será realizada no próximo dia 27 de outubro, em Brasília, no Clube do Choro. Os representantes de cada ação, além de serem homenageados, participarão das mesas redondas para debater as temáticas dos projetos apresentados, além de outros assuntos.
 
Veja lista completa dos vencedores:

Categoria I - Iniciativas de excelência em técnicas de preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural: visa valorizar e promover iniciativas de excelência em preservação e salvaguarda, envolvendo identificação, reconhecimento e salvaguarda; pesquisas; projetos, obras e medidas de conservação e restauro: 
1.    Documentário Remeiros do São Francisco (MG)
2.    Ilé Omiojúàrò: Patrimônio Cultural (RJ)
3.    Preservação da Tradição e da Cultura do Centro Oeste Goiano através da trilogia de Bariani Ortêncio (GO)
4.    Levantamento das casas enxaimel de Blumenau (SC)
 
Categoria II - Iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do Patrimônio Cultural: visa valorizar e promover iniciativas referenciais que demonstrem o compromisso e a responsabilidade compartilhada para com a preservação do patrimônio cultural brasileiro, envolvendo todos os campos da preservação e oriundas do setor público, do setor privado e das comunidades:
1.    Grupo Uirapuru - Orquestra de Barro (CE)
2.    Re(vi)vendo Êxodos (DF)
3.    Do Buraco ao Mundo: Segredos, rituais e patrimônio de um quilombo-indígena (PE) 
4.    Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros (GO)
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351