Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

XXVI Concurso de Piano Souza Lima

Goiano de 11 anos conquista 1º lugar em concurso nacional de piano

Músico integra projeto Talentos de Mãos Dadas | 08.12.17 - 16:53 Goiano de 11 anos conquista 1º lugar em concurso nacional de piano (Foto: Rafaela Bernardes / A Redação)
Adriana Marinelli

Goiânia
O goiano Sebastian Calaça Pereira Pedraza, de apenas 11 anos, conquistou o 1º lugar no XXVI Concurso de Piano Souza Lima, considerado um dos mais tradicionais do País, realizado em São Paulo no último final de semana. 
 
Aluno do 7º ano do Colégio Estadual Professor Sebastião França, em Goiânia, Sebastian é uma das crianças e adolescentes atendidas pelo projeto Talentos de Mãos Dadas, criado e desenvolvido pelo Instituto Engecred em parceria com o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), ligado à Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce). E foi justamente esse projeto, por meio de parceria com Ivana Bontempo Escola de Música, que fez com que Sebastian chegasse ao concurso e brilhasse. 


(Foto: Adriana Marinelli/A Redação)
 
"Foi com o apoio da Ivana que eu me inscrevi no concurso. Foi também com o apoio deles que me dediquei aos ensaios. Na reta final, eu chegava a ensaiar até quatro horas por dia", lembra Sebastian, que foi o mais bem avaliado entre 18 concorrentes pelos jurados do Concurso de Piano Souza Lima. Com pouco mais de 12 meses dedicados ao piano, o goiano surpreendeu alunos com mais de oito anos de experiência com o instrumento. 
 
A paixão pela música começou quando Sebastian tinha 9 anos de idade. Atraído pelo talento da irmã mais velha, que tocava saxofone, o garoto também quis tentar. "Comecei a tocar sax e logo passei para o Violino, sempre apoiado pelo meu professor de música da escola, o Laudimar. Foi esse professor que me levou à Ivana Bontempo Escola de Música", lembra. 


Acompanhado do pai, o pequeno Sebastian visitou a sede do jornal A Redação (Foto: Rafaela Bernardes / A Redação)  
 
Talento
Logo que foi apresentado aos responsáveis pelo projeto Talentos de Mãos Dadas, que acolhe crianças com altas habilidades e superdotação, Sebastian se destacou. À vontade com o violino e com o sax, o garoto também foi apresentado ao piano, em agosto de 2016. 
 
"O que impressionou é que ele se destacou logo de cara. Apesar do pouco tempo, ele já mostrava um talento que muitas pessoas com anos de ensaio não tinham", conta a diretora executiva do Instituto Engecred, Márcia Mesquita. 
 
O pai de Sebastian, Edimilson Calaça, reforça que a conquista do filho no XVI Concurso de Piano Souza Lima só foi possível graças à visão dos responsáveis pelo projeto. "Meu filho recebeu toda assistência. Todos os custos foram bancados pelo projeto Talentos de Mãos Dadas. Esse projeto garantiu ao meu filho amparo psicológico e vários outros auxílios", detalha.
 
Segundo a diretora do Instituto Engecred, o projeto acompanha toda formação do aluno, mas alguns critérios são considerados. "É preciso ter boas notas na escola e uma frequência regular. Tudo é monitorado e, caso ele fuja das regras ou deixe de cumprir alguma das exigências, ele deixa de receber o suporte", explica. 
 
Para Sebastian, que agarrou a oportunidade do Talento de Mãos dados como a porta para realização de um grande sonho, sua formação na música só está começando. "A música me inspira. É isso que eu quero para minha vida", conclui. 

Leia mais:
Instituto Engecred acolhe crianças com altas habilidades / superdotação
Teatro Goiânia recebe espetáculo protagonizado por crianças com superdotação

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351