Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Promovida pela OAB Goiás

Maioridade penal divide opiniões em sabatina com senadoriáveis

Candidatos do DEM, PSB e PSOL participaram | 04.09.14 - 17:47 Maioridade penal divide opiniões em sabatina com senadoriáveis (Foto: montagem/A Redação)
 
Mônica Parreira
 
Goiânia - A discussão sobre redução da maioridade penal foi o assunto que mais gerou opiniões contrárias durante sabatina realizada pela OAB Goiás com candidatos ao Senado pelo Estado, na manhã desta quinta-feira (4/9). Em seu segundo dia, o evento reuniu Ronaldo Caiado (DEM), Aguimar Jesuíno (PSB) e Elber Sampaio (PSOL). O presidente da casa, Henrique Tibúrcio, foi o responsável por mediar o "Fala, Candidato".
 
Questionado sobre o que pode ser feito para melhorar a segurança pública, Ronaldo Caiado se mostrou favorável à redução da maioridade penal, mas também citou outros argumentos. "É preciso alcançar a origem do crime para conseguir combatê-lo. Se o ladrão que rouba carro é penalizado, o bandido que recepta tem que ser três vezes mais", exemplificou. O candidato pelo DEM também citou a educação em tempo integral como forma de combate à violência. 

Leia mais:
'O jogo não terminou', diz Ronaldo Caiado sobre corrida presidencial
Medidas para Segurança são abordadas em sabatina com senadoriáveis na OAB-GO
 
Ao contrário de Caiado, Aguimar Jesuíno afirmou categoricamente ser contra redução da maioridade penal. "Se reduzir para 17, o bandido vai recrutar um adolescente de 16 para cometer o crime, e assim sucessivamente. O que precisamos fazer, primeiramente, é cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente. Temos também que ter centros de internação que possam oferecer alternativas para recuperar o adolescente infrator", justificou.
 
Durante apresentação de suas propostas, o pessebista defendeu a unificação das polícias alegando que os países que adotaram esta política possuem um trabalho mais eficiente. "Também sugiro a desmilitarização da polícia. Ela hoje tem a função de proteger o Estado, mas a tarefa principal precisa ser proteger a sociedade", comentou.
 
Reforma política
Outro ponto levantado por Henrique Tibúrcio na sabatina foi a necessidade de uma reforma política. Para Caiado, não existe sistema eleitoral perfeito e é preciso quebrar a cultura da compra de voto. 
 
"Defendo a necessidade de uma reforma política, mas faço uma oposição à proposta da OAB, que propõe dois turnos para cargos do legislativo. É desgastante", disse. "Quero acabar com a reeleição, a coincidência dos processos eleitorais e a ampliação do tempo de mandato para cinco anos", completou.
 
Para Aguimar, "a democracia brasileira foi sequestrada por gangues partidárias". Nos mesmos moldes que Caiado, o pessebista defendeu a proposta de que mandatos sejam ampliados para cinco anos e o fim da reeleição. "Entendemos que é preciso trocar as pessoas para evitar criação de vícios e feudos no poder", justificou.

Mais sabatina
Na quarta-feira (3), a OAB Goiás recebeu os candidatos ao Senado por Goiás Vilmar Rocha (PSD), Marina Sant'Anna (PT) e Aldo Muro (PSDC). Na próxima semana é a vez dos concorrentes ao governo de Goiás participarem do evento. Na quarta (10), estão previstos Vanderlan Cardoso (PSB) e Antônio Gomide (PT). Já na quinta (11), Iris Rezende (PMDB) e Marconi Perillo (PSDB) devem participar da sabatina.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 10.09.2014 12:40 Pedro Guilherme

    Que matéria mal escrita e tendenciosa. No começo anunciam que haviam três candidatos, mas ao longo do texto mostra as opiniões de apenas dois. Porque isso? Boicote a um dos candidatos?

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351