Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Propostas e reivindicações

Marconi anuncia vinculação de recursos do Tesouro Estadual à Cultura

Governador apresentou propostas para o setor | 27.09.14 - 12:58 Marconi anuncia vinculação de recursos do Tesouro Estadual à Cultura Marconi participa de encontro com representantes do setor cultural e anuncia propostas para Cultura em Goiás (Foto: Lailson Damásio)
A Redação
 
Goiânia
– O candidato à reeleição, Marconi Perillo se reuniu na manhã deste sábado, com o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), Geraldo Coelho Vaz, e outros representantes do setor cultural do Estado, como o escritor e poeta José Mendonça Teles, o também escritor e folclorista Bariani Ortêncio.
 
O governador ouviu as demandas dos participantes do encontro e anunciou que, tão logo passe o período eleitoral, enviará à Assembleia Legislativa Propostas de Emenda Constitucional (PEC) para vincular, de forma permanente, recursos do Tesouro Estadual à Cultura. “Assim como acontece na Saúde e na Educação, que tem ‘verba carimbada’, a Cultura terá ainda mais prioridade em nosso próximo governo”, afirmou.


 
“Isto é importante porque no futuro, independente de quem seja o governante, o destino de recursos para a área será obrigatório. Todo ano o orçamento do governo do Estado terá que prever este repasse”, explicou ele, lembrando também que tal iniciativa fará com que a execução de projetos e programas na Cultura seja mais ágil e menos burocrática.
 
Ao governador - que é presidente de honra do IHGG -, foi entregue um documento com propostas de diversas instituições culturais de Goiás. O texto também enaltecia ações encampadas pelo governo do Estado em prol do setor. “Agradecemos as conquistas já alcançadas, como a Lei Goyazes e o Fundo de Cultura, que representam avanços históricos no Estado”, ressaltou Geraldo Coelho.
 
O presidente do IHGG ainda declarou apoio ao projeto do atual governador: “Me sinto à vontade para pedir votos ao meu amigo Marconi e ao futuro senador Vilmar Rocha (PSD). Acompanho e confio nos dois pela competência e seriedade no trabalho desenvolvido por ambos”.
 
A lista de propostas apresentadas ao candidato à reeleição foi assinada pelo IHGG, Academia Goiana de Letras, Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás, União Brasileira de Escritores, Academia Goianiense de Letras, Instituto José Mendonça Teles e Instituto Cultural Bariani Ortêncio. Uma delas diz respeito à regulamentação e aplicação da Lei 7.157 - Ursulino Leão, que garante a obrigatoriedade do estudo da Literatura Goiana nas escolas de Ensino Médio. “Tudo que me foi apresentado é absolutamente factível”, garantiu o governador.
 
Outra proposta amplamente debatida por Marconi e pelo público presente trata da construção de um cine-teatro em Campinas, em um espaço disponível anexo ao Centro Cultural Gustav Ritter, e que serviria para apresentações artísticas e exposições, entre outros fins. “Reconheço que este projeto já era para ter sido feito. Nós temos um belo terreno lá”, disse o governador, sugerindo, em seguida, a reforma e revitalização do próprio Gustav Ritter. “Campinas merece um investimento desta natureza”, completou.
 
O governador lembrou ainda que em seu Plano de Governo consta a construção de 20 Centros de Cultura e Convenções nas maiores cidades, além do que está sendo erguido em Anápolis e do que será feito em Aparecida de Goiânia. “O que vislumbro, com essas obras, é que elas sejam um grande marco para resgatar a autoestima e a identidade dos moradores dessas cidades”, explicou.
 
Marconi ainda enumerou outros projetos que estão sendo detalhados por ele nesta campanha, como a implantação do programa "Cultura Junto de Você" – aos moldes do que já é feito via Governo Itinerante - e a criação da "Virada Cultural Goiana", em parceria com as prefeituras. Citou a ampliação do projeto Goiás Gira Arte e a consolidação dos festivais culturais, entre outros.
 
Depoimentos
O escritor e poeta José Mendonça Teles, que aos 78 anos e se locomovendo em uma cadeira de rodas fez questão de prestigiar o encontro com o governador, assegurou: “Ele é o homem da Cultura e a Cultura toda está com ele”. A cantora Cláudia Vieira reconhece que foi a partir das gestões de Marconi que o setor passou a ser valorizado: “Possibilitou a profissionalização dos artistas, por meio dos festivais de artes; permitiu que o Brasil conhecesse o que é produzido em Goiás. Houve, de fato, uma efervescência cultural. É muito importante que ele continue à frente da administração do Estado”.
 
O músico e compositor Moka Nascimento, presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado de Goiás, foi além: “Desde 1999, a Cultura que vivia em estágio letárgico começou a mover-se e ser difundida em todo o Estado e em todo o País graças ao governador”, destacou. O cantor e compositor Fernando Perillo seguiu pelo mesmo tom: “Marconi foi um divisor de águas na valorização da área em Goiás. Ele é o governador que mais apoia a Cultura no Brasil”.
 
Marcos Biancardini, músico instrumentista, afirmou que se sente orgulhoso e feliz de viver em Goiás. “O Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica), o Canto da Primavera, enfim, é uma alegria para nós, artistas, o trabalho que Marconi faz para a Cultura. Ele deve, com certeza, ser reeleito”, garantiu.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351