Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Até 10/9

Festival Goyazes reúne renomados nomes da fotografia brasileira em Goiânia

Entrada é gratuita; confira atrações | 30.08.17 - 16:30 Festival Goyazes reúne renomados nomes da fotografia brasileira em Goiânia (Foto: divulgação)
 
A Redação
 
Goiânia - A capital goiana recebe, entre os dias 1º e 10 de setembro, o Goyazes – Festival de Fotografia. O evento gratuito contará com exposições, palestras, leituras de portfólio, workshops e rodas de conversa com o público. A prévia do festival será nesta quarta-feira (30/8), às 18h, na Vila Cultural Cora Coralina.
 
Com curadoria de Diógenes Moura, ex-curador da Pinacoteca de São Paulo, o festival terá a participação de Luiz Braga, Márcio Vasconcelos, Gilvan Barreto, Adenor Gondim, Ana Carolina Fernandes, Guy Veloso, Milton Guran, Ronaldo Entler e Mônica Zarattini.
 
A iniciativa é uma realização da WA Imagem, com patrocínio do Fundo de Arte e Cultura, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), e incentivo cultural de outros parceiros.
 
Haverá uma exposição paralela, reunindo ensaios inéditos de oito fotógrafos escolhidos por meio de convocatórias destinadas a inscrições nacionais e estaduais e selecionados a partir de um júri criado especialmente para o festival. Durante os meses de maio e junho deste ano, o festival recebeu 509 inscrições: 461 provenientes de 16 estados brasileiros e do Distrito Federal, e outras 48 de Goiás.
 
Serão realizados, ainda, 12 workshops, cinco palestras, 14 exposições, seis rodas de conversa, três projeções e seis leituras de portfólio, um verdadeiro circuito com a proposta de ampliar o espaço hoje dado à cultura da fotografia no Centro-Oeste.
 
Profissional de longa trajetória e luta pelo fortalecimento da fotografia em Goiás, idealizador de projetos já consagrados como o F/5, o coordenador do Goyazes, Wagner Araujo, ressalta que o festival tem como objetivo instigar a reflexão, nos campos teórico e prático, sobre a imagem fotográfica produzida no Brasil contemporâneo.
 
Mais atrações
Exposições de artistas renomados também fazem parte da programação do Goyazes – Festival de Fotografia. Uma delas será "Retumbante Natureza Humanizada", um profundo trabalho de pesquisa sobre a obra do paraense Luiz Braga a partir de um recorte iniciado pelo curador desta exposição, Diógenes Moura, em 2009. O conjunto de 100 fotografias privilegia grande parte da produção do artista em preto e branco.
 
A mostra reunirá imagens realizadas, sobretudo, em Belém e na Ilha de Marajó, territórios onde o fotógrafo vem trabalhando mais constantemente, um pouco afastado de sua cidade natal.

Luiz Braga foi o representante brasileiro da Bienal de Veneza em 2009 e ganhou o prêmio de melhor exposição fotográfica de 2014 pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

No Goyazes, sua exposição será encerrada com o filme "O sem nome e o nada" (2014, 30'), idealizado pelo curador e realizado pelo coletivo paraense Cêsbixo.
 
Outro profissional que virá expor seu trabalho em Goiânia, dentro do festival Goyazes, é Márcio Vasconcelos, com o ensaio "Visões de um Poema Sujo". A série faz uma incursão naquela considerada a obra-prima do poeta Ferreira Gullar: Poema Sujo, escrito na ocasião de seu exílio político, em Buenos Aires, em 1975. Aqui, o fotógrafo percorre a cidade, lambe o suor nas paredes de uma São Luís que agoniza como agoniza a maioria das cidades brasileiras, entre memória e abandono, entre violência e paixão.
 
A última exposição fica por conta do Coletivo Olhares do Cerrado, que envereda pelo universo simbólico das tradições religiosas tradicionais de Goiás na mostra "Devotos e Bandeiras", fruto de um trabalho que vem sendo realizado desde 2012. Aqui, o jogo proposto é o de experienciar a fragilidade e as dores humanas, a perseverança e a fé nos milagres, contrastar o sagrado e o profano. Nas imagens, ritos e rituais tradicionais que carregam a identidade e a memória de um povo.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351