Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Homenagem

"Eu me dediquei de corpo e alma na valorização da cultura”, diz Marconi

Governador entregou Troféu Jaburu | 18.11.17 - 08:27 "Eu me dediquei de corpo e alma na valorização da cultura”, diz Marconi (Foto: divulgação)A Redação

Goiânia -
 Ao entregar na noite desta sexta-feira (17/11) o tradicional Prêmio Jaburu ao ator Stepan Nercessian, em solenidade no Palácio das Esmeraldas, o governador Marconi Perillo ressaltou o orgulho de ter conduzido suas quatro gestões à frente do Executivo com os olhos voltados para a cultura. “Vocês são testemunhas de que me dediquei de corpo e alma a realizar governos que efetivamente incentivaram e valorizaram a produção cultural, as artes, os artistas goianos”, afirmou Marconi, lembrando que Goiás é o segundo estado que mais investe em cultura em termos absolutos. “Muitos outros estados, apesar de serem mais ricos, não investem em cultura como nós investimos”, observou.
 
Além de entregar o Prêmio Jaburu, a mais alta honraria concedida a personalidades goianas da área da cultura, Marconi também homenageou mais 32 pessoas com medalhas de mérito cultural e destaque cultural do ano. Os nomes foram selecionados pelo Conselho Estadual de Cultura, que definiu 2017 como o ano cultural Belkiss Spenzièri, uma homenagem ao legado da renomada musicista goiana, que morreu há 12 anos.
 
Marconi destacou que nos últimos anos os investimentos no setor da cultura não ficaram restritos somente aos recursos que já são destinados à área. “Além do Fundo Estadual de Cultura e da Lei Goyazes, que nós criamos em nossos governos, são dezenas de milhões investidos anualmente. Além do Fica, do TeNpo, do Canto da Primavera, que são eventos da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, nós investimos muitos recursos na GoiásTur, que é voltada ao Turismo, mas os investimentos em cultura são extraordinários”, disse, citando também investimentos no circuito gastronômico, o circuito das cavalhadas,  e festivais como o Aruanã EmCanto.
 

Elogiou o Conselho Estadual de Cultura pelas escolhas feitas, sempre de forma absolutamente transparente e justa. “É uma alegria conceder essa homenagem. Conheço o Stepan há 30 anos. Não só como ator de cinema, TV e teatro que interpretou recentemente um de seus melhores números, o do apresentador Chacrinha; mas me entusiasma o ser humano que ele é. Há mais de 15 anos ele preside o Retiro dos Artistas, que abriga, no Rio de Janeiro, artistas que chegaram à velhice com dificuldades financeiras”, relatou.
 
Com relação à escolha de Belkiss para representar o ano de 2017, Marconi ressaltou que a musicista era uma mulher extraordinária, que se dedicou à pesquisa, à música erudita, e à música clássica brasileira. “Tive o privilégio de assistir Belkiss tocar pela última vez. São duas homenagens que, aliadas às outras que estamos entregando, transformam essa noite em uma noite muito especial”, definiu.
 
Stepan Nercessian classificou a cultura como “o setor mais importante da nossa vida”, e afirmou que Marconi sabe reconhecer e valorizar esse sentimento, que é de milhares de goianos e brasileiros. “Estou muito alegre e emocionado. É uma homenagem que me orgulha muito. Receber um troféu cuja primeira pessoa que o recebeu foi a nossa amada poetisa Cora Coralina. Marconi é um grande governador, e também um querido amigo de muito tempo. A minha admiração por todo o apoio e incentivo, por todo o bem querer que ele demonstrou às artes”, declarou. Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Nancy Ribeiro também disse que Marconi é o governador que sempre apoiou com garra e dedicação a área da cultura.

O reitor da PUC Goiás, Wolmir Therezio Amado, e outras personalidades foram homenageados. 


(Foto: divulgação)
Homenageado 
Stepan Nercessian é natural de Cristalina. Morou em Goiânia, na Vila Operária. Tem 47 anos de trabalho como ator. Estreou no filme “Marcelo Zona Sul” (1970), de Xavier de Oliveira.  Começou a trabalhar na TV Globo em 1971. Desde então, já esteve em mais de 40 produções na TV e 30 produções no cinema. Encenou diversas peças teatrais de grande sucesso.

 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351