Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Na Vila Cultural Cora Coralina

Goiânia recebe Festival de Fotografia aberto ao público

Workshops e palestras estão na programação | 04.09.17 - 09:58 Goiânia recebe Festival de Fotografia aberto ao público Arquibancada (Foto: Luiz Braga) 
A Redação
 
Goiânia - A Vila Cultural Cora Coralina recebe a primeira edição do Goyazes – Festival de Fotografia, com exposições que ficam em cartaz até 12 de outubro, e programação até o dia 10 de setembro. Todas as atividades são gratuitas e acessíveis a plateias diversificadas, possibilitando tanto a formação de público quanto de novos fotógrafos. Ao todo são 17 horas de atividades– entre workshops, palestras, conversas e leituras de portfólios.
 
Coordenado por Wagner Araújo, com curadoria de Diógenes Moura, o Festival pretende abrir espaço para a cultura da fotografia no Centro-Oeste, promovendo ações que instiguem a reflexão no campo teórico e prático sobre a imagem fotográfica produzida no Brasil contemporâneo.
 
Outra proposta importante do Goyazes é a utilização da própria cidade como suporte para produção e exibição de trabalhos de arte. A Vila Cultural Cora Coralina tem esta grande facilidade por ser central, urbana, de fácil acesso e bem aparelhada. Uma estrutura que permite várias atividades simultâneas com abrangente participação do público, criando um clima especial para convívio e troca de saberes, onde, além de ver exposições, assistir palestras e oficinas, os participantes podem ter contato direto com os convidados.
 
O salão da Vila Cultural Cora Coralina foi todo transformado para receber as exposições: Retumbante Natureza Humanizada, do premiado fotógrafo Luiz Braga; dos selecionados das convocatórias do Prêmio Goyazes; Visões de um Poema Sujo, do fotógrafo Márcio Vasconcelos e Devotos e Bandeiras, do coletivo fotográfico Olhares do Cerrado. Com apoio do Núcleo de Ação Educativa do Museu de Arte Contemporânea de Goiás – MAC, o Festival Goyazes tem à disposição arte educadores que possibilitam o diálogo e a experimentação durante as visitas guiadas para a apresentação das obras, proporcionando uma mediação de qualidade.
 
Para o coordenador do Festival, Wagner Araújo, este acontecimento inédito em Goiás, além de promover o intercâmbio de fotógrafos de renome com o público local, reforça o panorama de atividades voltadas para a fotografia no Estado. O curador Diógenes Moura disse que o Festival já está inserido no calendário cultural da capital, mas ele não quer que fique grande demais e se torne um “evento”.  “Vamos formando público e criando uma relação de arte-educação com a cidade. A minha intenção é que não se torne uma coisa tenebrosa chamada evento. Evento acontece num dia, no outro desaparece. E o Festival não vai ser assim”.
 
Prêmio Goyazes
Os números desta primeira edição já impressionam. Fotógrafos de todo o país se inscreveram para o Festival. Entre os 461 ensaios inscritos na categoria nacional, contando com a presença de 16 estados brasileiros e o Distrito Federal, foram selecionados cinco trabalhos para compor a exposição; e entre os 48 trabalhos inscritos na categoria estadual foram selecionados três ensaios para compor a exposição. No total foram oito ensaios finalistas. O júri foi composto por Deborah Borges, Diógenes Moura, Samuel de Jesus e Wagner Araújo.
 
1 – CATEGORIA NACIONAL
Primeiro lugar
Michelle Bastos – Nicolettas
Finalistas
Estefania Gavina – Inculpáveis
Gabriel Bicho – Te?mpora in ngo? meitire
Marise Maués – 304
Thaisa  Figueiredo – Organismos Insistentes
 
2 – CATEGORIA ESTADUAL
Primeiro lugar
Guilherme Minoti – Jardins Telúricos – Topofilias de Goyaz
Finalistas
Alejandro Zenha – Geometria do Abandono
Ana Póvoas – Alargamento da Alma
 
Programação
Dia 5
9 horas – Workshop: “Contrários: a rivalidade dos Bois-Bumbás de Parintins”, com Andreas Valentin.
Workshop: “Do poético ao prático: fotografia documental”, com Guy Veloso
19 – Palestra sobre a iniciativa Mobgraphia.
20h30 – Projeções noturnas.
Dia 6
9h30 – Leituras de Portfólio com Guy Veloso
19 horas – Palestra “Trajetória e processo criativo”, com Cássio Vasconcelos.
20h30 – Conversa com Adenor Gondin e Diógenes Moura.
Dia 7
9 horas – Workshop: "Trajetória e processo criativo", com Cássio Vasconcelos.
Workshop: "Olhar o mundo e não se ver, o meu, o teu o nosso olhar", com Adenor Gondim.
Workshop para crianças – "Brincando com a luz - iniciando na fotografia", com Mariana Capeletti.
14 horas – Leituras de Portfólio com Ronaldo Entler e Ana Carolina Fernandes.
19 horas – Palestra: “Canudos – novos territórios”, com Mônica Zarattini.
Dia 8  
9 horas – Workshop:  "Fotógrafos inspiradores: do moderno ao contemporâneo", com Mônica Zarattini.
Workshop "A fotografia no contexto da economia criativa - alguns caminhos possíveis para trilhar seus sonhos", com Graziene Moreira.
9h30 – Leituras de Portfólio com Cássio Vasconcellos.
19 horas – Conversa com Ronaldo Entler e Guilherme Ghisoni.
20h30 – Palestra: “Fotojornalismo e fotodocumentarismo”, com Ana Carolina Fernandes.
Dia 9
9 horas – Workshop - "Fotografia e acaso", com Ronaldo Entler .
Workshop – "Fotojornalismo e Fotodocumentarismo", com Ana Carolina Fernandes.
9h30 – Leituras de Portfólio com Mônica Zarattini.
19 horas – Projeções noturnas.
20h – Encerramos do Goyazes.
Dia 10
Encerramento interno da equipe.
 
Quem é o curador Diógenes Moura
Diógenes Moura é escritor, curador de fotografia e editor independente. Em 2009 foi eleito o melhor curador de fotografia do Brasil. Com Ficção Interrompida – Uma Caixa de Curtas (Ateliê Editorial) recebeu o prêmio APCA da Associação Paulista dos Críticos de Arte de melhor livro de contos e crônicas em 2010 e foi finalista do Prêmio Jabuti de Literatura em 2011. Foi curador da Pinacoteca do Estado de São Paulo e realizou mais de 150 exposições no Brasil e no exterior com nomes importantes. É curador mundial da exposição Operação Condor, do fotógrafo português João Pina, que já percorreu sete países e atualmente está em cartaz na Galeria Torreão Poente, em Lisboa.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351