Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Eleições 2014

Marconi e Iris tratam de propostas, mas voltam a trocar farpas

Saúde e segurança dominaram último debate | 24.10.14 - 01:02 Marconi e Iris tratam de propostas, mas voltam a trocar farpas (Fotos: Reprodução / TV Anhanguera)

Leandro Coutinho

Goiânia - Os candidatos ao Governo de Goiás Marconi Perillo (PSDB) e Iris Rezende (PMDB) participaram na noite desta quinta-feira (23/10) do último debate antes das eleições deste domingo (26/10). O encontro promovido pela TV Anhanguera teve três blocos, sendo o primeiro de perguntas abertas, o terceiro segue temas sorteados e o último, de considerações finais.

No primeiro bloco, Marconi fez a primeira pergunta, sobre investimentos em pesquisas e tecnologias. Após um início ameno, os ataques voltaram à pauta, assim como grande parte da campanha no segundo turno. No segundo bloco, o moderador Paulo Renato Soares, da TV Globo, sorteou os temas Efetivo das polícias e concursados, Falta de UTIs, Valorização do professor e Habitação.

Os candidatos procuraram mostrar suas realizações, mas também trocaram acusações de não cumprir promessas e de emvolvimento em corrupção.

Marconi fez a primeira pergunta do debate, questionou sobre propostas quanto a investimentos em pesquisas e tecnologias. Iris tratou da importância de se investir nessa área de criticou o o tucano por desvalorizar institutos de pesquisa em seu governo.  "Lamentavelmente, a Engopa, que cuidava da pesquisa, desapareceu. A Emater, praticamente está funcionando a reboque. A UEG, responsável pelo ensino superior, não experimentou qualquer progresso na área da ciência e tecnologia".

Em sua réplica, Marconi destacou o programa criado em seu governo que financia projetos de pesquisa. "Tivemos a honra e a satisfação de criar a Fundação de Amparo à Pesquisa. É um trabalho que vai trazer resultados positivos para o futuro. Esse trabalho de desenvolvimento da pesquisa também resulta em retornos financeiros para o estado", afirmou.

O tema saúde ganhou importância durante todo o debate. No primeiro bloco, ambos os candidatos criticaram o trabalho do adversário pelo baixo investimento em hospitais regionais.

"Quero que o senhor enumere quantos hospitais o senhor fez", disse Marconi. "O candidato não cumpriu sua promessa de construir hospitais regionais. Hoje o povo de Goiás está vivendo à míngua", rabateu Iris. O tucano destacou que, em suas gestões, construiu o Crer, o Hospital de Urgências de Anápolis e a obra do Hugo 2, que está em estágio avançado.
 
Efetivo das polícias e concursados
No terceiro bloco, os candidatos falaram dos temas sorteados. O primeiro a perguntar foi Iris Rezende, com tema Efetivo das polícias e concursados. "Debate passado realizado pelo O Popular foi censurado por você quando disse que iria dobrar o efetivo da PM. Porque não se executou a lei que vai aumentar o efetivo?"
 
Marconi responde: "O nosso governo é planejado, de longo prazo. A lei que fizemos é que para em 10 anos cheguemos a esse número de policiais. Investimos para valer nessa área. Também aprovamos o plano de carreira para essa área. Também fizemos milhares de promoções. Antes, os policiais não tinham viaturas. Depois que nós entramos, pagamos os salários e investimos muito na melhoria salarial".
 
Iris faz a réplica: "Investimento que não significou nada. Povo está morrendo a toda hora, amedrontado, prisioneiro em suas casas. Prende um suposto autor desses assassinatos quando mais de 30 famílias estava sem seus entes. Foram registrados 2,5 mil assassinatos no ano passado. O povo está cansado de política de conversa e de propaganda".
 
Marconi faz a tréplica: "O senhor gastou R$ 100 milhões em propaganda como prefeito de Goiânia. O senhor só fez acusações levianas e esqueceu de apresentar propostas durante a campanha. Eu apresentei projetos e ele, só mentira. Existem casos de serial killer no mundo que às vezes levam décadas para serem solucionados. Acho isso um desrespeito com o trabalho da nossa polícia, que é muito eficiente".
 
Falta de UTIs
Marconi pergunta: "O tema é UTIs. Candidato, um dos problemas que enfrentamos no país são as remunerações do SUS. Aqui em Goiás, agora temos 300 leitos a mais que o sugerido pela OMS. Quais são suas propostas?".
 
Iris responde: "Construir dez hospitais regionais que você prometeu e não cumpriu. Para que as pessoas de suas cidades sejam atendidas. Com essas questões vamos resolver os problemas da saúde e da UTI. As pessoas ficam em casos de urgência esperando a regulação que não sai e quando sai elas já estão sepultadas. A saúde está no fundo do posso. População deu nota 3 para a saúde e 30% deu 0 a saúde. Falta governo".
 
Marconi faz a réplica: "Tenho certeza de que quando o candidato fala em caos em saúde, administrativos, em gestão, ele está se referindo à sua administração na Prefeitura de Goiânia. Ele disse que ia construir mais Cais, mas não o fez. Ele fez promessas inviáveis, eleitoreiras, e agora vem dizer que eu digo isso e aquilo. Eu fiz muitas coisas, basta ir ao Crer para conferir".
 
Iris faz a tréplica: "Fala fala e não corresponde a verdade. Onde estão os hospitais regionais e os Credecs? Não se encontra. Cumpri tudo que prometi quando fui prefeito. Vamos discutir os governos e sua administração. Quando assumo eu cumpro".
 
Valorização do professor
Iris pergunta: "Nós sabemos que a educação exige muita atenção, pois tudo começa na educação de sua gente. Porque você cortou os títulos dos professores?"
 
Marconi responde: "Volto à questão das promessas, quem faz isso e não cumpre é o senhor. Disse que ia resolver os problemas do transporte em seis meses e não conseguiu. Quanto à educação, quem cortou foi o senhor. Santillo criou um plano de carreira e você cortou. Professores naquela época ganhavam R$ 100 e hoje o piso é pago. A titularidade será discutida”.
 
Iris faz a réplica: "Candidato de conversa o povo está cheio. Se lembra quando eu assumi o governo, os professores estavam com salários atrasados. Construímos muitas salas de aula para não deixar a crianças sem escola. Durante o período que governei, não houve nenhuma revolta dos professores, pois eles sabem que nós os respeitamos".
 
Marconi faz a tréplica: "Nunca construí escola de placa. Construo escola de alvenaria padrão século XXI. UEG tem conselho administrativo da melhor qualidade. Eu criei interação pela internet e recebi perguntas que deveria fazer ao senhor: 'fale ao candidato sobre sua gestão em Goiânia, porque ele não pagou o piso aos professores'".
 
Habitação
Marconi: "Candidato, nós beneficiamos nesse governo, em parceria com o governo federal e as prefeituras, mais de 100 mil famílias com o Minha Casa, Minha Vida. Também criamos o cheque moradia. Qual sua proposta para habitação?".
 
Iris reponde: "Minha paixão desde prefeito é a habitação. Porque sempre entendi que o primeiro item para oferecer dignidade é a habitação. Temos inúmeros setores construídos no meu governo e 20 mil lotes distribuídos com água e energia. Não convivemos hoje com favela".
 
Marconi faz a réplica: "Candidato, não posso concordar com essa explicação sobre a péssima qualidade das escolas que o senhor construiu. As escolas que nós fazemos do século XXI são de altíssima qualidades. Esperamos que programas de habitação sejam bem planejados. O que me diferencia do PMDB é a qualidade das casas que eu faço e das que ele fez antes".
 
Iris faz a tréplica: "O povo em cada cidade conhece nosso trabalho. Lá estão as casas e os conjuntos. Hoje recebo um telefonema de Rio Verde que a escola mais antiga de lá está com o telhado caindo. ONGs que cuidam de habitação e que você prometeu e não cumpriu. É só conversa".
 
Considerações finais
Iris: "Telespectadores, no próximo domingo vocês estarão com suas próprias mãos decidindo o destino de Goiás. Nós temos sofrido muito com o gasto com propagandas, promovendo um governo que só existe nas propagandas. A segurança vai mal. Agora, em época de eleição, descobre-se um suspeito da morte de dezenas de moças. Não existe cadeia. A saúde não vai bem... Tudo vai mal nesse governo, sobretudo por que o candidato, quando veio a público sua ligação com um grupo criminoso, ele permaneceu no poder. Mas não tem mais autoridade. Eu estou disposto a fazer o mais belo governo da minha vida. Quero encerrar pedindo o seu voto nesse pleito que vai decidir o futuro de Goiás."
 
Marconi: "Vocês puderam nos ouvir, assistir e comparar e perceberam o que aconteceu na campanha, o que ocorreu no debate. Promessas levianas e promessas que não podem ser cumpridas. A grande publicidade do nosso governo quem faz é o nosso trabalho, são as obras espalhadas por todos os cantos de Goiás, na saúde, educação, saneamento, energia.  Não falam sobre BEG e Caixego. Vamos continuar um governo realizador, de paz, do bem e para o bem, que promova as pessoas e que é gerador de oportunidades. Governo que cuida da tecnologia, para que as pessoas possam se beneficiar. Que cuide do social, humanizado, que possa valorizar as pessoas mais necessitadas, como a bolsa universitária. Peço seu voto, a mim e ao Aécio Neves."


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351