Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Competição

Começa nesta quinta-feira (25/5) a 2ª fase dos Jogos Estudantis de Goiás

Cerca de 3 mil alunos da rede participam | 23.05.17 - 20:41 Começa nesta quinta-feira (25/5) a 2ª fase dos Jogos Estudantis de Goiás (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia -
Cerca de três mil alunos da rede pública estadual participam, nos meses de maio e junho, da segunda fase dos Jogos Estudantis de Goiás, a ser disputada em três polos regionais diferentes. O primeiro polo acontece já a partir desta quinta-feira, 25/05, na cidade de Goianésia. A abertura oficial do evento será às 20 horas, no Ginásio de Esportes Jaime Fernandes.
 
Promovidos pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), os jogos estudantis reúnem estudantes de todo o estado em seletivas que garantem vaga aos destaques de cada modalidade esportiva na finalíssima do certame, que em Anápolis, no mês de agosto. Tradicional em Goiás, a competição inicia anualmente no mês de março com a fase municipal/intermunicipal, envolvendo uma média de 20 mil alunos.
 
Participação
No polo I, além dos atletas da cidade de Goianésia, também buscam vagas para a última fase, os estudantes das regiões de Aparecida de Goiânia, Catalão, Luziânia e Posse. Nesta segunda fase da competição as modalidades em disputa serão de esportes coletivos tais como: basquete, futsal, handebol e vôlei, divididas nas categorias masculina e feminina, infanto (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos).  As modalidades individuais: atletismo, badminton, ciclismo, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez só voltam a ser disputadas na grande final dos Jogos no mês de agosto.
 
Entre os objetivos da Seduce estão o de incentivar a juventude escolar a praticar atividades físicas, de motivar o aprimoramento de habilidades e de contribuir para a formação do aluno/atleta. De acordo com Mauricio Roriz, superintendente de Desporto Educacional da Seduce, os jogos têm, ainda, as finalidades de descobrir novos talentos e de mobilizar a juventude estudantil goiana em torno do esporte, promovendo a integração social entre os participantes de diferentes municípios e unidades escolares.
 
Etapas
Os Jogos Estudantis do Estado de Goiás são divididos três em etapas. A primeira delas – e que já foi concluída – é a Municipal/ Intermunicipal, onde as equipes se enfrentaram entre si dentro de cada uma das 40 regionais da rede pública estadual de ensino. As campeãs classificadas para a segunda etapa são divididas por regiões para a disputa de jogos em três cidades polos diferentes nos meses de maio e junho.
 
Nessa segunda fase os atletas serão distribuídos no Polo I, em Goianésia, (25 a 28 de maio); Polo II, em Uruaçu (01 a 04 de junho); Polo III, em jataí (22 a 25 de junho). Os campeões garantem vaga na terceira e última fase local, que é a Etapa Estadual. Mais reduzida, por participar somente um campeão por modalidade de cada polo, ela ocorrerá entre os dias 10 e 13 de agosto, em Anápolis.
 
Quem garantir as primeiras colocações na Estadual automaticamente estará classificado para representar Goiás nos Jogos Escolares da Juventude, evento nacional organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) que serão realizados em Brasília e Curitiba, nos meses de setembro (de 12 a 14 anos) e novembro (15 a 17 anos).
 
Todos os anos a Seduce é bem representada no pódio da etapa nacional. Além disso, diversos alunos já foram convocados para a respectiva seleção brasileira e ainda para participar de jogos específicos da modalidade representando o país. Tal conquista pode significar o início de uma carreira dedicada ao esporte de alto desempenho.
 
Os Jogos Estudantis do Estado de Goiás são realizados pela Seduce, por meio da Superintendência de Desporto Educacional, e tem o apoio das prefeituras municipais e federações esportivas.
 
Abertura
O Ginásio de Esportes Jaime Fernandes, da cidade de Goianésia, fica localizado na Avenida Contorno, esquina com rua 12, no Bairro Santa Tereza. Mais Informações podem ser obtidas na Superintendência de Desporto Educacional da Seduce, por meio dos telefones (62) 3201-3245 ou (62) 3201-3207.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351