Pela 5ª vez o mais influente da web em Goiás. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Reconhecido mundialmente

Filme goiano “As Duas Irenes” terá pré-estreia nesta quarta (6), em Goiânia

Longa é dirigido por Fabio Meira | 06.09.17 - 11:51 Filme goiano “As Duas Irenes” terá pré-estreia nesta quarta (6), em Goiânia (Foto: Divulgação)  
A Redação
 
Goiânia
– Após ser premiado em festivais de cinema ao redor do mundo, chegou a vez de todo o Brasil conhecer o filme goiano As Duas Irenes, de Fabio Meira. A pré-estreia começa nesta quarta-feira (6/9), às 19 horas, no Cinema Lumière, no Shopping Bougainville.
 
A produção goiana é apoiada pela Fundo de Arte e Cultura de Goiás, e estreia nos cinemas brasileiros em 14 de setembro. A pré-estreia integra a programação da Mostra Cine Psi.
 
 
As Duas Irenes é protagonizado pelas jovens atrizes goianienses Priscila Bittencourt e Isabela Torres, que fazem sua estreia no cinema. O filme tem a narrativa construída a partir da vida de duas adolescentes e de seus pontos de vista. Rodado em Goiás, na cidade de Goiás Velho ao longo de cinco semanas e meia, o diretor tem um carinho especial pela cidade e principalmente pela sua luz, “Eu conhecia cada esquina da cidade de Goiás Velho, cresci e passei boa parte da minha juventude lá, e sempre quis filmar naquela luz, fazendo um recorte pouco conhecido de Goiás, mas que é tão especial para mim.”, diz Meira.
 
As Duas Irenes será distribuído no Brasil pela Vitrine Filmes, através do projeto Sessão Vitrine Petrobras, com estreia em 14 de setembro. Com patrocínio do Fundo de Cultura de Goiás, da Lei Goyazes e do ProAc SP. O filme foi realizado com R$ 1,2 milhão e produzido pela Roseira Filmes e pela Lacuna Filmes, de Diana Almeida e Daniel Ribeiro – produtora do sucesso de público e crítica Hoje Eu Quero Voltar Sozinho – e com coprodução da Balacobaco Filmes, da goiana Simone Caetano.
 
Trama
No filme, Irene, uma garota de 13 anos, de uma família tradicional do interior, descobre que seu pai tem uma filha de outra mulher, com a mesma idade e o mesmo nome dela. Sem que ninguém saiba, ela decide procurar a garota e um mundo de descobertas se inicia.
 
No elenco, além das jovens estreantes, Marco Ricca (como o pai), Susana Ribeiro e as atrizes do Grupo Galpão Inês Peixoto e Teuda Bara. Sobre as filmagens em Goiás, Marco Ricca diz: “As filmagens em Goiás foram maravilhosas, eu não conhecia Goiás Velho e fiquei muito encantado com a cidade. Foi um momento muito bacana porque a gente pode se concentrar bastante lá. Um filme de baixo orçamento e por isso com uma equipe muito pequena, então ficou tudo muito familiar. Filmar lá em Goiás Velho, conhecer as pessoas, conhecer os lugares, isso tudo imprimiu muito no filme.”.
 
Sobre o diretor
Fabio Meira começou no cinema como assistente de Ruy Guerra, no filme O Veneno da Madrugada, e colaborou posteriormente em Quase Memória como Produtor de Elenco. Após se formar na Escola Internacional de Cinema de San Antonio de Los Baños, em Cuba, em 2008, foi convidado para a oficina “Como se cuenta un cuento”, do escritor Gabriel García Márquez, e recebeu uma bolsa de roteiro na ESCAC, em Barcelona.

Como roteirista, trabalhou para diretores como Caru Alves de Souza, com quem escreveu De Menor, Melhor Filme do Festival do Rio de 2013. Realizou nove curtas e média-metragens, entre eles Pátria, Hoje Tem Alegria e Atlântico, com prêmios em festivais como o É Tudo Verdade e Encontros de Cinema de Toulouse, além de exibições na ESPN Brasil e no Canal Brasil. Foi também roteirista de The Illusion, dirigido pela cubana Susana Barriga e premiado nos festivais de Berlim, Chicago e Havana. As duas Irenes é seu primeiro longa como diretor.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351