Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Eleições 2014

Marconi é sabatinado por jovens da região Noroeste de Goiânia

Candidato debateu propostas com estudantes | 30.08.14 - 17:44 Marconi é sabatinado por jovens da região Noroeste de Goiânia (Foto: Marco Monteiro)
Goiânia - Interação, transparência e diálogo franco pautaram o encontro do governador Marconi Perillo, na noite de sexta-feira (30/8), com cerca de dois mil jovens estudantes da região Noroeste de Goiânia. Em um evento voltado para a apresentação de políticas públicas à juventude, o candidato à reeleição pela coligação Garantia de um Futuro Melhor para Goiás ficou à vontade para responder aos questionamentos de cinco representantes do público.
 
“Estar frente a frente com vocês é uma grande oportunidade. Vamos sempre ouvir suas reivindicações e promover uma política participativa. O jovem já não aceita mais estar apenas ‘do outro lado’. Ele quer ser protagonista e é por isso que estamos aqui”, ressaltou o governador.
 
Durante o todo o bate-papo – realizado em uma espécie de arena – Marconi falou sobre investimentos que realizou em todas as áreas nos seus governos. Um dos pontos altos do debate foi quando educação entrou em pauta. O governador lembrou que, de 2012 até agora, mais de mil unidades educacionais da rede pública estadual – inclusive as localizadas na região Noroeste - foram reformadas por meio do programa “Nossa Escola”, que repassou recursos diretamente para os Conselhos Escolares, responsáveis por decidir como a verba seria aplicada. 
 
“Além de nos preocuparmos com a recuperação da rede física das nossas escolas, também demonstramos confiança na comunidade escolar, dando a ela a possibilidade de administrar todo o recurso”, afirmou o governador, lembrando em seguida que, nesta sua gestão, também foram entregues novas escolas construídas no padrão Século XXI, e que pelo menos outras 40 estão em obras, principalmente no entorno de Brasília. Mencionou ainda o projeto de construção de uma escola técnica, orçado em aproximadamente R$ 9,5 milhões, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
 
Segurança
Os estudantes também o questionaram sobre investimentos na segurança pública do Estado. Marconi explicou que, entre outras ações, ampliou os efetivos das Polícias Civil e Militar e que disponibilizou recursos para modernização e compra de novos equipamentos, além de investimentos em serviços de inteligência, de tecnologia de informação e em investigação. O governador aproveitou o encontro para, mais uma vez, cobrar maior participação do governo federal no combate ao crime. “A responsabilidade é de todos nós. Os estados precisam do apoio da União”, reiterou.
 
Ainda sobre o tema, Marconi Perillo voltou a criticar os adversários que têm usado o assunto de forma demagógica. “Temos ouvido por aí promessas mirabolantes, como a de dobrar o efetivo da Polícia Militar logo nas primeiras semanas de mandato. Mas quem diz isso já foi governador de Goiás e não fez o que devia ter feito, uma vez que o armamento e as viaturas eram da pior qualidade possível e os profissionais eram desvalorizados, trabalhavam sem nenhuma motivação”, disse ele, se referindo ao candidato ao governo pelo PMDB, Iris Rezende. “Estamos firmes na luta para reduzir a criminalidade. Muito foi feito e ainda vamos fazer muito mais. Nós, sim, sabemos como resolver os problemas”, garantiu.
 
A saúde em Goiás também foi um dos assuntos debatidos no encontro com a juventude. A gestão dos hospitais estaduais pelas Organizações Sociais (OSs) foi bastante elogiada pelos estudantes. Marconi citou a construção do novo Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo 2), que vai atender a região Noroeste, onde foi realizado o debate com os jovens. “É o melhor hospital deste Estado”, assegurou. 
 
O governador ainda afirmou que não faltam políticas públicas para a saúde pública em Goiás. “Posso andar de cabeça erguida porque qualquer pessoa que entra em uma unidade que está sob nossa responsabilidade, é bem atendida”, pontuou.
 
Respaldo
Os projetos liderados pelo governo na área da saúde foram amplamente respaldados pelos estudantes. Jacqueline Simão era uma das cinco jovens que fizeram perguntas ao governador. Aos 19 anos, a estudante de Direito declarou, publicamente, que a saúde pública é “motivo de orgulho” para os goianos. “Minha avó teve câncer e foi submetida a tratamento no HGG. Hoje, posso garantir: ela foi atendida melhor do que se estivesse em um hospital particular”, testemunhou.
 
Marconi também foi questionado se, caso reeleito, daria continuidade aos programas sociais direcionados aos estudantes, como “Bolsa Universitária” e “Passe Livre Estudantil”. O governador afirmou que as duas iniciativas serão mantidas e ampliadas. “Foram programas criados em meu governo e elas terão total apoio caso seja eleito novamente”, comprometeu-se o governador que, recentemente, condenou adversários que afirmaram que poderiam extinguir tais projetos caso conseguissem vencer Marconi nas urnas.
 
“O passe livre faz uma diferença enorme no orçamento das famílias goianas. Estas conquistas, assim como o subsídio que concedemos às passagens do Eixo Anhanguera, são para sempre”, enfatizou o governador. 
 
Inovação
Estudantes que estiveram no debate avaliaram que ao tomar este tipo de iniciativa, de debater propostas com eles, “olho no olho”, Marconi consolida sua imagem de governante moderno e disposto a trabalhar pelas demandas da juventude. 
 
Idealizado pelo “Movimento Jovem 45”, o evento foi realizado no formato de um programa de televisão, onde o convidado fica no centro da plateia e os participantes podem questioná-lo. 
 
O governador gostou do projeto: “É muito importante ter este contato direto com esta turma. Fiquei muito satisfeito de poder levar nossas propostas a esta parcela da sociedade que, sem dúvida, representa o futuro do nosso Estado. Trabalhamos por eles, que precisam e merecem boas e reais oportunidades na vida”.
 
De acordo com o presidente do “Movimento Jovem 45”, Leonardo Felipe, este debate é resultado de uma série de discussões que foram realizadas com jovens de todo o Estado. “Procuramos descobrir os anseios da população mais jovem e trazê-los ao conhecimento do governador”, explicou. Leonardo também afirmou que esta foi mais uma estratégia para fazer a juventude se interessar mais pela política brasileira.

“Eles tiveram uma oportunidade única: debater com quem realmente trabalha por eles. E Marconi sempre se preocupou com nossos jovens”, avaliou o presidente do movimento, que garantiu novas edições deste projeto ainda nesta campanha, em outras regiões do Estado.
 
Liderança entre os jovens
De acordo com a última rodada da pesquisa Grupom / Diário da Manhã, onde Marconi abriu 12 pontos de vantagem sobre Iris Rezende (PMDB), o cenário onde o governador registrou ótimo desempenho foi justamente entre os jovens.

No grupo de eleitores com menos de 25 anos, Marconi tem 40,8% das intenções de voto, enquanto o peemedebista tem menos que a metade: apenas 20,1%.



Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351