Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Olimpíadas

Roma anuncia candidatura para sediar Jogos de 2024

Local já foi sede em 1960 | 15.12.14 - 11:34
São Paulo - A cidade de Roma anunciou oficialmente nesta segunda-feira, através do primeiro-ministro italiano Matteo Renzi, sua candidatura para sediar os Jogos Olímpicos de 2024. A decisão acontece dois anos depois de o governo local ter desistido de tentar receber a Olimpíada de 2020 por conta de problemas financeiros.

"O governo italiano, juntamente com o CONI (Comitê Olímpico Nacional Italiano), está pronto para fazer sua parte neste projeto que não é baseado em grandes infraestruturas ou grandes sonhos, mas sim em grandes pessoas", disse Renzi na sede do CONI. "Vamos estar na vanguarda de todos os controles de gastos."

Sede dos Jogos de 1960, Roma tentou há dois anos receber a Olimpíada novamente em 2020, mas o primeiro-ministro da época, Mario Monti, se recusou a prover os recursos necessários para a candidatura, em meio a uma crise econômica na Itália. "Nosso país às vezes parece muito hesitante. É inaceitável não tentar, ou renunciar. A Itália tem tudo que precisa para encarar seus problemas. Você não pode deixar de sonhar", criticou Renzi.

Seguindo as medidas de corte de gastos aprovadas pelo Comitê Olímpico Internacional na semana passada, a candidatura de Roma para 2024 espera incluir muitas das instalações usadas nos Jogos de 1960. Além disso, prevê a realização de diversos eventos fora da capital, como a disputa da vela na Sardenha e das fases preliminares do basquete e do vôlei em cidades vizinhas.

"A candidatura obviamente será centralizada em Roma, mas também vai envolver Florença, Nápoles e Sardenha. Estamos criando esta candidatura para vencer", apontou Renzi. Com a confirmação desta segunda, a Itália se tornou o segundo a declarar sua intenção de receber os Jogos de 2024.

A Alemanha também anunciou que enviará uma candidatura para Berlim ou Hamburgo. A França deve inscrever Paris no mês que vem, enquanto os Estados Unidos também devem entrar na briga. Os candidatos do país são Boston, Los Angeles, São Francisco e Washington.

Além destes grandes centros, outras cidades aparecem como candidatas em potencial para a Olimpíada de 2024. São elas: Doha, no Catar; Dubai, Emirados Árabes Unidos; Baku, Azerbaijão; Istambul, Turquia; Budapeste, Hungria; e uma cidade da África do Sul. A escolha da sede acontecerá em 2017 e o prazo para inscrição é setembro de 2015. (Agência Estado)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351