Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Ibope nos Estados

Aécio supera Dilma em Minas, mas tem desafio em São Paulo

Candidato do PSDB tem 25% ante 30% da petista | 01.08.14 - 11:10 Aécio supera Dilma em Minas, mas tem desafio em São Paulo (Foto: reprodução/Facebook candidatos)
 
São Paulo - Na última pesquisa divulgada pelo Ibope, na noite da quinta-feira (30/7), mostra que São Paulo, tradicional reduto tucano, ainda é um desafio para Aécio Neves. No Estado, o candidato do PSDB mineiro ainda não conseguiu ultrapassar a petista Dilma Rousseff e tem cerca de 20 pontos percentuais a menos que a taxa de intenção de votos ostentada, nesta mesma época do ano, por Geraldo Alckmin em 2006 e José Serra em 2010, tradicionais e conhecidos nomes do eleitorado paulista. 
 
Dilma tem desempenho similar ao da eleição passada em São Paulo, mas perdeu terreno em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, segundo e terceiro maiores colégios eleitorais do País. 
 
A última rodada de pesquisas estaduais do Ibope mostra que 30% dos paulistas pretendem reeleger Dilma, enquanto 25% optam por Aécio. Em um distante terceiro lugar aparece Eduardo Campos (PSB), com 6%. 
 
Em julho de 2010, Dilma tinha 33% das preferências em São Paulo, três pontos porcentuais a mais que agora. A diferença é que José Serra liderava no Estado, com 44%. Em julho de 2006, quando disputava a Presidência com Luiz Inácio Lula da Silva, Alckmin era o preferido de 46% dos paulistas. 
 
Teto 
Os números mostram que Aécio ainda tem um considerável potencial de crescimento no maior colégio eleitoral do País. O início da propaganda eleitoral na televisão mostrará se seu desempenho atual é reflexo do fato de ser menos conhecido pelos paulistas ou se há alguma resistência a seu nome no contingente que costuma votar no PSDB. 
 
Já Dilma deve ter dificuldades para crescer no Estado: 44% dos paulistas consideram seu governo ruim ou péssimo, e apenas 25% o veem como ótimo ou bom. 
 
Em seu principal reduto, Minas Gerais, Aécio tem 41%, dez pontos porcentuais a mais que Dilma. No Estado que já governou, o tucano não enfrenta o fator desconhecimento por parte do eleitorado. Há quatro anos, José Serra tinha 32% das preferências entre os mineiros, e Dilma liderava, com 44%. 
 
No Rio, Aécio tem hoje 15% das intenções de voto, 13 pontos porcentuais a menos que Serra em julho de 2010. Dilma lidera no eleitorado fluminense, com 35%, mas seu desempenho também está pior: há quatro anos, a taxa era de 46%. 

Já no Distrito Federal, Dilma e Aécio encontram-se empatados tecnicamente. O tucano tem 27% ante 26% da presidente. Eduardo Campos segue na terceira colocação com 11% das intenções de voto. 
 
Terceiro colocado na corrida presidencial, Eduardo Campos não supera Dilma nem mesmo em Pernambuco, Estado que governava até abril. Segundo o Ibope, ele tem lá 37% das intenções de voto, ante 41% da petista. Os dois estão empatados tecnicamente. 
 
As pesquisas do Ibope foram feitas entre os dias 26 e 28 de julho e estão registradas na Justiça Eleitoral sob os números BR 00268, 00269, 00271 e 00272/2014. Com margem de erro de três pontos porcentuais e intervalo de confiança de 95%, os levantamentos foram encomendados pela TV Globo. (Agência Estado)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351