Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Série B do Brasileirão

Goiás, ao lado de Atlético-PR, é nome forte para faturar Série B

| 17.05.12 - 15:48 Goiás, ao lado de Atlético-PR, é nome forte para faturar Série B Com jogadores como Ricardo Goulart, Goiás tenta repetir conquista da Série B, em 1999 (Foto: André Saddi)

Mônica Parreira

Vinte clubes começam, a partir desta sexta-feira (18/5), uma verdadeira maratona em busca da elite do futebol nacional. A competição promete equilíbrio, já que conta com cinco campeões estaduais - Goiás, América-RN, Avaí, Ceará e CRB - e seis vice-campeões - ABC, ASA, América-MG, Atlético-PR, Guarani e Vitória. Além disso, Goiás, Atlético-PR e Vitória figuram nas quartas de final da Copa do Brasil. Desde que foi rebaixado, em 2010, o Goiás tem como maior desafio reconquistar sua vaga na primeira divisão. Ano passado, o esmeraldino foi apenas um coadjuvante em todas as competições que participou, mas este ano a coisa já mudou de figura.
 
A campanha esmeraldina em 2011 não teve nenhum destaque e, para os torcedores, deve até ser esquecida. O Goiás caiu diante do Atlético-GO na final do Goianão. Foi também eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil pelo São Paulo. Já no Campeonato Brasileiro, ficou com a 11ª posição, amargurando a torcida com mais uma temporada na Série B. Começou mal a Segundona e embalou na reta final, mas a recuperação foi tardia.
 
A atual temporada começou com novos ares. Novamente diante do Atlético na final do Goianão, o Periquito desta vez triunfou, levando o caneco para casa depois de dois anos de jejum. Também disputa as quartas de final da Copa do Brasil, contra o São Paulo, e perdeu o jogo de ida por 2 a 0, dificultando a permanência na competição. Neste sábado (19/5), estreia no Brasileirão como um dos favoritos ao acesso. A equipe tem como primeiro adversário o América-RN, às 16h20, no Narazenão, em Goianinha-RN. Tem neste início de competição um elenco sem estrelas, mas bem organizado em campo, sob a batuta segura de Enderson Moreira, que acumula aproveitamento de mais de 75% desde que chegou ao Goiás.
 
O Brasileirão
Com 38 rodadas, o Campoeonato Brasileiro da Série B terá fim somente em novembro, quando serão conhecidos os quatro rebaixados para a série C e os quatro classificados para Primeira Divisão.
 
Um dos clubes com maior estrutura e nome forte na competição trata-se do Atlético-PR, Campeão Brasileiro em 2001 e rebaixado na última temporada. Com ele, vieram o América-MG, Ceará e Avaí. Outros quatro estreantes são o Joinville, CRB, América-RN e Ipatinga, que vieram da série C. São Paulo é o Estado com mais participantes, cinco no total. Goiás é o único representante da região Centro-Oeste. Confira abaixo a regionalização das equipes:

Clubes divididos por região:
Nordeste: ABC (RN), América (RN), ASA (AL), CRB (AL), Ceará (CE) e Vitória (BA);
Centro-oeste: Goiás (GO);
Sudeste: América (MG), Boa Esporte(MG), Ipatinga (MG), Barueri (SP), Bragantino (SP), Guarani (SP), Guaratinguetá (SP) e São Caetano (SP);
Sul: Atlético (PR), Paraná (PR), Avaí (SC), Criciúma (SC) e Joinville (SC).
 
Primeira rodada:
Sexta-feira (18/5)
21h:  CRB x Bragantino, 
         Ceará x América-MG 
         Ipatinga x ABC

Sábado (19/5)
16h20 América-RN x Goiás
           Paraná x Guarani
           Boa x Avaí
           Grêmio Barueri x Vitória
           Joinville x Atlético-PR

21h    São Caetano x ASA

Curiosidade
Sete clubes que participam desta edição do campeonato já faturaram o título: Paraná (1992 e 2000), Guarani (1987, 1981), Criciúma (2002), Goiás (1999), América-MG (1997), Atlético-PR (1995) e Bragantino (1989).

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 26.06.2012 11:01 VjAvUzKABBbCtxhbsEN

    Se for por isso o se3o paulo perdeu o barisleiro de 2008! o campee3o e9 o greamio! valeu?! arruma isso (claro q ele naum vai arruma) mas [] reply:february 1st, 2009 at 23:19cara, num ponto vc este1 certo. Devo considerar somente os campef5es oficiais. Vou trocar isso, colocando o campee3o oficial de 87. Ou colocando os 2 campef5es, sei le1. Mas talvez vc ne3o saiba bem o que aconteceu aquele ano. O flamengo foi realmente campee3o, mas do mf3dulo verde, que seria o equivalente e0 primeira divise3o. Guarani e sport dividiram o tedtulo do mf3dulo amarelo, uma espe9cie de segunda divise3o (sem times grandes). A cbf decidiu que o campee3o sairia de um quadrangular entre os 2 primeiros de cada mf3dulo. Seria como hj se3o paulo e greamio terem que disputar a vaga para a libertadores e o tedtulo com corinthians e santo andre9. Flamengo e inter se recusaram e cbf considerou o sport campee3o, enquanto o clube dos treze considerou o flamengo. O resto e9 se . Se o campee3o tivesse sido o melhor time daquele ano (atle9tico mineiro do telea), prejudicado pela ff3rmula, por exemplo. Ou ente3o, de volta ao faltimo campeonato, o greamio seria o campee3o se o gol irregular do se3o paulo tivesse sido anulado, se ale9m disso o goie1s tivesse feito um gol, e ainda teria que levar-se em conta todos os erros de arbitragem a favor e contra greamio e se3o paulo durante o campeonato. E o maior de todos os ses . Se o greamio ne3o tivesse entregado o campeonato. Estava disparado na liderane7a e na reta final chegou a parecer que ne3o ia nem para a libertadores. O greamio ne3o perdeu para o juiz, perdeu para o prf3prio greamio. E ne3o digo isso porque tenho algo contra o tricolor dos pampas, eu ate9 gostaria de ver o greamio campee3o, sf3 para ver os colorados (que tem os torcedores mais chatos que eu conhee7o) putos. mas valeu o comente1rio aed! [].

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351