Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

23 de novembro

Livro sobre atuação de psicólogos em catástrofes será lançado em Goiânia

Lançamento será às 18h30 no Setor Marista | 11.11.17 - 14:06 Livro sobre atuação de psicólogos em catástrofes será lançado em Goiânia (Foto: Divulgação)

A Redação

Goiânia -
No mês em que se completam dois anos do maior acidente ambiental no Brasil, ocorrido em Mariana (MG), no dia 5 de novembro de 2015, Goiânia sedia importante evento sobre a atuação dos psicólogos antes, durante e após catástrofes, sejam elas naturais ou provocadas pelo homem. O livro “O psicólogo na redução de riscos de desastres – teoria e prática”, organizado por Olavo Sant’Anna Filho e Daniela da Cunha Lopes, será lançado no próximo dia 23 de novembro, às 18h30, no Núcleo de Ensino e Pesquisa em Neurociências (Nepneuro), localizado a Rua 147, nº 313, Setor Marista.
 
Após a tragédia de Mariana, que resultou na morte de 19 pessoas, a rede de saúde mental do município mineiro tem registrado uma média de 500 atendimentos por mês só entre a população atingida pelo rompimento da barragem de Fundão, operada pela Samarco.
 
“Casos de depressão, ansiedade, abuso de remédios, álcool e drogas, além do isolamento social, têm sido recorrentes entre as pessoas afetadas diretamente pela tragédia”, destaca a neuropsicóloga e diretora do Nepneuro, Marina Nery Barbosa. “Por isso é salutar a discussão sobre o papel dos psicólogos nesses eventos adversos. Infelizmente, aqui em Goiânia, também temos um exemplo, o acidente com o césio 137, que completou recentemente 30 anos. Sabemos quão importante é a atuação dos profissionais da área de saúde mental para tentar minimizar os traumas psicológicos das vítimas”, complementa.
 
De acordo com a diretora do Nepneuro, além de um capítulo que pormenoriza o trabalho psicossocial desenvolvido junto aos atingidos no desastre da barragem de Fundão, o livro traz também, em sua segunda parte, outros relatos de casos, como a tragédia na boate Kiss, no Rio Grande do Sul, e o terremoto em Caraíbas, em Minas Gerais. “Já a primeira parte é dedicada aos fundamentos teóricos da psicologia em situações de emergências e desastres”, informa.
 
PALESTRA
A sessão de autógrafos será antecedida por palestra ministrada em conjunto por um dos organizadores do livro, Olavo Sant’Anna Filho, e pela presidente do Conselho Regional de Psicologia, Ionara Vieira Moura Rabelo, que tem um capítulo assinado na obra sobre a atenção psicológica em conflitos armados e desastres naturais.
 
O evento começa às 18h30 e tem como público alvo psicólogos, professores, estudantes e demais profissionais ligados à Proteção e Defesa Civil. Para participar da palestra é necessário levar um quilo de alimento não perecível.
 
SOBRE OS PALESTRANTES:
Ionara Vieira Moura Rabelo CRP 09/1661 (atual presidente do CRP/09):
Psicóloga e mestre em psicologia pela PUC-Goiás, doutora em Psicologia pela Unesp-Assis, com estágio na República Dominicana (Instraw/ONU Mulheres), coordenadora da Comissão Nacional de Psicologia na Gestão Integral de Riscos e Desastres no CFP (2014-2016) e da Comissão de Psicologia das Emergências e Desastres do CRP de Goiás. Professora adjunta da UFG e psicóloga do Núcleo de Vigilância às Violências e Promoção da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia. Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Violência e Gênero da Unesp-Assis. Atuou como psicóloga da organização humanitária Médicos sem Fronteiras, com missões em territórios ocupados da Palestina (2011) e na fronteira da Turquia e Síria (2014 e 2015), atendendo a vítimas de conflitos armados; em Tabatinga-Amazonas (2012), atendendo a haitianos em processo migratório; em projeto de Ebola (Libéria, 2015); e no Equador (2016) após terremoto.
 
Olavo Sant’Ana Filho CRP 06/5386 (um dos organizadores do livro):
Oficial superior da PM do Estado de São Paulo (PMESP), mestre e doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (Centro de Altos Estudos de Segurança da PMESP). Psicólogo pela UNG, psicoterapeuta e psicodramatista pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS) e pela Escola Paulista de Psicodrama (EPP). Pós-graduado em Administração de Emergências e Desastres pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo, pela Universidade de Wisconsin e pela Organização Partners of America. Pós-graduado em Gestão de Saúde, Desastres e Desenvolvimento, pela Universidade da Costa Rica e pela Organização Pan-Americana da Saúde. Consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em programas de preparação para desastres (1985 a 1987). Atua em consultório, realizando intervenções com vítimas de traumas. Secretário de Estado, chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo (1997 a 2001). Membro da Rede Latino-Americana de Psicologia em Emergências e Desastres.
 
Serviço:
Lançamento do livro “O psicólogo na redução de riscos de desastres – teoria e prática”
Quando: 23 de novembro (quinta-feira)
Horário: 18h30: palestra / 19h30: sessão de autógrafos
Onde: Núcleo de Ensino e Pesquisa em Neurociências (Nepneuro) - Rua 147, número 313, Setor Marista
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351