Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Orquestra Filarmônica

Marconi pede a popularização da música erudita em Goiás

Governador quer ampliação do calendário 2018 | 04.07.17 - 11:25 Marconi pede a popularização da música erudita em Goiás (Foto: GovGO)
 
A Redação
 
Goiânia - O governador Marconi Perillo determinou à direção da Orquestra Filarmônica de Goiás que amplie o projeto de popularização da música erudita. Ela está sob a gestão compartilhada do Governo de Goiás com a Elysium Sociedade Cultural.
 
Marconi pediu para que, no calendário do próximo ano, insiram apresentações para a população, “especialmente a mais pobre. Para a alma, para o espírito, para sua consciência de ouvir, assistir, conhecer o que vocês fazem”.

Leia mais:
Orquestra Filarmônica de Goiás lança 2º álbum e 4º turnê nacional
Marconi sobre Organização Social: "Filarmônica está em boas mãos"
 
“Vocês têm feito concertos no interior, na periferia. Concordo com o maestro Neil Thomson. As pessoas gostam da boa música, mas não têm acesso. Mesmo as refratárias, as mais incultas, quando elas percebem a qualidade do que vocês fazem, elas começam a admirar, a curtir a boa música, a música erudita”, declarou Marconi, ao fazer referência a uma parte do discurso feito na solenidade pelo regente Neil Thomson, segundo o qual a música clássica não pode ficar restrita à elite da sociedade.
 
Guerra-Peixe 
Segundo álbum da OFG, Guerra-Peixe é o trabalho reúne obras Suíte Sinfônica nº1 “Paulista”, Roda de Amigos e Suíte Sinfônica nº2 “Pernambucana”, do compositor brasileiro César Guerra-Peixe. O CD é ilustrado com as obras O Mamoeiro e São Paulo, de Tarsila do Amaral. Os direitos de uso foram gentilmente cedidos à Orquestra pela sobrinha-neta da artista.
 
O álbum foi gravado em novembro de 2016 no Palácio da Música Belkiss Spenzièri, do Centro Cultural Oscar Niemeyer, sob a coordenação do premiado produtor de gravação Ulrich Schneide, responsável pela produção musical de consagrados álbuns da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).
 
Turnê Nacional 
Entre os dias 6 e 8 de julho, a orquestra realiza sua IV Turnê Nacional consecutiva. Um concerto em Goiânia, no dia 04 de julho, marca o início das apresentações, que acontecerão também nas cidades do Rio de Janeiro, Campos do Jordão e São Paulo.
 
Sob a regência do consagrado maestro britânico Neil Thomson, regente titular e diretor artístico da OFG, a apresentação traz o Concerto para piano nº 1, de Tchaikovsky, que será interpretado pelo aclamado pianista brasileiro Cristian Budu e, ainda, o Quarteto para piano de Brahms, adaptado por Schoenberg.
 
De Goiânia, a orquestra, o maestro e o solista seguem para São Paulo. No dia 7, a Filarmônica se apresenta em Campos do Jordão, no auditório Cláudio Santoro e no dia 8, na Sala São Paulo. No domingo (9), o concerto será no Rio de Janeiro, às 11h30, no tradicional Teatro Municipal.
 
Durante a turnê, o 2º álbum da OFG será distribuído gratuitamente ao público. Essa é a primeira iniciativa da Filarmônica de Goiás sob a gestão compartilhada do Governo de Goiás com a Elysium Sociedade Cultural, vencedora do chamamento público. O contrato de gestão compartilhada terá a duração de 48 meses.
 
Nesse período, a Elysium vai produzir, gerenciar, operacionalizar e executar as atividades artísticas, culturais e sociais da orquestra, propostas pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351