Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Eleições 2014

TRE-GO sorteia urnas eletrônicas para votação paralela neste sábado (25)

Teste confirma segurança dos equipamentos | 24.10.14 - 15:53


A Redação
 
Goiânia - O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) realizará neste sábado (25/10) o sorteio de duas urnas eletrônicas que serão auditadas, em votação paralela, durante a votação do domingo (26). O sorteio será realizado a partir das 9h, em plenário. 
 
A votação paralela ocorre em todos os tribunais regionais eleitorais no dia da eleição, tanto no primeiro como no segundo turno. O objetivo é confirmar a segurança das urnas eletrônicas com procedimentos acompanhados por empresa especializada em auditorias contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
 
Serão escolhidas duas urnas eletrônicas, sendo uma do interior e outra da capital. Após o sorteio, o TRE-GO providenciará a substituição das urnas sorteadas, removendo as escolhidas para o local onde será realizada a votação paralela no domingo.
 
No sábado serão preenchidas 1.000 cédulas de papel pelos escoteiros, que serão lacradas em urnas de lona até o domingo quando, uma a uma, serão digitadas nas urnas eletrônicas sorteadas.
 
Após a votação de domingo, às 17h, terá início a verificação do resultado da inserção dos dados relativos às cédulas de papel que foram anteriormente preenchidas. O resultado deve coincidir com o registrado nas urnas, a fim de confirmar que não há adulteração nos programas da Justiça Eleitoral.
 
Assim como no primeiro turno, a auditoria será realizada nas dependências dos Correios, na Praça Cívica, em Goiânia.
 
A Comissão da Votação Paralela é presidida pelo juiz Cláudio Henrique de Araújo Castro, que será auxiliado por servidores da Corregedoria Regional Eleitoral, da Secretaria Judiciária, Secretaria de Tecnologia da Informação e Secretaria de Gestão de Pessoas na organização dos trabalhos.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351