Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

21 e 22 de dezembro

Filarmônica de Goiás apresenta ópera de Carmen com convidados especiais

Concertos serão realizados em Goiânia | 18.12.17 - 15:47 Filarmônica de Goiás apresenta ópera de Carmen com convidados especiais (Foto: Orquestra Filarmônica de Goiás)
Lucas Cássio

Goiânia
A música quente e envolvente de Bizet ganha vida, nesta semana, sob o comando da Orquestra Filarmônica de Goiás. A Ópera de Carmen, última escrita pelo compositor francês, é uma das mais populares do mundo e será apresentada nesta quinta e sexta-feira (21 e 22/12), no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. O evento começa às 20h30, tem entrada gratuita e reúne nove convidados especiais para os personagens principais, além de 53 músicos e o Coro Sinfônico. A regência é de Neil Thomson.
 
A Ópera de quatro atos é inspirada no romance do escritor francês Prosper Mérimée, mas foi modificada por Bizet. Entre as mudanças: a retirada de dois assassinatos e do marido de Carmen, além da criação da pura Micaëla, que ajuda a medir o declínio de Don José e que age em contraste à relação do protagonista com Carmen.
 
O elenco de peso traz a consagrada soprano Denise de Freitas, que interpreta Carmen; Hélenes Lopes será Don José; Patrícia Mello é responsável pela sensível Micaëla, e Daniele Nastri por Frasquita. Também participarão Ângela Barra (Mercedes), Michael Silveira (Dancaire), Jadson Álvares (Morales e Zuniga) e Hudson Ayres (Remendado).
 
Para saber um pouco mais sobre Micaëlla, o Jornal A Redação entrevistou Patrícia Mello, que Estudou Performance em Ópera no Conservatorio Antonio Buzzolla, na Itália. Atualmente, Patrícia tem atuado como solista junto a várias orquestras de renome, entre elas Filarmônica de Goiás, Sinfônica do Paraná, Orquestra do Teatro Nacional Cláudio Santoro, Orquestra Jovem de Goiás, Sinfônica de Goiânia e Sinfônica da Universidade Estadual De Londrina. Confira a íntegra da entrevista: 
 
A Redação: Qual o sentimento de apresentar uma ópera como Carmen?
Patrícia Mello: Essa já é a quarta montagem da ópera Carmen da qual participo, sempre cantando o papel da Micaëla. E é sempre uma aventura deliciosa! Cada um com sua peculiaridade. Esse concerto é ainda mais especial, pois terei a honra de cantar pela primeira vez sob a regência de Neil Thomson. Está sendo até agora uma experiência fantástica!
 
AR: Você já esteve com a Filarmônica em outras oportunidades. Como é participar desta orquestra, considerada uma das melhores do país?
Patrícia Mello: A minha relação com a Filarmônica já vem de longa data. Fiz em 2013 dois concertos com eles. Depois disso fiz outras participações em concertos didáticos. É uma parceria muito gratificante! Sinto- me praticamente em casa!
 
AR: Micaëla não existia no romance, mas veio para contrapor Carmen na ópera. Ela tem alguma característica que se parece com a Patrícia?
Patrícia Mello: A Micaëla é uma menina romântica, eu diria até ingênua, mas muito corajosa! Nesse ponto somos parecidas. Ela se arrisca saindo do interior para ir buscar seu amado em Sevilha, uma grande cidade, enfrentando dificuldades e perigos totalmente sozinha. Micaëla, romântica e delicada, é o contraponto da Carmen, sedutora e passional. É interessante que essa personagem foi criada pelo próprio Bizet, já que na peça teatral que inspirou a ópera ela simplesmente não existe. Bizet foi genial ao cria-la, construindo essa dualidade da paixão versus romantismo.
 
AR: Muitas pessoas nunca viram uma ópera de perto. Com uma equipe de peso como a da Filarmônica de Goiás, fica o convite?
Patrícia Mello: Fica aqui o convite para todos virem apreciar esse concerto. Será fantástico!! A música do Bizet é quente, viva, envolvente e apaixonante. Mesmo quem não está habituado a ouvir orquestra e ópera, ficará encantado! Carmen é uma ópera arrebatadora! Verdadeiramente apaixonante! 
 
SERVIÇO
Filarmônica de Goiás apresenta Carmen
Datas: 21 e 22 de dezembro
Horário: 20h30
Centro Cultural Oscar Niemeyer
Regência: Neil Thomson
Entrada Gratuita
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351