Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Tradição

Governador transfere capital para a cidade de Goiás

Evento simbólico é realizado desde 1961 | 26.07.14 - 19:41 Governador transfere capital para a cidade de Goiás Marconi Perillo discursa durante transferência da Capital do Estado para a Cidade de Goiás (Foto: Rodrigo Cabral)
A Redação
 
Goiânia
- A transferência simbólica da capital para a cidade de Goiás, evento que ocorre desde 1961 por decreto do então governador Mauro Borges, repetiu-se neste sábado (26) com a instalação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e a tradicional homenagem de entrega da Comenda Ordem do Mérito Anhanguera a pessoas que se destacaram na prestação de serviços a Goiás e que lutaram contra a ditadura militar instalada no país em 1964.
 
As solenidades são presididas pelo governador Marconi Perillo que, desde a última sexta-feira (26) encontra-se na cidade participando de vários eventos que marcam o ato e as festividades pelos 287 anos da cidade. Instalado no Palácio Conde dos Arcos, o governador iniciou a agenda reunindo-se com a prefeita Selma Bastos (PT). Em seguida, visitou o Asilo São Vicente de Paulo, instituição que tem, entre suas maiores mantenedoras, a Organização das Voluntárias de Goiás – OVG.


(Foto: Rodrigo Cabral)
 
Marconi foi recebido pela direção do Asilo, assistiu a uma encenação protagonizada pelos internos e recebeu homenagens. Diretora da instituição, a irmã Maria Lúcia agradeceu o apoio da OVG e a colaboração da primeira-dama Valéria Perillo que “tem sido uma pessoa sempre presente e pronta a nos ajudar”.
 
A prefeita Selma Bastos também destacou o carinho e a determinação da presidente da OVG em ajudar o Asilo e demais atividades sociais na cidade. Lembrou que, por ter sido a inspiradora e o exemplo para Marconi, sugeriu o nome de Maria Pires (mãe do governador) para a UTI do Hospital Pedro de Alcântara.
 
Marconi disse lamentar que a primeira-dama Valéria Perillo (em viagem) não estivesse presente. “Esta é a 11ª primeira vez que transfiro a capital para a cidade de Goiás. Em dez oportunidades a Valéria esteve comigo. E todas as vezes que ela vem a Goiás, faz questão de visitar o Asilo São Vicente de Paulo”, salientou.
 
O governador agradeceu as manifestações de carinho à sua mãe e a ela atribuiu a “forte influência em nossas ações sociais. Tudo o que aprendi em solidariedade, devo a ela”.
 
O Asilo São Vicente de Paulo comemorou 105 anos de existência nesta sexta-feira (25). Foi fundado em 1909 pelas irmãs Dominicanas e religiosos vicentinos. Atualmente, acolhe 75 idosos e portadores de deficiências mentais. A instituição oferece alimentação, fisioterapia, apoio psicológico, atividades ocupacionais, de lazer e recreação.
 
Ainda na sexta-feira (25), o governador participou de missa na Igreja Matriz de Santana. Em seguida, ao lado da prefeita Selma Bastos, cortou o bolo comemorativo ao aniversário da cidade na Praça do Coreto e encerrou a noite congratulando-se com a comunidade na quermesse promovida pela diocese nos fundos da igreja.
 
Na cidade de Goiás, Marconi presta homenagem a anistiados políticos
 
Na manhã deste sábado, o governador Marconi Perillo presidiu a solenidade oficial de transferência da capital para a cidade de Goiás, homenagem que o Governo do Estado presta à antiga capital por ocasião de seu aniversário, comemorado na sexta-feira. A instalação dos poderes se deu durante solenidade de entrega da comenda da Ordem do Mérito Anhanguera a 74 pessoas que se destacaram em Goiás na luta contra a ditadura militar. Foram entregues também comendas ‘in memoriam’ aos familiares dos que morreram durante o regime militar ou depois.
 
Um grande público assistiu à solenidade ocorrida às margens do rio Vermelho, em frente à casa da poetisa Cora Coralina, aberta por desfile da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Acomodados no grande palco construído especialmente para a cerimônia, os homenageados dividiram espaço com várias autoridades, dentre elas o vice-governador José Eliton, o presidente da Assembléia Legislativa, Helder Valin, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edson Ferrari além de chefes militares e representantes do poder judiciário. Em uma grande tenda instalada de frente para o palco foram acomodados convidados e parentes dos homenageados.
 
A solenidade foi aberta com discurso da prefeita Selma Bastos que, após historiar a importância da cidade de Goiás para o patrimônio cultural e histórico do Brasil, enumerou as parcerias com o governo do Estado, responsáveis por grandes transformações em todas as áreas da administração pública. “O governo do Estado – declarou – fez muito pelo nosso município através de obras importantes como a duplicação da GO-070. Esta será, sem dúvida a obra mais marcante do governador Marconi Perillo na nossa região”.
 
A prefeita destacou ainda a pavimentação e urbanização de vários bairros, as parcerias em andamento para que outros setores sejam beneficiados com obras de asfaltamento, a urbanização de importantes áreas de lazer, a construção do Ambulatório de Especialidades Médicas, os Centros Comunitários (um na cidade e outro no povoado de Uvá) e a reestruturação e aparelhamento do Hospital São Pedro de Alcântara. “Os resultados são fruto de um sério e competente trabalho suprapartidário”, salientou.
 
Em nome dos anistiados políticos homenageados com a medalha....., o presidente da Associação dos Anistiados, Marcantônio Dela Corte elogiou o governador pela iniciativa. “Vemos com bons olhos o gesto do governador Marconi Perillo que reconhece, em ato público, os goianos que resistiram em favor da democracia e aqueles que levantaram a voz contra o autoritarismo”.
 
Marcantônio lembrou que, na época do estado de exceção, Goiás foi a primeira cidade brasileira a registrar uma greve estudantil, motivada pela troca forçada da direção do colegio Lyceu. Ainda sobre a importância de Goiás no movimento de resistência à ditadura militar, o líder dos anistiados recordou o imporrante papel desempenhado por Dom Thomas Balduíno “um líder religioso combativo” e pela Rádio 13 de maio, pertencente a Igreja Católica, na época fechada pelo regime.
 
Por fim, reconheceu que Marconi Perillo “fez em Goiás a melhor lei de reparação econômica dentre todos os estados brasileiros” e citou a eficácia e seriedade da Comissão da Verdade criada pelo governador, base legal para a identificação e definição das indenizações concedidas pelo Estado aos perseguidos políticos ou seus familiares.
 
Depois da saudação proferida pelo presidente em Exercício do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Luiz Eduardo de Souza, o governador Marconi Perillo discursou reafirmando o seu carinho pela cidade de Goiás. “Sou – disse – verdadeiramente apaixonado pela nossa Vila Boa, capital nos nossos corações e nas nossas lembranças”.
 
Referindo-se aos anistiados homenageados na solenidade, o governador atribuiu a eles a liberdade “que hoje todos os brasileiros gozam”. Agradeceu as referências elogiosas da prefeita Selma Bastos lembrando que a duplicação da GO-070 é o cumprimento de uma promessa feita há três anos. “Será, sem dúvida, uma obra marcante para Goiás e toda a região”, afiançou para informar, em seguida, que cumprirá o calendário de lançar a duplicação do trecho entre Mossâmedes e a Cidade de Goiás na próxima semana, assim como a finalização do projeto de iluminação de toda a extensão da rodovia.
 
Antes de deixar a cidade, o governador participou da solenidade de instalação do Ministério Público na cidade de Goiás. “Esta solenidade reafirma nossos compromissos por um Estado sempre digno, mais humano e ético, fortalecendo as relações e parcerias, para avivar cada vez mais a nossa luta por um futuro que almejamos seja melhor”, destacou em seu discurso.
 
Durante a solenidade, a prefeita Selma Bastos assinou o decreto que transfere uma área de 1.500 metros quadrados ao Ministério Público da cidade de Goiás para a construção de sua nova sede admnistrativa. Estiveram presentes o vice-governador, José Eliton Júnior, o Procurador Geral de Justiça, Lauro Machado Nogueira, o presidente em exercício do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Eduardo de Souza, a prefeita Selma Bastos e o coordenador do MP em Goiás, Edivard da Costa Muniz, dentre outros promotores de justiça e assessores municipais e estaduais.
 
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351