Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Eleições 2014

Marconi contabiliza apoios conquistados no segundo turno

Além de Jr. Friboi, há prefeitos e vereadores | 24.10.14 - 22:58 Marconi contabiliza apoios conquistados no segundo turno Iram Saraiva e Iram Saraiva Jr. são militantes históricos do PMDB. (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia -
 No final de julho, em menos de um mês de campanha, o governador Marconi Perillo já contabilizava apoio de 50 prefeitos de partidos de oposição, incluindo os filiados ao PT, PMDB e PSB, legendas que tinham candidatos próprios na disputa ao Palácio das Esmeraldas: o petista Antônio Gomide, o peemedebista Iris Rezende e o socialista Vanderlan Cardoso. Isso sem contar outras lideranças políticas, como dirigentes partidários, vereadores, ex-prefeitos e até parlamentares cujos partidos integravam coligações de oposição.
 
Neste segundo turno, Marconi não só recebeu mais apoio de candidatos adversários derrotados em cinco de outubro, como lideranças do PMDB do governadoriável Iris Rezende também vieram a público manifestar apoio ao tucano, como o empresário José Batista Júnior, o Júnior Friboi, que foi alijado do processo sucessório, ainda na pré-campanha, pelo próprio Iris.
 
Outros cenários deste segundo turno também significaram, ainda que de forma indireta, apoio à reeleição de Marconi. Como a neutralidade do ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso (PSB), assim avaliada pelo governador: “Faço questão de agradecer a Vanderlan pela neutralidade neste segundo turno. Mas o mais importante, por permitir que todos os vereadores, o prefeito e os deputados que representam a cidade tivessem liberdade para estarem conosco”.
 
Ao justificarem o voto em Marconi Perillo – e o trabalho que fariam em prol do governador a partir daquele anúncio -, as lideranças de oposição utilizaram argumentos como o “perfil municipalista” de Marconi – traduzido nas inúmeras parcerias com as prefeituras – e a ousadia e dinamismo dele, verificados, por exemplo, na forma arrojada com que ele administra e toca inúmeras obras em diferentes regiões do Estado.
 
Veja abaixo exemplos de lideranças e de políticos de partidos de oposição que pedem voto para Marconi neste segundo turno:
 
Júnior Friboi (PMDB) - O apoio formal veio só no segundo turno, mas seus principais aliados, como os advogados Frederico Jayme e Robledo Resende, já integravam a campanha de Marconi Perillo desde o início. “O (governador é) melhor candidato para Goiás nesse momento”, afirmou o peemedebista em manifesto divulgado à imprensa. Friboi foi pré-candidato ao governo pelo PMDB; teve que abandonar a disputa porque foi atropelado por Iris Rezende e aliados do ex-prefeito de Goiânia.
 
Senador Canedo
O prefeito de Senador Canedo, Misael Oliveira (PDT), bem como seu vice, Alsueres Júnior (PDT), e o ex-prefeito Dr. Túlio (PSB) - todos ligados a Vanderlan Cardoso (PSB) - anunciaram apoio ao tucano. Após a derrota em cinco de outubro, Vanderlan ficou neutro. Misael, desde então, já organizou diversos eventos pró-Marconi na cidade que administra. O último foi na noite da última quarta-feira (22), quando o pedetista classificou o governador de “excelente gestor”.
 
Prefeitos
Os prefeitos de São Miguel do Araguaia, professora Adailza Alves (PSC); Ailton Severino Aguiar (PMDB), de Israelândia; e Geraldo Martins (PT), de Barro Alto; estão com Marconi. No primeiro turno, o PSC estavam com Vanderlan; o PMDB segue no segundo com Iris; e o PT foi derrotado com a candidatura de Antônio Gomide.
 
A prefeita de Ceres, Maria Inês do Rosário Brito, ainda que seu partido tenha deliberado pelo apoio a Iris no segundo turno, afirmou que não pede votos para o peemedebista e liberou seus aliados e secretários para trabalharem por Marconi.
 
Vice-prefeitos
O vice-prefeito de Valparaíso de Goiás, Elson Varejão (PMDB), afirma que Iris Rezende nunca olhou pelo Entorno de Brasília e não tem projetos e propostas para a região: “Não voto nele”. O vice-prefeito era um dos principais aliados de Vanderlan Cardoso (PSB) e se filiou ao PMDB na mesma época do ex-candidato ao Governo de Goiás. “Fomos juntos acreditando que poderíamos desenvolver um projeto ali. Mas, Iris inviabilizou o processo”, contou.
 
Vereadores
Aparecida de Goiânia
Ex-presidente da Câmara Municipal, vereador João Antônio (PSB); Willian Ludovico (SD) – o Solidariedade está na chapa de Iris Rezende -; e Cláudio Everson da Silva e Souza (PSC) integram um grupo formado por 21 de um total de 25 vereadores que estão com Marconi.
 
Goiânia
Felizberto Tavares (PT), Richard Nixon (PRTB)
 
Senador Canedo
Rafael Gonzaga (PSC)
 
Ceres
Reiller Seabra de Brito e Marco Antônio Elias da Silva, ambos do PSB.
 
PSDC
O ex-candidato ao governo Alexandre Magalhães, o ex-candidato a vice-governador Rodrigo Adorno, e o ex-candidato ao Senado Aldo Muro, todos do PSDC.  “Goiás precisa esquecer o passado retrógrado e manter os olhos no futuro. Estamos atuantes, vestindo sua camisa, governador”, afirmou Alexandre em um evento da base aliada realizado no Comitê Central, em Goiânia.
 
PSC
O Partido Social Cristão (PSC), que integrava a coligação Participação Popular, do ex-governadoriável Vanderlan Cardoso (PSB), oficializou apoio à reeleição do governador. Participaram diversas lideranças do PSC, como o presidente estadual, Joaquim de Lima, o Liminha, e o deputado estadual Simeyson Silveira.
 
PMDB
A presidente da Juventude do PMDB de Goiânia, Denise Castro, e a integrante da executiva estadual do PMDB Mulher, a empresária Ludymilla Damatta, gravaram vídeos que circulam nas redes sociais e declararam apoio a Marconi.
 
“Acredito no PMDB, sou apaixonada pelo meu partido. Mas em Goiás, o PMDB não dialoga e nem apoia sua juventude. A força da juventude é imprescindível e estratégica para qualquer projeto político e de governo. E, infelizmente, o PMDB de Goiás não ouve nem valoriza seus jovens”, afirma Denise.
 
Ludymilla é filiada ao PMDB há seis anos. Para ela, os projetos liderados pelo governador são os mais coerentes com a realidade do Estado. “As propostas do governador são factíveis e são viáveis. Acredito que ele será reeleito e fará um bom trabalho nos próximos anos”, ressalta.
 
A empresária explica ainda que Goiás precisa de um governador que tenha ideias que “se encaixem no século XXI”. “Marconi está mais inserido à nossa realidade e consegue atender as demandas da atualidade”, pontua.
 
Iram Saraiva Júnior
O ex-deputado estadual pelo PMDB Iram Saraiva Júnior - atualmente filiado ao PT - também entrou para a campanha de Marconi acompanhado pelo pai, Iram Saraiva, ex-vereador e ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).
Em carta divulgada no último domingo, ele diz: “Marconi tem feito um governo moderno e realizador, visto e reconhecido em todos os cantos de Goiás. Me coloquei à disposição para contribuir com sua eleição”.
 
Aliado histórico do candidato ao governo Iris Rezende (PMDB), Iramfoi um dos principais coordenadores das campanhas do peemedebista à Prefeitura de Goiânia, em 2004, e da de Paulo Garcia, em 2012.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351