Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Restaurante

O exclusivo sabor da leitoa à pururuca do Bartolomeu

Crocância do leitão à lenha é destaque | 16.12.11 - 21:07

José Cácio Júnior

Restaurantes que servem comida caseira em Goiânia existem aos montes. Na verdade podemos contar poucos nos dedos que lembrem comida que tenha gosto real de fogão a lenha.

E esqueça qualquer leitão à pururuca que você tenha comido! A pedida, quando se trata do prato, é o Restaurante Bartolomeu.

O ambiente aconchegante dá um sensação da mistura de sabores oferecidos. O tira-gosto já surpreende. Nada de amendoim torrado. A casa oferece uma porção de coco ralado assado no forno à brasa. Haja cerveja para acompanhar!

As entradas merecem destaque à parte no cardápio. Das oito opções oferecidas, a foccacia, a empadinha de bacalhau e o pão italiano são ótimas pedidas. O pão italiano, assado na hora em forno à lenha, assim como todas as massas, oferece um ótimo contraste no paladar.

Um dos carros-chefes da casa, o leitão à pururuca, poderia por si só ser servido à parte. Ao contrário do que possa sugerir, engana-se quem pensa que trata-se de um prato gorduroso. A crocância da pururuca surpreende. Não se arrepende quem experimenta uma parte do leitão com um pedaço do pão italiano. A combinação é perfeita. O pernil é acompanhado por salada de folhas com abacaxi, molho de mostarda, pimenta e mel e serve duas pessoas.

De bebidas, as cervejas atendem aos mais variados gostos. Sempre gelada, as opções vão desde a cerveja Devassa (loira), da Baden Baden Cristal, à Eisenbahn (pilsen, de trigo e dunkel). Para quem gosta de chopp, a pedida é Devassa.

A carta de vinhos do Bartolomeu combina com os mais variados pratos servidos pela casa. Entre opções rosé, branco e tinto, existem 400 rótulos de diversos países: Argentina, Chile, Uruguai, Espanha, França e Portugal.

Fechando o cardápio, a sobremesa indicada é a Bartira. Espécie de canapé com recheio de doce de leite com queijo e frutas, a especiaria casa bem com o paladar.

E já que estamos falando de leitão á pururuca, não podemos esquecer que o prato é uma tradição nas mesas brasileiras no Natal.

O Bartolomeu garante sua ceia. Um leitão de aproximadamente oito quilos serve 20 pessoas, com entrega na véspera do Natal. Seu paladar não irá arrepender.

Serviço
Restaurante Bartolomeu
Rua 22, 69 - Galeria do Pátio 22, Setor Oeste
Telefone: 3245-2021
Lugares: 300
Horário: 18h/0h (sáb. e dom. a partir das 12h; fecha seg.)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 18.12.2011 07:57 Cristiano Costa

    Estive em Mealhada (Portugal), a terra do leitão. Posso dizer que a Pururuca do Bartolomeu, senão é melhor, não perde em nada pela feita lá.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351