Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Orquestra de cordas

Camerata Filarmônica de Goiás inicia primeira turnê nesta quarta-feira (9)

Confira datas e locais dos concertos | 09.08.17 - 15:53 Camerata Filarmônica de Goiás inicia primeira turnê nesta quarta-feira (9) (Foto: divulgação)
 
A Redação 
 
Goiânia - A Camerata Filarmônica de Goiás realiza sua primeira turnê neste mês de agosto. O tour divulga o CD da Orquestra de Cordas que foi gravado há quatro anos. As apresentações, que receberam apoio da Lei Goyazes, começam em Brasília, seguem para Pirenópolis e encerram em Goiânia. 

A primeira apresentação será nesta quarta-feira (9/8) na Casa Thomas Jefferson, em Brasília, a partir das 20 horas.  Todos os concertos têm entrada gratuita. 
 
"A ideia da turnê sempre existiu e o que faltavam eram recursos para viabilizar esse sonho. Com a Lei Goyazes conseguimos operacionalizar tudo. Esta é a primeira turnê da orquestra que foi montada para gravar esse CD. É um trabalho diferenciado pois é um grupo pequeno, o que mostra ainda o ineditismo aqui de Goiás", afirmou o diretor artístico e maestro Alessandro Borgomanero. 
 
A Orquestra de Cordas é composta por 15 integrantes da Orquestra Filarmônica de Goiás e professores da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ela foi montada com o objetivo de difundir composições brasileiras para orquestra de cordas e obras para violino com acompanhamento de orquestra. Nas apresentações, o maestro Alessandro rege a orquestra de sua posição e, no lugar da batuta, o violino. "Eu lidero de onde estou como maestro e solista com um instrumento nas mãos. Isso só é possível fazer com repertórios específicos", explica Borgomanero. 

No repertório, compositores do cenário nacional: o paranaense Jaime Zenamon que compôs o concerto Katabasis, por ocasião de uma de suas inúmeras vindas a Goiânia para ministrar cursos. Outra peça é a obra de Henrique de Curitiba, renomado compositor recentemente falecido em Londrina e ex-professor de UFG. Completa o repertório a peça Desafio, que conta com outras gravações, mas merece figurar pela excelência no trato das cordas.
 
O maestro ressaltou ainda que a Camerata foi convidada para fazer um concerto em Uberlândia em novembro de 2018, dentro do projeto “Concertos Tribanco Uberlândia”. Além das gravações no CD, os repertórios específicos estarão disponíveis online em breve.

Sobre o maestro
O violinista Alessandro Borgomanero, nascido em Roma, formou-se com o título de Mestre em 1992, na Universidade de Música Mozarteum, de Salzburg, na classe do violinista Ruggiero Ricci. Continuou seus estudos com renomados violinistas como Boris Belkin, Salvatore Accardo  e Rodolfo Bonucci. 
 
Apresentou-se como solista frente a várias orquestras, tais como Orquestra de Câmara de Budapest, Salzburg Chamber Soloists, Philadelphia Virtuosi, London Mozart Players, Orquestra de Câmara de Berlim, Sinfonietta Salzburg, Bachiana Filarmônica, Sinfônica de Vaasa (Finlândia), Sinfônica de Guayaquil, Sinfônica Nacional do Equador, L´Armonica Temperanza di Roma, Filarmônica Siciliana, Orquestra de Câmera de Tblisi (Geórgia) e com a  maioria das orquestras sinfônicas do Brasil.
 
Borgomanero é hoje um dos nomes de destaque no cenário das cordas brasileiras e ninguém melhor para capitanear esta iniciativa. O fato de ser ele o responsável pela Música de Câmera na Escola de Música e Artes Cênicas, da Universidade Federal de Goiás, e de ter implementado a classe de violino nesta mesma escola, naturalmente atrai os melhores instrumentistas para esta iniciativa.
Confira a programação:
 9 de agosto, quarta-feira, 20h  
Casa Thomas Jefferson, Brasília 
 
11 de agosto, sexta-feira, 20h 
Cine Pirineus, Pirenópolis  
 
13 de agosto, domingo, 11h 
Centro Cultural UFG, Goiânia 

Programa:

- Francisco Mignone – Modinha Imperial 
para orquestra de cordas 
 
- Estércio Marquez Cunha – Cantigantiga 
para violino e orquestra (2011) 
 
- Jaime Zenamon – Katabasis 
concerto para violino e orquestra (2009) 
Cadenza – Impetuoso – Tranquilo 
Piú mosso 
 
Intervalo 
 
- Wolfgang A. Mozart – Serenata Noturna 
para duas pequenas orquestras, KV 239 
Marcha, Maestoso 
Minuetto – Trio 
Rondó, Allegretto  
Solistas 
Alessandro Borgomanero, violino I 
Marcos Bastos, violino II 
Luciano Pontes, viola 
Lyubomir Popov, contrabaixo 
 
- Felix Mendelssohn – Sinfoniesatz nr. 13 em Dó Menor 
para orquestra de cordas 
 
- Henrique de Curitiba – Serenata Noturna  
para pequena orquestra de cordas 
Cortejo 
Serenata 
Valsa 
Final Giocoso 
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351