Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Saiba como participar

Inscrições para o 5º Icumam Lab estão abertas até o dia 16 de fevereiro

Iniciativa oferece consultorias gratuitas | 13.01.18 - 17:21 Inscrições para o 5º Icumam Lab estão abertas até o dia 16 de fevereiro (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia -
A 5ª edição do Icumam Lab - Laboratório de Fomento à Produção Audiovisual no Centro-Oeste está com as inscrições abertas até o dia 16 de fevereiro. Podem participar diretores e produtores de todos os Estados da região Centro-Oeste com projetos de longa-metragem e série para TV, sejam ficcionais ou documentais.

Criada em 2013, a iniciativa oferece consultorias e assessorias especializadas com o objetivo de qualificar o mercado regional do audiovisual. A imersão será realizada na Pousada Monjolo, que fica a 30 km de Goiânia, entre os dias 22 e 28 de abril e todas as atividades são gratuitas.
 
A imersão de uma semana é direcionada a estimular a compreensão e a reflexão sobre os mercados audiovisual nacional e internacional, além de qualificar os projetos e formar os participantes. A diretora do Icumam Lab, Maria Abdalla, ressalta que o Laboratório coloca Goiás na rota dos mais importantes espaços de qualificação profissional do audiovisual brasileiro. Ela explica que o Icumam Lab foi criado em resposta às novas configurações e perspectivas deste mercado na Região Centro-Oeste.  “Com o surgimento de políticas públicas descentralizadas surgiu a necessidade de criarmos o laboratório para qualificar os projetos audiovisuais da nossa região.”
 
“E o crescimento anual do número de inscritos demonstra que o Icumam Lab tem contribuído na qualificação deste setor”, conclui Abdalla. Em 2017, o laboratório recebeu 57 inscrições, número duas vezes maior do que a edição de 2016. Desde sua criação, em 2013, até a edição do ano passado 36 projetos foram contemplados. Deste número, 15 estão em diferentes fases de produção, sendo que dois deles foram selecionados para Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Cinema Brasileiro (Prodecine), da Agência Nacional do Cinema (Ancine) no ano passado. “Vidas Secas”, de Daniel Nolasco, e “Fogaréu”, de Flávia Neves, foram selecionados por terem linguagem inovadora e relevância artística.

Os projetos serão acompanhados de perto pela equipe de tutores formada pela documentarista, produtora e pesquisadora Beth Formaggini; a produtora executiva Daniela Aun; a consultora e produtora Mari Brasil; o produtor, programador e curador Rafael Sampaio; a roteirista Sabina Anzuategui e o também roteirista Thiago Dottori. Fernanda de Capua também atuará como consultora de Pitching e irá preparar os diretores e produtores para apresentarem seus projetos.
 
Além das consultorias e da assessoria direcionada aos projetos selecionados, os interessados terão também a oportunidade de acompanhar no dia 28 de abril (sábado) uma palestra e uma masterclass, ambas abertas ao público com assuntos relacionados às produções audiovisuais. As atividades também serão gratuitas e realizadas na Pousada Monjolo, em Nerópolis.
 
Como participar
Confira o regulamento e a ficha de inscrição no site do 5º Icumam Lab. Os projetos participantes serão escolhidos a partir da qualidade técnica e artística, da factibilidade e da viabilidade de produção, além do potencial e da originalidade da proposta. O estágio de desenvolvimento e a qualidade dos materiais apresentados também serão considerados. A cineasta, produtora e curadora, Flávia Cândida e os produtores Leo Mecchi e Rafael Sampaio integram a Comissão de Seleção do 5º Icumam Lab.
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351