Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Guloseimas

Chef dá dicas de como preparar cupcakes gostosos e bonitos

Bolinhos retomam costume da vovó | 05.04.12 - 22:03

Marina Morena

Cupcake é gostoso de todo jeito. O bolinho pode ser preparado, recheado, decorado e coberto de mil maneiras. Para ensinar truques e dar dicas de como saborear as diversas formas de cupcakes, o chef goiano André Barros preparou uma “palestra show” que deixou a plateia com água na boca, na noite da última quarta-feira (4/4), no shopping Flamboyant. O evento era parte da programação especial para celebrar a Páscoa que o shopping criou este ano.

E foi exatamente para fugir dos tradicionais ovos de Páscoa que André mostrou que os deliciosos cupcakes cabem em qualquer ocasião. “Eu serviria até em velório”, disse o bem humorado chef a uma particiapante, arrancando risadas do público. Segundo o especialista em arte culinária, apesar de ser uma iguaria de origem inglesa e se parecer muito com o petit-gateau, sobremesa de origem francesa, o cupcake acaba resgatando o velho hábito das vovós brasileiras em servir bolo quente com café no meio da tarde. “Gastronomia é assim, uma troca de informações, que pode viajar de um país para o outro”, explica.

Dicas
Segundo Barros, rechear e cobrir um cupcake é uma arte que mexe com o paladar e com os olhos das pessoas. A dica é tentar recheios mais cítricos, como calda de limão ou de maracujá, ou mesmo sabores inventados, que incluam frutas tropicais, para quebrar o excesso de doce do bolinho. Depois, a cobertura pode ser de chocolate, doce de leite e cremes em geral. Para decorar, é só deixar a criatividade fluir, com granulados, pedaços de frutas, castanhas,
jujubas ou raspas.

Para o chef é importante que o cupcake seja servido sempre quente. Podem ser incluídos também, no prato, caldas quentes, frutas vermelhas e até mesmo sorvete para acompanhar. Passado alguns dias, se o bolinho ficou velho, e por isso ressecado, é só colocar de volta no forno por alguns minutinhos que ele volta à consistência original. “Pode até ser congelado, se não estiver recheado ou coberto ainda. Depois é só deixar descongelar à temperatura ambiente e voltar para o forno”, afirma André.

Na hora de fazer os cupcakes é bom ficar atento à temperatura do forno, que deve ser pré-aquecido a uma média de 150ºC e não pode ser aberto nos primeiros 15 minutos em que os bolinhos estiverem assando. E é preciso ficar de olho, porque cupcake assa rápido! “Não pode distrair, ir assistir televisão, conversar no telefone, porque queima mesmo”, comenta o chef. Na hora de preencher as forminhas com a massa, deixe que um terço fique vazio, para não correr o risco de transbordar.

Um chef divertido
André Barros é de Rio Verde (GO) e se considera um goiano do “pé rachado”. Hoje atua como chef do restaurante Belisquê, além de estar a quase 13 anos à frente da cozinha do Country Clube. Sua formação gastronômica foi na escola de arte culinária de Boston (EUA). O especialista se considera um chef universalista, já que prepara pratos do mundo todo e de todo o Brasil. “Tenho influências asiáticas, mediterrâneas, nordestinas, da amazônia,
enfim, de tudo um pouco”, declara.

Serviço
Páscoa Cupcake Flamboyant
Período: 3 a 8 de abril.
Local: Praça 1 – Piso 1 do Flamboyant Shopping Center
Inscrições no local do evento e no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) – Piso 3
Informações: (62) 3546-2000
 
Programação 
Oficinas Mirins*
Período: 4 a 8 de abril
Idade: 3 a 6 anos
Limite de inscrições por oficina: capacidade para receber até 24 crianças
Horários: duas oficinas diárias sempre das 15h às 16h e 17h às 18h
 
Oficinas Infantis*
Período: 4 a 8 de abril
Idade: 7 a 14 anos
Limite de inscrições por oficina: capacidade para receber até 24 crianças
Horários: duas oficinas diárias sempre das 15h às 16h e 17h às 18h
 
Oficinas Adultos*
Período: 5 a 7 de abril
Limite de inscrições por oficina: capacidade para receber até 24 pessoas
Horários: das 19h30 às 21h
 
*As inscrições para o concurso e oficinas são gratuitas e podem ser feitas previamente no local do evento - Praça 1 – Piso 1 do Flamboyant Shopping Center.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351