Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

"Espírito Cerratense"

Troncos de árvores do Cerrado inspiram mostra do designer Vicente Caraíba

Exposição já passou pela Alemanha | 01.12.15 - 12:11 Troncos de árvores do Cerrado inspiram mostra do designer Vicente Caraíba Vicente Caraíba (Foto: Nilton Melo) 
Yuri Lopes
 
Goiânia
– A beleza das árvores retorcidas e secas do Cerrado foi o que inspirou o designer Vicente Augusto Fleury Umbelino de Sousa na exposição Espírito Cerratense, que está aberta ao público até o dia 10 de dezembro, no hall da biblioteca da PUC Goiás, na Praça Universitária.
 
As esculturas de Vicente Caraíba, como o artista é conhecido, já passaram pela Alemanha, onde foram expostas na Schleswig-Holstein-Haus, em Schwerin.


(Foto: Lázaro Ribeiro)
 
O trabalho de Vicente ganha vida com o que é conhecido por “madeira morta”, ou  seja, restos de árvores que são derrubadas em nome do progresso, todas elas encontradas em suas caminhadas cerrado adentro. “Quando acho um tronco ou descartes da construção civil, nunca sei o que ele vai ser, ou melhor, o que ele quer ser. Sei que vou trabalhar com ele e vamos ver no que vai dar. Não tenho um fim em mente, tenho uma busca”, descreve.
 
Sendo assim, a técnica que vem sendo desenvolvida pelo artista começa na busca da matéria-prima. As peças não têm grande porte porque Caraíba trabalha com o que consegue carregar. Ele leva para seu atelier, localizado na Cidade de Goiás, troncos que sugerem imagens diversas incrustadas. “Para mim, cada peça é um ser que se comunica e eu sou apenas um mensageiro”, comenta o artista, que utiliza diversos tipos de formões, goivas e máquinas cortantes de pequeno porte para intervenções superficiais na madeira.

Serviço:
Exposição Espírito Cerratense, de Vicente Caraíba
Até 10 de dezembro – 8h às 18h
Hall da Biblioteca da PUC-GO
Praça Universitária, Goiânia/GO
Entrada gratuita
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 08.02.2021 18:01 fabio

    Boa tarde, alguma das peças está disponivel para venda?

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351