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Lama e velocidade

Em sua segunda etapa, Rally dos Sertões sofre mudança drástica de percurso

Guiga Spinelli e Youssef Haddad lideram prova | 26.08.14 - 10:42 Em sua segunda etapa, Rally dos Sertões sofre mudança drástica de percurso (Foto: Magnus Torquato)

Lorena Lara

Goiânia - Guiga Spinelli e Youssef Haddad, da equipe Mitsubishi Petrobras, conquistaram a vitória em duas categorias da 2ª etapa no Rally dos Sertões, cuja largada ocorreu no último domingo (24/8). Depois de uma mudança brusca do percurso no início do dia, as duplas da equipe conseguiram bons resultados na chegada a Catalão, região sul de Goiás.

O roteiro inclui outras seis cidades - além de Goiânia e Caldas Novas, por onde os pilotos já passaram, Paracatu, São Francisco, Diamantina e Belo Horizonte também estão no percurso.
 
"Foi um dia muito especial para a equipe como um todo. Vencemos em duas categorias e assumimos a liderança na geral. É o melhor resultado possível para o dia, embora continuemos focados no resultado geral do rali", comemorou Guiga Spinelli.
 
A modificação no trajeto aconteceu devido a problemas no trajeto, que originalmente tinha 202 quilômetros de distância. A etapa foi reduzida para para 67 quilômetros, quase 70% menor. "Ficamos preocupados com essa mudança, já que as características da especial de hoje nos favoreciam", Youssef. "Decidimos assumir todos os riscos e fazer uma prova mais agressiva", revela o navegador.

Preparação dos carros
Em entrevista ao A Redação, o navegador Youssef Haddad comentou as diferenças que são feitas nos carros conforme o tipo de ambiente onde a competição ocorre. "Se você fizer um paralelo entre o Rally dos Sertões e o Rally Dakar, o Dakar é um rali de areia, de deserto e piso ruim". Neste tipo de percuso, explica Youssef, o carro precisa ter a suspensão ajustada e o motor dimensionado para as altas temperaturas do deserto.

Já no Sertões, as especificações são outras. "Principalmente nesse ano, o Sertões vai ser um rali de piso bom. Ao mesmo tempo, é muito sinuoso, com muita estrada de fazenda".

Diferentemente do Dakar, cujo percurso é feito majoritariamente em linha reta, o Sertões exige carros preparados para realizar curvas. "Aqui o carro tem que estar mais baixo, com a suspensão ajustada e com o motor que tenha uma resposta melhor para retomadas e saídas de curva", pontua o navegador.
 

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