Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Na campanha

Marconi diz que não fugirá de debates sobre Segurança Pública e Celg

Tucano garante que está pronto para argumentar | 25.07.14 - 18:19 Marconi diz que não fugirá de debates sobre Segurança Pública e Celg (Foto: A Redação/arquivo)
A Redação

Goiânia -
O candidato ao governo de Goiás da Coligação Garantia de Um Futuro Melhor pra Goiás, Marconi Perillo (PSDB), que busca a reeleição, garante que está pronto para o debate relacionado à Segurança Pública e à crise financeira da Celg. Incitado por outros candidatos, que acusam as gestões tucanas como responsáveis pela situação da Celg e pelo realidade na Segurança, Marconi afirmou que quer debater com eles os temas durante a campanha eleitoral.

O tucano garante que desde o seu primeiro mandato bucou manter o equilíbrio econômico e financeiro da Celg, de forma a preservar a distribuição da estatal. Naquela e em suas outras gestões, levou ao conhecimento da população que a venda da Usina de Cachoeira Dourada, ao final do governo de Maguito Vilela (PMDB), havia comprometido o equilíbrio da empresa, que herdou todas as dívidas da cisão com a CDSA.

Durante reunião com a presidente Dilma Rouseff (PT) e com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, na última quarta-feira (23/7), o governador obteve anuência de ambos quanto à origem da crise financeira da Celg. Segundo Marconi, foi a presidente quem iniciou a discussão sobre o tema, ao questioná-lo quem foi o responsável pela venda de Cachoeira Dourada.

“Eu não quis nem responder. Coube ao ministro de Minas e Energia dar a resposta. E, ao final, ela disse: ‘O problema da Celg não são os seus funcionários. A Celg é uma das melhores distribuidoras de energia do Brasil. O problema da Celg foi que mataram a galinha dos ovos de ouro, a Usina de Cachoeira Dourada’”, relata o governador.

“Então, não adianta quererem jogar a culpa em mim. Fiz o que pude em meus governos para resolver os problemas herdados de uma empresa que ficou com todas as dívidas. Cachoeira Dourada não ficou com nenhuma dívida, porque todas elas vieram para o Estado, e ficamos sem nenhum tostão para investirmos na Celg. Todo o dinheiro da venda de Cachoeira Dourada foi gasto aleatoriamente, sem planejamento. A Celg ficou com as dívidas e sem dinheiro para resolver os seus problemas”, completa Marconi.

Segundo ele, a presidente e o ministro reconheceram, ao final da conversa, que a crise pela qual a Celg passa até hoje foi ocasionada pela venda da Usina de Cachoeira Dourada. “Não adianta querer mudar a versão dos fatos. Nessa campanha, vou debater a Celg e a segurança pública, porque tem candidato que afirma que no dia seguinte à posse, vai aumentar em 50% o número de policiais. Esse tipo de demagogia tem que acabar no nosso Estado. Nós sabemos que não é possível. Contratei, neste ano, 3.800 policiais, sempre atento ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”, justifica.

Segurança
Além de desmitificar a forma como alguns candidatos acreditam ser o caminho para solucionar a questão da segurança pública, Marconi amplia o debate ao alertar a população que o problema é nacional, e ao propor intervenções eficazes para solucioná-lo, como a mudança na legislação penal, na Constituição Federal – para que o governo federal seja obrigado a enviar recursos para os estados aplicarem em segurança pública; e que o governo federal coloque as Forças Armadas nas fronteiras para impedir a entrada de armas e de drogas no Brasil.

“O governo federal tem, por exemplo, dinheiro para gastar com presídios, mas não o faz. Os presídios precisam ser federalizados. Não adianta candidato falar que vai resolver o problema da segurança da noite para o dia. São questões como essas que precisam ser repensadas”, diz.

O governador critica o fato de alguns candidatos se comportarem como se tudo pudesse ser resolvido “em um passe de mágica”.

“Não é assim. Alguns só têm um objetivo na vida: ‘ganhar do Marconi’. Depois, não sabem o que farão para Goiás. Governar Goiás não é como há 20, 30 anos. As tecnologias estão ao nosso favor, e precisam ser utilizadas. Os desafios são outros. A nossa preocupação é que os cidadãos sejam bem atendidos no Vapt-Vupt, mas também tenham atendimento virtual ainda mais facilitado. Temos que continuar dando um rumo de modernidade, prosperidade, desenvolvimento social, crescimento econômico, e, principalmente, de qualidade na prestação dos serviços públicos. Me sinto preparado e com experiência para esse desafio”, arremata.

O governador pondera que ele e os demais candidatos da Coligação Garantia de Um Futuro Melhor pra Goiás continuarão a fazer uma campanha propositiva e sem agressões aos adversários. No entanto, não se furtarão de esclarecer fatos que disserem respeito diretamente à vida dos cidadãos goianos.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351