Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Série A

Cruzeiro vence Palmeiras fora e dispara na liderança

Time mineiro soma 25 pontos | 20.07.14 - 18:23
São Paulo - O Cruzeiro continua sendo a equipe a ser batida no Campeonato Brasileiro. Atual campeão nacional, o time mineiro ampliou a sua vantagem na liderança da atual edição da competição ao derrotar o Palmeiras por 2 a 1, no Estádio do Pacaembu, em partida válida pela 11ª rodada.

A terceira vitória consecutiva levou o Cruzeiro aos 25 pontos, com uma vantagem de cinco para o segundo colocado Corinthians - a diferença será mantida mesmo que o time paulista seja ultrapassado por Sport e Santos que ainda não entraram em campo nesta rodada. Já o Palmeiras segue com 13 pontos, na zona intermediária da classificação. Com a derrota deste domingo, o time paulista completou a quinta partida sem vitória no torneio nacional.

E o time ainda não venceu sob o comando de Ricardo Gareca, que estreou na última quinta-feira, em clássico contra o Santos. Líder do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro volta a entrar em campo no próximo sábado, às 18h30, diante do Figueirense, no Mineirão. No dia seguinte, o Palmeiras vai enfrentar o Corinthians, às 16 horas, em clássico marcado para o Itaquerão. Antes, nesta quarta-feira, o time paulista terá pela frente o Avaí, às 19h30, na Ressacada, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.

O jogo
O Cruzeiro foi para a pausa no Campeonato Brasileiro, provocada pela disputa da Copa do Mundo, na liderança, mas nem por isso permaneceu parado. Os seus dirigentes se movimentaram no mercado de transferências e as ações já começaram a surtir efeito. Afinal, neste domingo, o zagueiro Manoel e o atacante Marquinhos, ambos recém-contratados, foram decisivos para mais uma vitória cruzeirense, praticamente definida nos dez minutos iniciais, quando o time dominou o duelo e abriu vantagem de 2 a 0.

O Palmeiras, por sua vez, pareceu surpreendido pela força ofensiva do adversário, apresentando dificuldades na marcação, diante da decisão de Gareca de escalar um time com três atacantes. Depois, com muita luta, até mudou o rumo do jogo, pressionou o adversário, mas não conseguiu evitar a derrota, mesmo com a estreia do atacante Mouche, que entrou durante o segundo tempo.

Apesar de jogar fora de casa, o Cruzeiro adotou uma postura ofensiva desde o começo do jogo e já ameaçou o Palmeiras aos três minutos, com um chute de fora da área de Marquinhos, que obrigou Fábio a realizar bela defesa. Logo depois, porém, o goleiro palmeirense nada pôde fazer. Aos sete minutos, Marquinhos avançou em velocidade pela direita e cruzou para Ricardo Goulart, que finalizou para as redes e fez 1 a 0.

Este foi o sétimo gol marcado pelo artilheiro do Campeonato Brasileiro. O time mineiro permaneceu melhor em campo, se aproveitando da atuação ruim do Palmeiras, com muitos espaços entre os setores em campo. E o segundo gol do Cruzeiro não demorou a acontecer e contou mais uma vez com a participação de Marquinhos, contratado durante a Copa do Mundo.

Dessa vez, o atacante cobrou falta e o zagueiro Manoel, que também chegou ao clube nas últimas semanas, cabeceou para as redes. Com a partida sob controle e o domínio do meio-de-campo, o Cruzeiro se deu ao luxo de diminuir o ritmo e apenas administrar a sua vantagem após o início arrasador. Ainda assim, quase marcou mais um gol em um contra-ataque, com Everton Ribeiro, que parou no goleiro Fábio. Já o Palmeiras, com dificuldades na criação, só conseguiu ameaçar o time mineiro no final do primeiro tempo, quando apertou mais a marcação, forçando os erros dos defensores cruzeirenses.

A principal chance do Palmeiras surgiu aos 32 minutos e foi desperdiçada de forma inacreditável por Henrique. Em um rápido contra-ataque, Mendieta passou para Leandro, que bateu. Fábio defendeu e o rebote ficou com o atacante. Livre e sem goleiro, Henrique chutou por cima da meta do time mineiro. A postura ofensiva do Palmeiras, pressionando o Cruzeiro, se manteve no começo do segundo tempo, mesmo que o visitante se defendesse bem, mas apresentasse dificuldades na saída de bola. E o time conseguiu marcar o seu primeiro gol rapidamente.

Aos oito minutos, Felipe Menezes, que substituiu o lesionado Eguren durante o primeiro tempo, cobrou falta para área e o argentino Tobio desviou de pé direito para as redes. Com o domínio do meio-de-campo e ainda empolgado pelo seu gol, o Palmeiras passou a encurralar o Cruzeiro na sua defesa. E o time esteve próximo de empatar o jogo aos 16 minutos. Dentro da grande área, Henrique recebeu passe e chutou de esquerda. Fábio evitou o gol ao realizar bela defesa.

Para sair do sufoco, o Cruzeiro tentou investir em contra-ataques. Em um deles, Ricardo Goulart foi travado no momento em iria finalizar por Renato, o que provocou reclamações de pênalti pelos jogadores do time mineiro, que foram ignorados pelo árbitro Wilton Pereira Sampaio. Mas quem atacava mais era mesmo o Palmeiras. E, na base da raça, aos 28 minutos Lúcio lançou o estreante Mouche, que entrou durante o segundo tempo.

O atacante chutou forte, para fora, mas com a bola passando bem perto da meta defendida pelo cruzeirense Fábio. Porém, a decisão do técnico Marcelo Oliveira de povoar o meio-de-campo, com a entrada do volante Tinga no lugar de Marquinhos, teve efeito positivo no Cruzeiro.

O time conseguiu ficar com a posse de bola por mais tempo e até quase marcou o seu terceiro gol exatamente com Tinga aos 37 minutos, num lance em que foi abafado pelo palmeirense Fábio e parecia estar impedido, em posição ignorada pela arbitragem. Assim, sem levar sustos no final do jogo, o Cruzeiro administrou a vantagem e assegurou mais uma vitória, confirmando ser um forte candidato ao título do Campeonato Brasileiro. (Agência Estado)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351