Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Processo eleitoral

OAB-GO recebe apoio de entidades para Movimento Eleições Limpas

Objetivo é evitar práticas ilegais no período | 18.09.14 - 15:23
A Redação

Goiânia -
As ações realizadas pela OAB-GO visando justiça e transparência do processo eleitoral no Estado foram tema de visitas realizadas na terça-feira (16/9), pelo coordenador do Movimento Eleições Limpas, Flávio Buonaduce Borges, ao presidente do Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas), José Carlos Palma Ribeiro, e ao 1º vice-presidente da FIEG, Wilson Oliveira, e ao superintendente da federação, José Eduardo de Andrade Neto, na Casa da Indústria.

Os encontros marcaram a renovação da parceria entre a OAB-GO e as entidades. Foi firmada parceria para a distribuição de cartilhas e cartazes do Movimento que é promovido pela Seccional goiana.

“O processo eleitoral é um assunto que está diretamente ligado ao desenvolvimento do comércio e, por isso, o Sindilojas colabora com esse movimento da OAB-GO”, destacou Ribeiro.

O 1º vice-presidente da FIEG, Wilson Oliveira, e o superintendente da federação, José Eduardo de Andrade Neto, colocaram a amplitude de alcance do Sistema Fieg à disposição da Ordem para a divulgação de materiais educativos do Eleições Limpas. A proposta é disponibilizar cartilhas e cartazes aos professores e alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi). Além disso, a cartilha online será divulgada no informativo eletrônico bissemanal que é disparado para representantes de mais de 5 mil indústrias e sindicatos filiados ao Sistema Fieg.

“Nós da indústria também sofremos com as consequências geradas pela corrupção eleitoral e, por isso, apoiamos o Movimento Eleições Limpas”, pontuou o Wilson Oliveira.

Segundo avaliação de Buonaduce, a participação das entidades contribui para que o Eleições Limpas tenha maior poder de alcance, principalmente nos municípios do interior. “Dessa forma, conseguimos maior capilaridade em todo o Estado e os apoios vão facilitar o acesso dos eleitores às informações constantes no material que preparamos”, salientou.

Movimento Eleições Limpas
O Movimento Eleições Limpas, lançado no dia 20 de agosto, disponibiliza para o eleitor canais de comunicação e informação para orientar cidadãos e receber denúncias.  Pelo telefone 0800-642-2210 ou pelo hotsite do movimento, o eleitor poderá tirar dúvidas básicas ou denunciar anonimamente atitudes ilícitas supostamente praticadas por candidatos de todo o Estado. As imputações recebidas pela OAB-GO serão encaminhadas às autoridades competentes, tais como Polícia Federal, Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Ministério Público. O conteúdo da cartilha está disponível no site da instituição.

"O eleitor é protagonista das eleições e queremos que ele saiba do poder de seu voto, além de conscientizar a população de seus direitos e esclarecer sobre as condutas consideradas ilícitas", ressalta Buonaduce.

Segundo o presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, o movimento tem como missão fortalecer a democracia. "Este movimento é mais uma contribuição da OAB-GO com o estado democrático de Direito, com a democracia. Nós vemos muitas vezes uma descrença do cidadão diante de tantos escândalos políticos, mas precisamos despertar nele a consciência de que ele é o dono do processo. Se a sociedade se unir, as mudanças ocorrerão", destaca.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351