Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Entrada gratuita

Filarmônica presta homenagem a Guerra-Peixe nesta quinta-feira (23/11)

Concerto será às 20h30, no CCON | 22.11.17 - 11:59 Filarmônica presta homenagem a Guerra-Peixe nesta quinta-feira (23/11) (Foto: Divulgação)
 
A Redação
 
Goiânia - A Orquestra Filarmônica de Goiás apresenta nesta quinta-feira (23/11) uma homenagem ao compositor brasileiro César Guerra-Peixe. Sob a regência do maestro titular, Neil Thomson, serão apresentadas as obras Sinfonia nº1, Noneto e Sinfonia nº2 “Brasília”.
 
Para interpretar “Brasília”, foram convidados o Coro Sinfônico Jovem de Goiás e o Coro Sinfônico de Goiânia. Com entrada gratuita, o espetáculo será no Centro Cultural Oscar Niemeyer, às 20h30.
 
As composições apresentadas no concerto farão parte do 3° CD da Orquestra, que será gravado de 25 a 28 de novembro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, sob a coordenação do premiado produtor de gravação Ulrich Schneider. Ele é responsável pela produção musical de consagrados álbuns da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo  (Osesp).
 
As obras para gravação foram escolhidas pela direção artística da Filarmônica. Neil Thomson destaca que as obras de Guerra-Peixe representam a riqueza da música orquestral brasileira. “A música de Guerra-Peixe tem uma sonoridade particular. É repleta de cor, vitalidade rítmica e invenção melódica. Eu acredito que é uma grande obra do repertório sinfônico brasileiro que havia sido negligenciada”, disse.
 
As obras
A Sinfonia nº 1 continua é composição altamente expressiva, com abundância de timbres e algo diferente daquilo que costuma apresentar o compositor, que tornou-se conhecido como parte integrante da música nacionalista brasileira.
 
Noneto é uma peça para grupo de câmara escrita por Guerra-Peixe enquanto ainda integrava o Música Viva. O pensamento estético por trás da obra pode ser resumido como tal: um acorde, um ritmo ou um motivo, não podem ou devem ser usado duas vezes. O que remete à ideia da singularidade das criações artísticas.
 
“Brasília” é considerada uma sinfonia excepcional, com um interessante uso da percussão, que cria uma música genuinamente brasileira e que capta as aventuras da criação da monumental capital do país, construída no centro do Brasil.
 
Serviço
Data: 23/11
Horário: 20h30
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer
Entrada gratuita 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351